Você é preguiçoso? Pode culpar seus amigos!

Você é preguiçoso? Pode culpar seus amigos!

Você se acha preguiçoso demais? Então, pode culpar seus amigos. Segundo a ciência, as pessoas inconscientemente imitam as atitudes daqueles com quem convivem. Principalmente comportamentos como a preguiça e a impaciência!

Uma pesquisa descobriu que essas características de personalidade podem, sim, ser alteradas por influência de terceiros.

Realizado pelo Instituto Francês Nacional de Saúde e Pesquisa Médica, o estudo combinou modelos matemáticos e psicológicos para explorar como as atitudes podem mudar.

Os 56 participantes precisaram realizar decisões envolvendo alguns obstáculos, como cálculo de risco e aumento de esforço para determinada tarefa. Todas essas decisões foram tomadas antes e depois de cada participante assistir as decisões tomadas por outros participantes fictícios, cujas atitudes foram controladas pelos pesquisadores.

Os resultados mostraram que os participantes enxergaram nas atitudes dos personagens fictícios – que eles acreditavam ser reais – traços parecidos com decisões que eles mesmos tomariam.

Você é preguiçoso? Pode culpar seus amigos!

A culpa disso é a existência de uma influência social. Ou seja, as atitudes dos participantes acabaram sendo influenciadas pelas atitudes das pessoas ao redor: eles chamaram esse fenômeno de “viés de influência social” e disseram que ele é parcialmente determinado pelo “viés de falso-consenso”.

Os pesquisadores usaram simulações matemáticas para mostrar que os dois viés analisados e a interação entre eles são marcas de um mecanismo único, utilizado para fazer com que os seres humanos aprendam com as atitudes dos outros.

Essa descoberta entra em choque com pesquisas anteriores que já apontaram que o ser humano molda suas atitudes para se encaixar na sociedade.

Agora, os pesquisadores buscam aplicar os resultados em estudos futuros com o objetivo de ajudar pessoas com doenças da mente, como autismo e esquizofrenia.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »