Você acorda cheio de roxos depois de beber? Descubra por quê!

A ressaca, moral ou física, não é o único problema depois de um porre. Você já reparou que, ao acordar no dia seguinte, é até fácil encontrar aquelas marcas roxas pelo corpo?

Se você não entrou em uma briga e nem lembra de ter sofrido um acidente, a origem desses roxos parece um mistério, não parece?

Bom, a nossa querida amiga ciência, como sempre, pode te tranquilizar e explicar por que esses roxos insistem em aparecer depois de um porre.

Para começar, o álcool é um vasodilatador. Ou seja: ele relaxa e expande temporariamente os seus vasos sanguíneos e isso aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo, inclusive na superfície da pele.

Segundo o Ph.D Scott Swartzwelder, também co-autor do livro “Buzzed: The Straight Facts About the Most Used and Abused Drugs from Alcohol to Ecstasy”, quanto mais sangue passa pelos vasos, mais sangue pode escapar se, por acaso, esses vasos se romperem – em outras palavras: mais sangue escapa dos vasos quando você bate a coxa na mesa do bar ou tropeça com a canela em algum banco.

Quando os vasos embaixo da sua pele se rompem, o sangue começa a vazar e causa a coloração azulada que você vê na sua pele. Então, quando você bebe um pouco e bate alguma parte do corpo em algum lugar, a probabilidade do roxo aparecer no dia seguinte é bem maior do que se você se machucasse sem ter ingerido álcool.

Aliás, não é preciso esperar muito tempo para ver o resultado da trombada. Segundo Scott Swartzwelder, os homens têm um risco maior de ficarem roxos depois de algumas cervejas. Além disso, o risco também aumenta porque é bem mais fácil cairmos quando estamos bêbados do que quando estamos sóbrios – desconsiderando aqueles naturalmente desastrados.

O álcool prejudica o cerebelo – a parte do cérebro responsável por coordenar os movimentos – então, depois dos shots de vodka, você acaba trocando as pernas mesmo se não for um dos caras naturalmente desastrados que citamos acima.

Como, muitas vezes, o álcool te impede de sentir a dor e também te faz esquecer das coisas, o susto no dia seguinte pode ser grande, mas provavelmente está tudo sob controle.

Você só precisa se preocupar se o roxo não subir depois de uma ou duas semanas. Machucados que demoram para sarar ou roxos que aparecem repetidas vezes sem uma causa aparente podem ser sinais de um problema grave ou alguma doença hemorrágica. Então, vale consultar um médico.

No mais, beba com moderação e fique longe das quinas.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »