A vida dos seus amigos não é tão legal quanto imagina

Estudo mostra que superestimamos e idealizamos a vida alheia

Na escola, eu era do grupo dos Nerds, e achava que os populares eram mais legais. Não tinha uma namorada e considerava que meus amigos com relacionamentos curtiam muito mais. Quando, por sua vez, comecei a namorar, achava que os caras solteiros eram os que levavam vantagem na vida.

Eu não era o único, uma pesquisa organizada pela psicóloga Sarah W. Helms concluiu que os adolescentes superestimam (e muito) a vida de seus amigos. Eles sempre acreditam que seus colegas saem, fazem sexo, bebem e curtem mais a vida do que si próprio. Em outras palavras, as pessoas legais são sempre os outros e nunca você mesmo.

Para chegar esta conclusão, os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte dividiram 235 alunos do ensino médio de um colégio público em quatro categorias: atletas, populares, nerds e valentões. O objetivo era descobrir se algum grupo achava o outro melhor.

Primeiro, perguntaram para os alunos com qual frequência tinham um comportamento considerado ‘arriscado’ (como beber, fumar ou transar) e considerava ‘admirável’. Em seguida, perguntaram quais grupos partilhavam os mesmos comportamentos.

Os resultados surpreenderam a todos: sempre consideramos ter uma vida menos legal do que os outros. Aqueles que não eram atletas, achavam os atletas legais, por outro lado, os atletas achavam que os populares eram mais legais, assim por diante. Os atletas e populares foram os mais superestimados.

A vida dos seus amigos não é tão legal quanto imagina 2

“Os adolescentes tendem a estar em conformidade com os estereótipos que temos visto no filme Clube dos Cinco, mas esses estereótipos não existem tão drasticamente como nós pensamos”, disse Mitch Prinstein, também um dos pesquisadores.

O filme mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais. Virou um clássico cult.

A segunda parte da pesquisa foi realizada com outros 166 alunos com renda menor e moradores das zonas rurais dos EUA. Fizeram em dois anos e a metodologia foi a mesma. A conclusão que chegaram é que o comportamento que os adolescentes consideravam de ‘pessoas legais’ era beber, fumar e fazer sexo.

A vida dos seus amigos não é tão legal quanto imagina 3

Os resultados entraram em uma denominação chamada ‘equívocos grosseiros’, onde indivíduos relatam admiração errada sobre comportamentos de outros membros, superestimando-os e sofrendo influência.

Assim, visões exageradas sobre o que é ser legal acontecia até nos grupos mais admirados, como atletas e populares.

“Essa busca pela identidade pode levar adolescentes na direção errada”, disse Geoffery Cohen, professor da Stanford Graduate School of Education.

Será que você não reproduz este pensamento até hoje? Será que não considera a vida dos outros muito mais legal e deixa de viver a sua?

Divirta-se, faça o que realmente gosta e deixe de lado as impressões sobre os outros. Você viverá muito melhor e mais realizado!

Fonte: NCBI

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »