Verdades sobre a vida (que nem são tão verdades assim)

Reunimos algumas máximas e desmistificamos todas elas

Muitas vezes, o ser humano busca excessivamente fórmulas, regras e desculpas como se isto fosse necessário para viver melhor. Acredita que usando conceitos prontos ou que serviram para o sucesso de outras pessoas é o suficiente para alcançar seu bem-estar. Mas, será que esses manuais alheios cabem no nosso roteiro particular?

+ 8 motivos para achar sua parceira mais interessante do que uma atriz de cinema
+  Coisas que o homem faz (mas poderia viver sem fazer)
+ 8 Razões para casar e 8 motivos para ficar solteiro

Não queremos apontar regras fechadas por aqui. Da mesma forma como a campanha #umbrindeavidareal da Smirnoff, nosso objetivo é questionar padrões e mostrar que não existe um jeito certo ou errado de fazer as coisas.

Faça a sua reflexão através da nossa seleção de verdades sobre a vida (que nem são tão verdades assim) e construa a sua própria fórmula para ser feliz.

Beleza é fundamental

Verdades sobre a vida (que nem são tão verdades assim)
“As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.” (Vinícius de Moraes)

Uma das máximas que acompanha toda nossa vida e sempre volta à tona: será que só os ‘bonitões’ levam vantagem na vida? Sim, em uma primeira vista, ser esteticamente favorecido pode contribuir em uma abordagem, onde o contato visual sobressai sobre qualquer outra coisa. Mas, e os passos seguintes?

Aí, outros fatores, como inteligência e carisma acabam destacando-se. Duvida? Como explicar o sucesso de Falcão, do Rappa; e Nicolas Sarkozy, com Carla Bruni?

Uma pesquisa realizada no Departamento de Psicologia do Williams College, em Massachussetts, chegou à conclusão de que os homens considerados feios têm mais chances de conquistar uma mulher bonita. Estudantes avaliaram a si mesmos e aos seus pretendentes em uma escala de beleza, e revelaram seu grau de interesse em um encontro sexual imediato. Depois do encontro, avaliaram seus parceiros em diversos outros critérios, incluindo aparência e possibilidade de topar um encontro sexual.

Os resultados concluíram que os homens que acreditavam serem mais bonitos do que são também perceberam um maior interesse das mulheres por eles – o que não era necessariamente verdade. Isso aumentava a sua autoconfiança e levava-os à ação. Já os homens de fato considerados bonitos pelas mulheres não pareceram ter essa visão distorcida e não partiam para a conquista da mesma forma.

Esse é o caso emblemático do músico francês Sérge Gainsbourg, que apesar de ser baixinho, magro, feio e narigudo, pegou uma renca de beldades, entre elas Brigitte Bardot e Jane Birkin. Isso sem contar na sua composição “Je t´aime moi non plus”, que virou o maior hino sensual de todos os tempos.

Por isso, mas importante do que ser belo, é ter a autoconfiança de se considerar como tal.

Homem bonzinho só se dá mal

Verdades sobre a vida (que nem são tão verdades assim) 5
“O canalha é sempre cordial, um ameno, um amorável e costuma ter uma fluorescente aura de simpatia.” (Nelson Rodrigues)

Quem nunca ouviu a famosa máxima de que o “bonzinho só se f*$% no final” ou de que “as mulheres preferem mesmo os canalhas“.

Antes de mais nada, é preciso separar as coisas. Ser bonzinho não é a mesma coisa de ser bobo ou mesmo ser aquele cara que vai fazer tudo que a mulher quer em troca de migalhas de atenção. O bonzinho não busca somente a friendzone. Ele pode e até tem más intenções, só dissimula seus atos para conquistá-la.

Por outro lado, nem toda garota tem vocação para mulher de malandro. Algumas já se envolveram com caras errados, mas nem sempre foi por opção dela, e sim por mau-caratismo do meliante. Foi levada na mentira, quase nunca sincera.

E essa história de que a mulher prefere um relacionamento ‘mar revolto’, com canalhas e cafajestes, é um papo para inglês ver. Existe poesia e romantismo em uma calmaria, que só os bonzinhos podem proporcionar.

E por que as mulheres querem um bonzinho ao seu lado? Simples. Eles sabem ouvir, tratam com cavalheirismo, são bons amigos, sinceros e, por que não, bons amantes. Por isso, tire da cabeça esta máxima e tenha orgulho de ser um bonzinho você também.

Dinheiro traz felicidade

Verdades sobre a vida (que nem são tão verdades assim) 2
“Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza”. (Oscar Wilde)

Não há uma só pessoa que não tenha se perguntado em algum momento se, afinal, dinheiro traz ou não felicidade. Sim, o dinheiro facilita a vida e a realização dos mais diversos desejos. No entanto, não é raro ver pessoas que trocaram a prosperidade de uma vida estável para buscar a verdadeira felicidade em outras atividades e profissões menos remuneradas.

Vários estudos já foram feitos para provar que alguém que tem muito dinheiro é mais satisfeito com sua vida do que uma pessoa pobre, uma vez que todas as suas necessidades podem ser realizadas mais facilmente. No entanto, estar satisfeito é muito diferente de estar feliz.

O fato de não ter muito controle sobre as dificuldades da vida dá ao pobre uma maior sensação de tristeza e insatisfação do que ao rico. Em compensação, talvez por não precisarem se esforçar tanto para atingirem os seus objetivos, as pessoas com muito dinheiro acabam não se sentindo tão felizes e realizadas quando os alcançam.

Aparentemente, os abastados não sabem saborear os simples prazeres da vida tão bem quanto os mais desafortunados financeiramente, o que faz com que eles se sintam menos felizes do que deveriam, no final das contas.

Talvez, a resposta para esta grande questão seja simples: traz sim, desde que seja na medida. Dinheiro quando é de menos cria problemas e quando é demais, pode acreditar, também pode estragar a felicidade. O difícil é acertar quanto dinheiro cada um precisa para se manter dentro desse equilíbrio.

Encontre alguém que te faça feliz

Verdades sobre a vida (que nem são tão verdades assim) 7
“É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.” (William Shakespeare)

A frase curta que já virou bordão para aquele momento deprê pós pé na bunda, é carregada de inverdades que precisam ser desmistificadas. A primeira é que ele carrega o conceito de que para ser feliz é preciso estar com outro alguém.

A única pessoa que pode realmente te fazer feliz é você. Antes de procurar um relacionamento, você precisa estar bem consigo mesmo, caso contrário, carregará problemas e inseguranças para o outro e para a própria relação. É claro que existem pessoas que nos fazem bem, mas ao longo prazo, nada é mais importante do que você saber quem é por dentro e estar em paz consigo mesmo.

O outro, é o conceito da pessoa certa, da alma gêmea, aquele que vai te compreender em tudo e ser criado exatamente para completá-lo. Apesar de você ter ideias e fetiches estranhos, ter um modus operandi particular, existem centenas, ou até milhares de pessoas iguais a você. Você apenas pode ter encontrado um dentre tantos familiarizado com suas manias e que aceita-as de bom gosto.

Antes de procurar outra pessoa, você precisa amar e aceitar-se incondicionalmente. Esta é, talvez, a única fórmula para ser feliz.

Não tenho tempo

Verdades sobre a vida (que nem são tão verdades assim) 6
“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” (Carlos Drummond de Andrade)

Quantas vezes você não se pegou justificando a ausência para algo com a frase “Eu não tenho tempo”? Esta, talvez, seja a mais mentirosa de todas as máximas descritas aqui. Você deveria eliminar de seu vocabulário já. Quer saber o porquê?

Primeiro, em uma semana, há 168 horas. Essa grande quantidade de tempo pode ser ocupada como você bem entender. Uma pessoa média gasta 4,09 horas em atividades de lazer por dia, segundo uma pesquisa realizada pelo Bureau of Labor Statistics. A maior parte desse tempo (2,8 horas) é dedicado à televisão. Como a TV dificilmente vai te ajudar a crescer como pessoa, que tal gastar este tempo criando algo de valor para o mundo (ou para você mesmo)?

Ler livros, exercitar melhor o corpo, cuidar da saúde e ajudar alguém podem ser soluções para você matar este tempo ocioso, além de deixá-lo muito mais interessante.

A próxima vez que você disser “não tem tempo”, altere para “isto não é uma prioridade para mim”. Não há tempo para exercitar? Sua aptidão não é uma prioridade. Sem tempo para preparar refeições saudáveis em casa? Sua saúde não é uma prioridade. Sem tempo para fazer algo de bom para o amor da sua vida? Seu relacionamento não é uma prioridade. É duro, mas só assim você consegue enxergar o quanto você está perdendo tempo com coisas desnecessárias.

Como você gasta seu tempo é uma escolha, então gaste com sabedoria.

Smirnoff

“Não compartilhe esse conteúdo com menores de 18 anos”. Beba com moderação.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »