“Sou um fracasso total. O que faço agora?” – O MHM Responde

frustrated-teenager-1024x689

“Tenho  15 anos e estou perdido na vida. Não sei o que eu quero ser, não ando com as pessoas que me interessam, tenho discussões diárias com meu pai, tenho muita vergonha, não me alimento bem, não me divirto em festas e nem sou inteligente para garantir meu futuro.  Então, vocês tem alguma dica para um fracasso geral?!”

Confira outras respostas do MHM Responde

► O MHM RESPONDE: Normalmente, eu começaria respondendo seu e-mail falando que você é novo demais para estar tão perdido assim e que, com o tempo, certas coisas se resolvem.

Mas hoje quero fazer algo diferente. Vou responder como se você tivesse qualquer outra idade. Vinte, trinta ou quarenta…

teen-boy-sad3

Para começar, pare de focar apenas nas coisas negativas.

Vamos pensar em algumas coisas básicas: Você mandou um e-mail, logo podemos supor que você tem todos – ou pelo menos alguns – dedos da mão, sabe escrever e tem um aparelho para mandar esse recado, seja ele um computador ou celular. Já tá melhor que MUITA gente do país.

Sei que não é muito conforto, mas vale a pena agradecer as vezes pelo que a gente tem, mesmo que isso seja pouco. Porque esse pouco poderia ser a fortuna de alguém.

Você pode querer mais, sim. Deve, aliás. Mas lembre-se de ser grato pelo que já tem em mãos.

o-SAD-TEEN-BOY-facebook

Em segundo lugar, você tem um problema? Pare de reclamar e comece a resolver.

Você listou uma série de coisas que estão ruins na sua vida de maneira clara e definida. Você está sofrendo e sabe porquê. Bora resolver isso?

Vai ser fácil? Não. Mas independente de ter quinze ou quarenta anos, se você não for atrás da sua felicidade, ninguém vai fazer isso por você.

14563-boy-teen-sad-depressed-orange-man-sky-clouds-silhouette.1200w.tn

Pega um caderno e separe uma folha para cada um seus problemas. Ai, comece a listar as formas como você pode resolvê-los.

  • Não sei o que eu quero ser – Procure ajuda de um orientador vocacional;
  • Não ando com as pessoas que me interessam – Mude os ambientes que frequenta, procure um curso – pago ou gratuito – para fazer novos amigos, faça um esporte, matricule-se numa academia de lutar, vá aonde o tipo de pessoa que é interessante para você está
  • Tenho discussões diárias com meu pai – Senta com o velho e fala: “Não quero mais brigar, o que temos que fazer?”. Não adiantou? Paciência. Arranje um emprego, faça dinheiro e vá morar na sua casa. Enquanto não pode fazer isso, aguente.
  • Tenho muita vergonha – Bora trabalhar isso. Que tal entrar num curso de oratória ou grupo de teatro? Leia este post daqui para mais informações.
  • Não me alimento bem – Como pode se alimentar melhor? Liste as coisas que gostaria de comer e comece a comê-las.
  • Não me divirto em festas – Finja um pouco que está se divertindo. Dê uma chance para as pessoas e para as festas? Não deu certo? Vá a outras festas.
  • Não sou inteligente para garantir meu futuro – Não é um gênio? Compense pelo esforço. As pessoas estudam duas horas? Estude quatro. Descubra o melhor jeito que você aprende as coisas. Acesse sites ou canais do Youtube que te ajudem a aprender melhor as matérias. Use a internet a seu favor.

sad-teen-boy

Esse sou eu dando o caminho que você deve seguir, mas você sabe sua realidade melhor do que ninguém. Não vai ser nada fácil resolver muitos desses problemas, então, o quanto antes você parar de se lamentar e começar a correr atrás deles, melhor.

Você pode não ter reparado em qual momento sua vida começou a dar errado, mas agora você já sabe que não está bem. Continuar sendo um “fracasso” é escolha sua.

Boa sorte para você meu velho e tenta não sofrer tanto assim. Você é muito novo e com o tempo, os problemas que você está lidando agora somem, para dar lugares a outros.

Quanto antes você aprender a lidar com problemas num geral, melhor. Na dúvida, leia este post.

► Tem alguma pergunta para fazer? Deixe sua pergunta no formulário abaixo ou nos comentários deste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em [email protected]

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »