Sobre meritocracia e a falta de oportunidades

pursuit_of_happyness_2

Gosto de, com uma certa frequência, escrever aqui no site sobre motivação, empreendedorismo e como devemos correr atrás dos nossos objetivos e sonhos. Aparentemente, não sou só eu que se interessa em ler e escrever sobre o tema.

+ Descubra o que é a auto-sabotagem

É só dar uma olhada no crescimento de sucesso de Flavio Augusto, autor do livro “Geração de Valor” – que figurou a lista dos mais vendidos por meses – e da fanpage de mesmo nome que aborda os mesmos temas.

Estamos sempre buscando formas de nos motivar a perseguir nossos sonhos. Faz parte da natureza humana. Mas, em uma das andanças pela internet, me deparei com a seguinte tirinha:

meritocracia-968x1238

(+ Clique aqui para vê-la em um tamanho maior)

A tira em quadrinhos do autor Tobv Morris, fala sobre como é gritante a diferença de oportunidades entre classes sociais.

O trabalho do autor segue uma tendência cada vez maior de pessoas que pregam que a meritocracia é inexistente no Brasil e que faltam oportunidades para pessoas de classes mais baixas. Mas uma pergunta surge na minha cabeça toda vez que eu ouço esse tipo de conversa:

“Beleza, o sujeito pobre não vai ter as mesmas condições de um rico, mas e ai, o que ele faz? Senta e esperar morrer?”

big_thumb_cb78fb952f877560290aef99370515bd

Entendo que temos uma grande concentração de renda no Brasil e que a diferença entre classes sociais é brutal. Segundo pesquisas, 66% das famílias do Brasil tem uma renda familiar de até R$2034.

Neste cenário, é claro que um menino de família rica vai ter condições de estudar em um colégio melhor, passar em uma boa faculdade pública ou ter uma faculdade paga pelos pais. Isso é um fato.

Mas o que sobra para o cara que não tem as mesmas condições? Esperar a ajuda de um governo que claramente não liga para ele – vide a diminuição de vagas no Pronatec e as mudanças para conseguir ingressar no FIES? Pegar uma arma e sair assaltando pessoas por ai? Ou ficar na cama chorando a vida inteira que não tiveram oportunidades?

O Brasil precisa de muitas mudanças para equiparar as condições de seus habitantes, mas o que uma pessoa menos abastada vai fazer enquanto essas não chegam e, provavelmente, não vão chegar?

man-sleeping

Quando falamos de meritocracia, não falamos que todo mundo que trabalhar duro vai conseguir o que quer. Talvez você trabalhe duro a vida inteira e nunca seja um Bill Gates. Aliás, muito provável que não seja mesmo.

Quer passar numa faculdade boa ou em um concurso público,  mas o ensino público não te ajudou? Estuda por conta Existem centenas de canais do Youtube voltado para estudantes e várias publicações nas banca que podem te ajudar. Estuda no ônibus na ida, na volta, antes de dormir, no almoço, mas corre atrás malandro.

Conseguiu um trampo novo? Se dedica mano. Descobre como conseguir uma promoção. Faz uma network e tenta mudar para uma empresa melhor ainda. Acha seu espaço.

Você tem que correr atrás de como melhorar a sua vida, nem que isso seja sair de um salário de 800 conto por mês para um de mil e pouco. Porque, se você não for o agente de mudança da sua própria vida, meu amigo, ninguém vai ser.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »