Semelhanças entre o primeiro encontro e entrevista de emprego

Confira as semelhanças entre a carreira profissional e pessoal

Já pensou em como o primeiro encontro parece uma entrevista de emprego? Seu objetivo é impressionar positivamente. Deixar a pessoa com vontade de vê-lo novamente e, ao final, ficar com o cargo ou a garota – ou com os dois.

Você será avaliado pela mulher. É fato. Roupa, perfume, sapato, barba, cabelo: tudo precisa estar impecável. Tem clichês que precisam ser respeitados. Um deles diz que “a primeira impressão é a que fica”. Se você chegar atrasado, por exemplo, não será bem visto, e é bem provável que não tenha outra chance. Sabe aqueles “15 minutos de tolerância”? Esqueça. Falo por experiência própria. Vai precisar de muita criatividade e sorte para reverter essa situação.

É importante fazer a lição de casa. Assim como entramos no site da empresa em que queremos trabalhar para obter informações que possam ser usadas na entrevista, é interessante fazer o mesmo com a garota. Vale pedir dicas para amigos em comum ou olhar no Facebook dela.

Não significa vasculhar a vida inteira da moça, mas, sim, apenas conhecer algo sobre música, livros ou filmes – o suficiente para puxar assunto. Que graça tem conversar com alguém sobre quem já se sabe tudo? A surpresa faz parte do encontro. É bom surpreender e ser surpreendido. É recomendável ter uma boa dose de controle da situação, o que não significa ter tudo decorado, mecânico. Espontaneidade é fundamental.

Toda mulher acha um bom papo sedutor. Para isso, é interessante ser um cara bem informado. Não saber o que é Operação Lava Jato e Robô Philae ou quem é Kim Kardashian está fora de cogitação. Alguém com conhecimento em vários temas sempre terá assunto para manter a conversa interessante.

Confira as semelhanças entre a carreira profissional e pessoal

Ninguém se abre por inteiro no primeiro encontro. Em uma entrevista de emprego, você não vai dizer que tem problemas com horário ou cumprimento de prazos e, em um encontro, não vai dizer que é ciumento ou que ouve Luan Santana. É diferente de mentir. Apenas não é o momento de se abrir por completo. No início, é natural deixarmos uma barreira levantada, por proteção. É uma defesa instintiva. Não sabemos ainda com quem estamos lidando.

No dia seguinte, assim como esperamos a ligação de nosso entrevistador, ficamos na expectativa em relação a um próximo contato, caso o encontro tenha sido bom. Tem homens que não querem ligar logo, acham que precisam dar um tempo para não parecerem que estão muito interessados e disponíveis.

Pessoalmente, eu não sei fazer jogos. Já demorei dias para ligar para uma mulher, mesmo o encontro tendo sido muito bom. Vale ressaltar o “muito”. Quando liguei, já senti uma frieza na voz dela. Ao sairmos novamente, quase duas semanas depois, ela não quis ficar comigo e logo me dispensou, disse que tudo já havia “esfriado”. Ainda não havia entendido o que isso queria dizer.

Assim como aquele trabalho tem uma série de candidatos ao cargo, uma mulher bonita e gente fina tem uma série de pretendentes. Em ambos os casos, alguém terá de ocupar a vaga. É preciso ter atitude, mostrar que ficou interessado nela e que não vai desistir. Fazer por merecer, mas, aos poucos, deixar claro que se trata de uma troca.

Uma empresa tem vantagens em ter um bom funcionário, e a mulher ganha com um homem bacana ao lado. Se não sentir firmeza da parte dela, é bom ter um curriculum pronto e atualizado.

Texto colaborativo de Ivan Borges Martins. Jornalista, curte esportes, séries, filmes, livros e rock n ́roll. Entre uma coisa outra, gosta de escrever sobre tudo.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para [email protected] e quem sabe nós não publicamos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »