Quatro jeitos simples de arranjar tempo para ler

dadasdsa

Recentemente, uma pesquisa me chamou muita atenção. Um levantamento feito pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro apontou que sete entre cada dez brasileiros não leram um livro sequer em 2014.

Entre a principal desculpa usada por muita gente que eu conheço para não ler é a falta tempo.

Sim, na correria do dia-a-dia é foda achar tempo para fazer qualquer coisa útil e agradável. Porém, acredito que parte disso é porque gastamos muito mais tempo com besteiras do que com coisas que agregam valor para gente. Sim, a leitura pode ser uma coisa útil para sua vida.

Uma simples ficção pode mudar sua concepção do mundo ao seu redor. Quer algo mais específico? Um livro técnico ou que se aprofunde em alguma outra área pode te ensinar um conhecimento a mais para a sua vida profissional também.

Pensando nas desculpas que você pode inventar para não ler, separei quatro jeitos simples de arranjar tempo para dedicar a leitura. Foque em um neles e vá ler, menino!

Leia na ida e na volta para casa

ler_metrc3b4

Pare de reclamar que você demora mais de uma hora para ir e para voltar para o trabalho. Faça algo de útil com esse tempo “perdido”.

Você vai precisar de um pouco de coordenação e atenção caso esteja de pé no transporte público, mas se der sorte arranja um lugar para sentar e tudo fica mais fácil.

– Ah, Edson, mas é foda ler no busão…

Meu filho, tá todo mundo vendo você jogando a porcaria desse Candy Crush sem reclamar do trem lotado ou do balanço do transporte.

No pior dos casos, procure um audiobook e ouça uma livro. Vai te adicionar o mesmo conteúdo e vai impedir você de inventar qualquer desculpa para si mesmo.

Leia no horário de almoço

tumblr_muvkiqJDaQ1se92u6o1_500

Quer ler em um ambiente mais calmo e sem tantas pessoas ao seu redor? Dedique um tempinho do seu almoço para leitura.

No meu trabalho antigo, eu almoçava em mais ou menos 40 minutos e dedicava os outros 20 para sentar em um banco de uma praça – ou na sala de recepção do escritório – e ler um capítulo de algum livro que eu carregava comigo.

Tinha alguns dias que eu chegava a levar os livros para almoçarem comigo. A cada garfada, um parágrafo.

Leia antes de dormir

tumblr_mymf7pWti31tnjetco1_500

Sabe aqueles minutos antes de dormir que você vai checar seu Facebook pela 15ª vez na noite ou ficar vendo porcaria na TV? Foque em ler um livro. Vai ajudar sua mente a desligar um pouco e você dormir um pouco mais relaxado.

Desligue a TV e a Internet e vá ler

a3e7b1569e8e20fde37fbf3d855ddfc4-tumblr_mxluk3abty1qg8holo1_1280

Falei um pouco disso no tópico acima, mas vou repetir. Sabe todo aquele tempo que você gasta e não te agrega nada? Aproveite ele para a leitura.

Você não vai morrer se ficar uma hora sem checar as atualizações do seu Facebook ou se deixar de ver o filme merda que tá passando na “Tela Quente”. Seja senhor do seu tempo e gaste e ele com algo útil para você.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »