Porque todo homem deveria aprender a jogar xadrez

0478de0

Quando eu estava na escola, lembro que frequentemente pegávamos no pé de um colégio rival por eles terem a disciplina obrigatória de xadrez. Afinal de contas, quem joga xadrez né?

Bem, Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Montesquieu, Benjamin Franklin, Victor Hugo, Machado de Assis e Monteiro Lobato – para citar apenas alguns – jogavam xadrez. Parece que a modalidade é algo comum a grandes nomes da história.

Quanto aos alunos que tirávamos um sarro, não é a toa que o colégio deles era conhecido por frequentemente colocar alunos nas faculdades mais disputadas de São Paulo, como a USP e Unicamp.

Chess-Horse-Wallpapers-01

Foi durante o cursinho, com um grande professor que nos incentivava a se dedicar à modalidade, que aprendi os benefícios do xadrez.

O jogo de tabuleiro lida com raciocínio lógico, estratégia, além de te dar mais confiança e segurança na hora de resolver problemas. Os benefícios só melhoram se você começar a treinar desde cedo.

Os benefícios para crianças que aprendem xadrez

pic_class_chess_3

Crianças que aprendem xadrez na escola costumam ter notas 20% melhores do que as que não aprendem a modalidade.

Além disso, uma pesquisa recente apontou que a prática pode ser uma forma efetiva de combate contra o Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Sem contar o quanto o jogo de tabuleiro ajuda para o estímulo do raciocínio lógico e da capacidade de cálculo.

Mas não são só os pequenos que deveriam aprender a jogar xadrez não. Acredito que todo homem deveria aprender xadrez para melhor encarar a vida. Eis aqui alguns motivos:

O Xadrez ensina você a lidar com consequências

chess_nuts_by_chrisandyash-d4yoyzy

Não existe espaço para erros em uma partida de xadrez. Um movimento errado e você pôs aquela partida inteira a perder.

Para se dar bem você deve calcular bem seus atos e, acima de tudo, não tomar nenhuma atitude displicente ou impulsiva.

Xadrez te mostra na prática o conceito de estratégia

chess-1427831819-2352632

O que eu mais gosto no xadrez é o fato que você não pensa somente na jogada que você está executando no momento, mas em como ela pode afetar duas ou três jogadas adiante.

O jogo faz com que você tenha que pensar muito bem antes de agir, considerar todas as variáveis possíveis além de estudar bem o seu adversário. Não preciso nem dizer o quanto isso é útil para o seu dia-a-dia.

O xadrez te condiciona a um pensamento multi-dimensional

Chess_Demon_Coaching_3

Cada peça se movimenta de um jeito diferente no xadrez. As torres se movem em linhas retas, os bispos nas diagonais, os cavalos em L…

Logo, o seu jogo não pode ser focado apenas para a frente. Uma boa jogada pode começar em uma lateral e terminar na outra. O cheque-mate pode vir tanto de um peão, quanto de uma rainha.

Você não pode pensar em linha reta e deve aprender que cada peça tem um comportamento diferente que, quando combinada com outras, podem te surpreender.

Pense quantas vezes você não traçou um caminho para conseguir seu objetivo e percebeu que teve diversas mudanças de curso até chegar nele. Afinal, não existe só um jeito de chegar lá, existem vários.

O jogo de xadrez te ensina que perdas fazem parte

chess

Se você não conhece xadrez, gostaria de te ensinar que a rainha é uma das peças mais importantes do jogo, pois você pode movê-la quantas casas quiser e em qualquer direção. E, às vezes, você precisa sacrificar essa peça para ganhar o jogo.

Não é sobre quem comeu mais ou menos peças. É sobre quem venceu o jogo.

Abrir mão de certas coisas, podem te ajudar a alcançar seus objetivos a longo prazo. Esta é uma prática recorrente no xadrez que você pode levar em consideração em alguns momentos da sua vida.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »