Porque os homens gostam tanto de filmes de penitenciária?

prison-01

Porque os homens gostam tanto de filmes de penitenciária? As minisséries “Prison Break”, “Oz” e os filmes “Um Sonho de Liberdade” e “Carandiru” não foram sucesso absoluto junto ao público masculino?

► O MHM RESPONDE: Cara, sou suspeito para falar. Sou muito fã de filmes que se passam em prisão. Não sei se consigo falar por todos os homens, mas gosto do gênero por ele mostrar o que acontece a um ser humano quando ele é privado de seu bem mais valioso: a liberdade.

Um dos maiores orgulhos do homem moderno é nossa capacidade de “fazermos o que quisermos”. Se você quiser largar tudo agora e ir viajar, você pode. Se quiser faltar no trabalho para ir até a praia ou simplesmente ficar em casa, você também pode. Agora, imagina se isso fosse tomado de você? Se você não fosse mais dono de sua rotina e da escolha do que quer fazer no seu dia-a-dia?

The-Green-Mile-1999-2

Lembra de “Con Air” onde Nicolas Cage é privado de ver a filha crescendo porque foi preso por defender a mulher?  Ou em “Hurricane – O Furacão”, onde um lutador de boxe é preso no auge de sua carreira e fica encarcerado por 20 anos por um crime que não cometeu. O problema não é só a prisão em si, mas o que você perde por estar nela.

Em outros casos, um filme de prisão relata o inferno que um homem precisa passar para ter uma segunda chance na sociedade. É o caso de “A Outra História Americana”, onde o personagem de Edward Norton precisa ser preso para mudar sua opinião sobre os negros e o movimento neo-nazista do qual fazia parte. Já no “Em Nome do Pai”, o personagem de Daniel Day Lewis só aprende a valorizar a figura do pai quando é preso junto com ele.

Outro grande destaque do gênero é como muitas obras mostram o jeito como uma cadeia se torna uma pequena sociedade com suas regras e leis próprias É o caso de “Um Sonho de Liberdade” e “Carandiru”, onde vemos como uma população carcerária se regula, como os presos procuram passar seu tempo livre e  até como eles burlam a lei em ambiente onde ela deveria prevalecer.

07537

Enfim, cada filme de cadeia tem uma abordagem diferente, mas vou indicar 7 filmes de penitenciárias que acho que valem a pensa serem assistidos. Se liga:

  • Um sonho de liberdade (1994)
  • À Espera de Um Milagre (1999)
  • Fuga de Alcatraz (1979)
  • A Outra História Americana (1998)
  • Hurricane: O Furacão (1999)
  • O Expresso da Meia Noite (1978)
  • Em Nome do Pai (1993)

 Tem alguma pergunta para fazer? Deixe seu comentário neste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em[email protected]

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »