Por que gostamos tanto assim do Batman?

30654_batman-year-one-original

Se você me perguntar qual foi o meu primeiro super herói favorito, quando era pequeno, responderei sem pestanejar: O Batman.  Se me me perguntar qual é o atual, provavelmente a resposta continuará a mesma.

Seja interpretado por Michael Keaton ou Ben Affleck, nos quadrinhos ou na Feira da Fruta, o Batman é foda!

O primeiro contato que tive com o herói foi com a incrível animação “Batman: A série animada”, criada por Bruce Timm, e exibida nas manhãs pelo SBT. De lá pra cá, acompanhei as histórias do Homem Morcego nas mais diversas mídias: TV, cinema, quadrinhos

MHM PERGUNTAJ

Alguns momento foram marcantes – “O Cavaleiro das Trevas” nos cinema, “A piada mortal” no quadrinhos e a série “Arkham” nos games – e outros, nem tanto assim – “Batman e Robin”  e “Batman Eternamente” e os quadrinhos que tem saído atualmente. Mas no geral, o saldo é mais do que positivo e posso dizer com fundamento: o Batman é foda!

E vendo ao meu redor, vejo que eu não sou o único que curte o herói. Mas por que será que a gente gosta tanto assim do Batman? Separei 5 possíveis motivos. Se liga:

A batalha contra impunidade

Batman_Year_One_1988_TPB_043-1

Em determinado momento dA HQ “Batman: Ano Um”, o herói invade um jantar com mafiosos e políticos corruptos. Envolto em fumaça, ele anuncia:

“Senhoras e senhores. Vocês tem comido bem. Devoraram a riqueza de Gotham. Seu espírito! O banquete acabou! De hoje em diante, nenhum de vocês estará a salvo!”

Todos nós passamos por alguns momentos nos quais nos sentimos incapazes. Seja após sermos assaltados na rua ou quando vemos um político corrupto andando impune por ai. O Batman é o espírito da vingança para os injustiçados.

Torcer para o Batman é como torcer para o Capitão Nascimento nos dois filmes do “Tropa de Elite”. Ele representa tudo que nós sempre quisemos fazer contra aqueles que nos “oprimem”, mas nunca vamos ter a capacidade.

O trinfo da sabedoria e dedicação

dkr-finale

“Eu quero que você se lembre, Clark. Por todos anos que vão vir. Nos seus momentos mais íntimos.  Eu quero que você se lembre que eu sou o único homem que derrotou você.”

Sabe o que faz do Batman tão especial na DC? Ele não tem poderes. Pare para pensar. O Flash tem super velocidade, o Lanterna tem um anel mágico e o Superman e a Mulher Maravilha são basicamente deuses caminhando na terra. Mesmo assim, todos respeitam Bruce pelo seu preparo e dedicação.

O Homem Morcego representa o que há de melhor em nós mesmos. Nossa capacidade de superar uma dificuldade – como a morte de nossos pais – e fazer daquilo combustível para algo. Ele representa a forma como podemos alcançar grandes objetivos quando nos empenhamos e estudamos para aquilo.

Existe até um arco famoso das HQs onde os membros da Liga da Justiça descobrem que, há anos, o Batman guardava em seu computador uma forma para derrotar cada um deles, caso eles saíssem do controle. Meio assustador, não?

Um herói para adultos

superman-vs-batman-movie-2015-wallpaper-02-the-dark-knight-returns-good-material-for-batman-v-superman-jpeg-139613

Quadrinhos de super heróis são divertidos, mas, por muitas vezes, seu público alvo são crianças ou adolescentes, com algumas raras exceções.

Porém, são nas Graphic Novels que os autores podem brilhar e focar em histórias mais voltadas para adultos. E, não é a toa, o Batman possui algumas das melhores histórias fechadas com roteiro mais sérios e densos.

Alguns bons exemplos são “Batman: Asilo Arkham”, de Grant Morrison, “A Piada Mortal”, de Alan Moore, e o clássico “O Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller.

Todas histórias pesadas e que precisam ser lidas mais de uma vez para captar suas muitas camadas.

Os brinquedos mais divertidos

batman-batarang

“Onde ele consegue aqueles brinquedos maravilhosos?” – Coringa, em Batman (1989)

Dizem que o dinheiro não traz felicidade. Não é a toa que Bruce nunca superou a morte dos pais. Mas se você tivesse que escolher sofrer em um barraco ou em uma mansão, qual escolheria?

Tem gente que dizer que a fortuna do Batman é o seu super poder. Apesar de ele não ter uma armadura irada como o Homem de Ferro, ele conta com alguns gadgets incríveis e seus diversos veículos criados pelo gênio Lucius Fox.

Talvez, a única coisa duvidosa seja na forma que ele nomeia suas invenções: Batarang, batmóvel, batwing, bat-spray contra tubarões… Que mal gosto.

As mulheres

batman_catwoman_kiss_by_xionice-d7y3n5l

Apesar de passar mais tempo do que deveria com um garoto que usa sunga verde, o Homem Morcego se envolveu com algumas das mulheres mais gatas do universo da DC. Entre as principais estão a Mulher Gato, a Talia al Ghul e até mesmo a Mulher Maravilha.

Se formos pensar no cinema, o ranking de gatas que passaram pelas mãos do Morcegão conta com atrizes como Kim Basinger, Michelle Pfeiffer, Nicole Kidman, Uma Thurman e Katie Holmes. Nada mal, vai?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »