Os iguais se atraem! A perturbadora verdade sobre casais que se parecem

Será que buscamos os opostos ou na verdade procuramos pessoas parecidas com a gente para se relacionar?

O ditado popular afirma que os opostos se atraem. Mas, se você der uma olhada ao seu redor, vai observar muitos casais que parecem irmãos, companheiros com mesmas atitudes e jeito de falar e até alguns que se parecem fisicamente.

Neste instante, você começa a pensar que, na verdade, somos atraídos por nós mesmos.

Não fique muito assustado se sua namorada tem que mesmo olhar que o seu, ou sua companheira também é uma morena com covinhas. A ciência pode explicar por que muitos de nós acabamos se envolvendo com pessoas parecidas com a gente. Confira!

1# Nós somos atraídos pela familiaridade

A perturbadora verdade sobre casais que se parecem 5

Você até pode gostar de conhecer e se relacionar com culturas diferentes, mas precisa saber que o ser humano, em maneira geral, fica mais confortável ​​com as coisas e ambientes que conhece – e nada melhor que isso do que a nossa própria face. “Quando você tem um rosto que se parece mais com você, você tende a confiar mais”, aponta Tony Little, psicólogo da Universidade de Stirling, na Escócia.

Essa atração a familiaridade pode ser demonstrada em números. A pesquisadora Emma Pierson estudou 1 milhão de ‘matches’ feitos pelo site de namoro eHarmony e descobriram que as pessoas são esmagadoramente interessadas ​​em alguém parecida com elas. As pessoas que apresentaram um certo traço preferem pessoas que também exibem essa mesma característica.

Como exemplo, a questão da altura. A maior parte das mulheres preferem homens mais altos, mas as mulheres mais altas têm uma maior preferência por homens altos.

Outra pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, em 2010, observou que o cérebro processa imagens familiares com mais facilidade. Somos tão simpatizantes de familiaridade que um estudo de 1985 descobriu que há uma probabilidade de 12% de ter um casal com nomes parecidos (como Kim Kardashian e Kanye West).

2# Somos um pouco narcisistas

A perturbadora verdade sobre casais que se parecem 6

Não é apenas familiaridade. Quando se trata de atração, temos que admitir que somos um tanto quanto narcisistas. O mesmo estudo realizado em 2010 pediu aos participantes para classificar a atratividade sexual de estranhos. Quando as fotos dos estranhos foram manipuladas digitalmente e misturadas com o rosto do participante, os indivíduos apontaram estes rostos como mais atraente de todos.

Estudos anteriores têm mostrado que os casais heterossexuais frequentemente procuram parceiras com estruturas de DNA semelhantes, inconscientemente. Outra pesquisa, da Universidade de Western Ontario, descobriu que não só os gêmeos idênticos parecem com seus parceiros escolhidos, mas os diferentes cônjuges dos gêmeos muitas vezes se pareciam muito entre si.

3# Procuramos personalidades parecidas com a nossa

A perturbadora verdade sobre casais que se parecem 4

Podemos realmente acabar com parceiros parecidos porque estamos à procura de pessoas com personalidades semelhantes. Conforme relatado pelo site LiveScience, o formato do rosto e a estrutura da testa são apenas duas características físicas que podem influenciar nossas percepções em um primeiro encontro.

Por exemplo, os níveis mais altos de testosterona estão relacionados a formas de rosto como queixos proeminentes, bem como “masculinos” traços de personalidade, como dominância. Sorriso e os olhos muitas vezes também determinam como nos sentimos sobre uma pessoa: eles são agressivos, charmoso, brincalhão ou deprimido.

“Os sorrisos são sinais sociais importantes que podem nos dizer se alguém é ou não amigável e olhos também são um foco tradicional de atenção,” apontou um especialista a LiveScience.

Um estudo de 2005 fez participantes classificarem rostos de 85 casais com traços de personalidade parecidos indo na premissa de que “a escolha de um parceiro com base na personalidade semelhante poderia levar a semelhança facial em parceiros em termos de personalidade aparente.” A conclusão? Encontraram vários traços de personalidade parecidos.

Embora possa não ser sempre justo julgar, nós tendemos a olhar para personalidades semelhantes com mais confiança do que pessoas com características mais distintas.

4# Com o tempo, nós realmente ficamos parecidos

A perturbadora verdade sobre casais que se parecem 3

Já notou como casais com maior tempo juntos tendem a ter características semelhantes? Isso acontece porque quanto mais tempo o casal está junto, mais sua aparência parece unir-se.

O psicólogo Robert Zajonc, da Universidade de Michigan, analisou ​​fotografias de casais recém-casados ​​e comparou-os a retratos tirados 25 anos mais tarde, pedindo aos participantes para coincidir com imagens de acordo com semelhanças faciais. Os resultados mostraram que, embora os casais jovens nem sempre foram facialmente semelhantes, no futuro tendiam a parecer familiares, tamanha era a semelhança física.

Enquanto umas vidas de dietas comuns certamente contribuem para casais mais velhos se assemelharem ao outro fisicamente, experiências compartilhadas também impactam a forma como olhamos, falamos e agimos. As pessoas que vivem juntos acabam imitando as expressões faciais dos que os rodeiam, inconscientemente.

As experiências emocionais passadas pelos casais juntos também contribuem para a formação de sua aparência física e visão de mundo (mortes família, preocupações financeiras, as alegrias da paternidade, etc).

Ao longo do tempo, essas expressões moldam a musculatura facial e rugas. Então, quanto mais tempo você está com alguém, mais a sua vida compartilhada pode alterar a forma como você quer olhar. Se eles têm linhas de riso, ela também poderá ter. Se você tem pés de galinha ao redor dos olhos, seu parceiro provavelmente terá.

5# Casais parecidos podem ser mais felizes, ao longo prazo

A perturbadora verdade sobre casais que se parecem

Se relacionar com pessoas com aparência e personalidade diversa pode ser muito bom, entrar em um envolvimento com pessoas que se assemelham a você pode ser melhor ainda. Outra descoberta de um estudo apontou que a tendência é de casais com semelhanças faciais serem mais felizes e realizados.

A ciência do casal semelhantes revela muito sobre os nossos próprios preconceitos do mundo, mas também pode nos dar alguma tranquilidade. Enquanto outras pessoas podem reclamar que você está apenas namorando alguém que se parecem com você ou seus familiares, você está realmente escolhendo ela por visões de mundo convergente e uma personalidade para uma vida mais feliz e saudável.

Você não pode fazer nada se ela é tão bonita quanto você, pode?!

Fonte: Mic

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »