Obrigado, Maurício

animador-mauricio-de-sousa

“Acho que acontece com todo mundo, e comigo também: tem dia que você amanhece cavalo, cachorro, moleque, dinossauro. E conforme o dia, se você está suave, tranqüilo, você amanhece como uma Tina, uma Mônica, uma Magali.” – Maurício de Sousa, respondendo com qual personagem se parece mais.

Ler requer atenção e dedicação. Mas, por que passar tempo “se esforçando” na frente de uma folha de papel se tem a TV ou o smartphone ali, entregando tudo mastigado para a gente?

Porque a leitura é uma atividade ativa e que incentiva a interpretação. Que te faz pensar, imaginar, questionar e coloca mente para trabalhar. Por isso, é um hábito que deve ser cultivado desde cedo, principalmente na fase de alfabetização.

AF Mapa P100

É preciso de algo que incentive e cative os pequenos para pararem e prestarem atenção. Que faça com que a criança tenha prazer para decifrar e memorizar todos aqueles signos novos.

Lembro de, com 5 anos de idade, juntar as letrinhas para formar as palavras baixinha, dentuça e gorducha. Ou melhor, “Golducha”.

Enquanto ria e me entretinha com as aventuras no bairro do Limoeiro, eu criava o hábito de ler. E foi um pulo meio que óbvio para outras histórias em quadrinhos um pouco mais sérias, destas para livros de aventura ou fantasia como Harry Potter, e dai para coisas mais sérias e adultas como “Moby Dick” ou “O Coração das Trevas”.

É com um misto de orgulho e prazer que digo que fui alfabetizado com as revistas criadas por Maurício de Sousa. E não fui só eu não.  Uma galera aprendeu a ler com a Turma da Mônica.

Produto 100% nacional

maxresdefault

É incrível ter um case de sucesso como Maurício de Sousa no Brasil, onde temos a cultura de que tudo aquilo que produzimos por aqui não presta. Cinema, música, cerveja…. Tudo é uma droga. Mas meu amigo, nossos quadrinhos são muito da hora.

Muito se engana quem pensa que os quadrinhos da Turma da Mônica continuam a mesma coisa de antigamente. Nos últimos anos, uma revolução está acontecendo nos estúdios MSP.

Primeiro veio a Turma da Mônica Jovem e o Chico Bento Moço: versões adolescentes dos personagens clássicos e que se tornaram sucesso de venda nas bancas.

Depois, Mauricio deu carta branca para que Sidney Gusman revitalizar seus personagens na linha Graphic MSP. Nesta onda, os mais diversos roteiristas e ilustradores nacionais tem dado a sua visão para personagens clássicos em belas histórias e que merecem ser lidas como “Turma da Mônica: Laços”, “Astronauta e o Magnetar” e “Turma da Mata – Muralha”.

20150919_160639

Nas redes sociais, a fanpage da Turma da Mônica dá uma aula de como produzir conteúdo bacana para o seu público.

É o caso das animações da Turma da Mônica Toy que se tornaram um sucesso no Facebook, ganharam canal do Youtube e hoje estão na programação do Cartoon Network, Mas o ouro do trabalho de Maurício de Sousa está no merchandising.

A Turma da Mônica é uma das marcas mais licenciadas e que mais vende produtos pelo Brasil. Desde as clássicas maçãs até uma marca de impermeabilizante para paredes que usa o Cascão como garoto propaganda.

Nessa brincadeira, além de produtores nacionais conseguindo vender seus produtos, temos muita gente empregada por causa da turminha.

Turma_da_Monica_-_divulgacao

Agora, pensa que todo esse sucesso vem com um produto que sempre se preocupou com seus valores. Que trata de assuntos como respeito, cidadania e diversidade. Que tem personagens brancos, negros, índios, paraplégicos, mudos, cegos…

Que conta histórias engraçadas e divertidas, mas que ensinam que não existe um jeito certo ou errado de ser criança, mas que errado é nunca poder ser criança. Não é a toa que a Mônica se tornou embaixadora da Unicef.

Caso não tenha reparado ainda, esse daqui é um texto de fã. Mas só escrevo ele porque acredito que a gente não precisa parar e fazer um textão só para reclamar das coisas. Temos que pegar um tempo para apreciar aquilo que achamos bom.

Então, por ajudar de alguma forma ajudar na fabricação de produtos nacionais e criação de empregos, por estar colocando diversos artistas nacionais nos holofotes com as graphic novels, por mostrar que o Brasil pode ter uma marca relevante para o grande público, e por ter feito eu me apaixonar pela leitura: Obrigado Maurício.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »