O que olhar na hora de comprar um apartamento

Apartamento

Você juntou dinheiro, vai morar em um apartamento bacana e no bairro que queria. Legal, mas “apenas” pagar o imóvel não é suficiente para ser feliz no novo lar. Existem algumas coisas com as quais você precisa ficar ligado para não se arrepender depois.

Localização, construção, possíveis custos… Esses são apenas alguns pontos que exigem atenção especial na compra do imóvel. Saiba o que você tem que olhar na hora de comprar um apartamento.

Localização: movimento, transporte e serviços

Localização

É importante saber que seu apartamento não é um oásis no meio do deserto. Você precisa conhecer a vizinhança para onde pretende se mudar e seria ótimo que, antes de decidir pela compra do imóvel, estudasse minimamente sua localização.

Como é o movimento, se tem balada ou bar perto, como é o movimento de dia e de noite, se há transporte público perto, se o acesso de carro é bom, quais os serviços próximos (mercado, padaria, farmácia, hospital). Em resumo, saiba para onde está mudando.

Segurança

Segurança

A questão da segurança envolve tanto o entorno do prédio como o próprio prédio. A vizinhança é segura, há um alto índice de criminalidade ali, porteiros abrem o portão pra qualquer um (faça o teste e observe enquanto visitar o prédio), a portaria funciona 24h, existem câmeras espalhadas pelo condomínio? Tudo isso tem que ser levado em conta.

Áreas de lazer e aparelhos

Área de lazer

Você olhou o panfleto do apartamento e se empolgou com a academia e a área de lazer para seus filhos? Cuidado. Veja se tudo já foi entregue e está incluído no preço do imóvel. Comprar esses aparelhos depois tendo que pagar pela conclusão dessas áreas pode sair bem caro pra você.

Olho na construção e em reformas

Reforma

No dia da visita, dê uma boa olhada em toda a estrutura do condomínio e veja como está a construção, se existem rachaduras, infiltrações, se necessita muito de pintura. No caso de alguma reforma estar acontecendo, pergunte ao zelador quanto tempo irá durar. Essas reformas e reparos estruturais podem pesar na sua conta depois.

Acabamento (novo) e estado (usado)

Apartamento novo

No apartamento novo, preste atenção no acabamento. Pisos, azulejos, pintura, paredes, tudo. Em apartamentos usados, avalie bem o estado do imóvel para saber se precisa de reforma, se a fiação comporta todos os aparelhos que você pretende instalar, se há infiltrações ou manchas na parede. Nos usados, peça permissão para abrir torneiras e chuveiros, além de acender todas as luzes para saber como estão.

Disposição dos cômodos

Planta do apartamento

Tem gente que fica ligada na disposição dos cômodos e se incomoda, por exemplo, com banheiros próximos à cozinha. Há também quem não goste de apartamento virado para a churrasqueira ou para a quadra. Se você é desse tipo, fique ligado na disposição do apartamento como um todo.

Atenção com a vista

Favela

O apartamento está com preço bom, o bairro é bacana e você está disposto a investir nele. Perfeito, mas fique atento às janelas e à sacada para saber qual a vista que você terá se mudar pra lá.  Você pode achar um apartamento bacana que tenha a vista para uma parede, cemitério, shopping, entre outros…

Pergunte por inadimplência e dívidas

Dívidas

Inadimplência em condomínios é tão antigo quanto andar pra frente. O problema é quem paga por isso: você. Procure saber se há inadimplência no prédio ou se o condomínio está afundado em dívidas. Pode não ser uma boa mudar pra lá e ter que ficar cobrindo esses custos.

Cuidado com o mobiliado

Mobiliado

Muita atenção ao visitar o apartamento mobiliado. Aqueles não são os seus móveis, mas podem criar uma falta impressão de espaço que você talvez não perceba. Pense no apartamento como você quer e no que pretende ter em termos de mobília, aparelhos, decoração. Comparar com o apartamento vazio é uma boa.

Visite em diferentes partes do dia

Visita

Essa dica engloba alguns aspectos que a gente já citou antes, como segurança, barulho e vizinhança. É importante você saber como funcionam o bairro e o próprio condomínio em diferentes partes do dia.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »