O que fazer quando ela diz “Eu Te Amo”

Créditos: Reprodução

Essas três palavras podem trazer uma intensa felicidade ou um sentimento de profundo desespero quando ditas no começo de um relacionamento.

As teorias ao redor do “eu te amo” nos fazem acreditar que devemos nos reservar o máximo possível e, mesmo quando sentirmos o real significado dessa expressão, precisamos omitir e nos controlar porque ninguém quer lidar com sentimentos cedo demais.

Mas quando é cedo demais? Quem coloca um cronômetro na linha do tempo de todos os relacionamentos e padroniza um ponto certo para dizer as três palavras sem causar uma tsunami de preocupações na outra pessoa?

Cada um vive o seu relacionamento e cada relacionamento tem o seu próprio tempo. Não existe um prazo definido, como um mês ou duas semanas, para dizer “eu te amo” e, por cada pessoa ter suas características e anseios próprios, na maioria das vezes a hora certa para um não é o momento certo para o outro.

Mesmo assim, um estudo divulgado pelo Daily Mail e realizado pelo YouGov e pelo eHarmony, apontou que os homens costumam se declarar antes das mulheres. Normalmente, eles levam 88 dias para dizer “eu te amo”, enquanto as mulheres costumam levar cerca de 134 dias para se expressar da mesma forma.

Além disso, 39% dos homens dizem as três palavras no primeiro mês do relacionamento. No mesmo período de tempo, apenas 23% das mulheres entrevistadas pelo estudo fizeram o mesmo.

Mas, ignorando gêneros e encarando os indivíduos como eles realmente são: seres que, apesar de carregarem características em comum e serem influenciados pelo meio onde vivem, também possuem seu próprio ritmo e particularidades, o que fazer quando ela diz “eu te amo”?

Você não a ama e não acha que um dia vai amar

Créditos: Reprodução

Você está em um relacionamento apenas carnal com uma garota, ou a enxerga apenas como amiga, mas nunca deixou isso realmente claro? Às vezes, um dos dois lados não é completamente honesto sobre seus sentimentos e permite que o outro enxergue uma amizade colorida como um relacionamento sério em potencial.

Muitas vezes, a ilusão não acontece por maldade de quem ilude. Porém, é inegável que muitas pessoas encaram uma relação como algo meramente sexual e não deixam isso claro para o parceiro por egoísmo, afinal, ninguém quer deletar da agenda aquele número garantido para uma transa.

Mas, se a outra pessoa foi clara e expressou seus reais sentimentos por você, com calma e gentileza, também deve ser. Não fuja do assunto, não ignore e nem permita que a menina alimente ainda mais esperanças sobre os seus sentimentos.

Seja honesto sem ser cruel, peça desculpas por não ter deixado claro as suas intenções antes dela se apaixonar, mas não seja rígido demais e nem grosso ou impaciente.

Se você tem praticamente certeza de que o relacionamento não vai evoluir, não continue transando com ela mesmo se ela pedir ou insistir para que vocês mantenham o sexo casual. Ela te ama, se você continuar com ela, ela vai acreditar que ainda há alguma chance e esse sentimento é extremamente cruel e traiçoeiro.

Você ainda não a ama, mas gosta muito dela e quer continuar

Créditos: Reprodução

Continue com ela! A honestidade é a chave para qualquer relacionamento, não importa se ele começou de forma casual ou se ambos se apaixonaram logo de cara, então, se você gostar bastante de uma garota, não fuja quando ela disser “eu te amo”.

Responder essa expressão com um sorriso e um beijo pode deixar a garota insegura, então, seja sincero! Compartilhe seus sentimentos, diga o quanto gosta dela e como você realmente quer continuar o relacionamento e viver novas experiências com ela.

Jamais agradeça um “eu te amo”, principalmente se você quiser manter o relacionamento e se enxergar namorando a mesma garota. Não existe nada mais desagradável que se declarar e ouvir um “obrigada”, como se você estivesse oferecendo um pedaço de chocolate ou compartilhando um pacote de salgadinhos.

Perguntar os motivos também é uma atitude bem constrangedora, fugir e parar de responder as mensagens da garota, também.

Às vezes, o mundo é bem cruel e nos faz acreditar que o amor é uma besteira, nos torna fracos e nos faz agir de forma idiota. Namorar, para muitos, é para os fracos. Se apaixonar, para muitos, é para quem é mole e carente.

Por causa desse tipo de pensamento disseminado pela sociedade e pela nossa roda de amigos, colocamos barreiras e impedimos o nascimento de qualquer sentimento. Então, quando ouvimos o “eu te amo” nos apavoramos sem antes pensar se realimentemos o mesmo.

A verdade é que amar não nos torna mais fracos, é preciso coragem para expor o coração. Amar não nos torna mais dependentes. Pelo contrário: o verdadeiro amor serve de apoio para nos impulsionar em direção aos nossos sonhos e objetivos.

Então, abaixe a guarda e se prepare para viver os sentimentos mais intensos e inesquecíveis da sua vida. Se permita amar alguém!

Você também a ama

Créditos: Reprodução

Este, supostamente, é o cenário mais fácil. Então, por que é tão difícil dizer “eu te amo” de volta?

O amor, principalmente entre os homens, é visto como sinônimo de fraqueza e, além disso, é coberto por preconceitos e enfatizado como motivo de chacota.

Muita gente convive em um grupo bastante enfático quando o assunto é matar o amor. A imagem de que o amor prende em vez de libertar é comum e é ela quem atrapalha o desenvolvimento de sentimentos legítimos e, ironicamente, libertadores.

Quando amamos alguém, nos libertamos. Ganhamos força para ir atrás dos nossos objetivos de vida e coragem para enfrentar qualquer coisa pois não estamos enfrentando o mundo sozinhos.

Mas, por medo, mesmo inconsciente, impedimos o nascimento desse sentimento ou fugimos dele a qualquer custo. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que correu quando a garota disse “eu te amo”, mas, mesmo assim, continuou falando dela e comentando sobre ela ao longo de meses?

Então, não abra mão da felicidade. Se você realmente sentir o mesmo, fale! Isso não é motivo de vergonha; é sinônimo de coragem.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »