O que fazer com o precioso 13º salário

Reprodução
No mundo ideal e perfeito, as pessoas deveriam conseguir pagar as suas contas e demais despesas com o seu próprio orçamento. Na prática, cada vez mais isso não ocorre. E estas ficam dependendo de um dinheiro extra para poder sanar suas dívidas, viajar e para ser as festividades, principalmente do final de ano.

Como uma parcela significativa da população não é educada financeiramente, não sabem como agir quando recebem uma remuneração extra, como o 13º salário. Com isso não choquem, mas o 13º  deve ser encarado como uma renda adicional e no geral não deve ser usado para sair que nem louco pagando dividas e nem fazendo compras ou viagens , mas sim deve ser um dinheiro para ser poupado.

O mais engraçado que este rendimento adicional chega em um momento bem favorável para ser gasto, afinal, ele vem próximo às comemorações de Natal e Ano Novo.

Passo 1: Analise suas finanças

shutterstock
Ofereço a você três principais pontos antes de descobrir onde você deve gastar com o  13º salário:

  • Faça um diagnóstico do seu orçamento – anote os gastos mensais e quando falo anotar os gastos , significa ser criterioso e detalhista, como:   gastos com saúde, educação, alimentação, lazer, condomínio, etc…;
  • Avalie aonde estão os maiores excessos – veja onde o seu dinheiro escoa e reflita sobre a real necessidade desse escoamento;
  • Finalmente, você vai descobrir o que fazer (e o quanto sobrou)  do seu dinheiro extra.

Passo 2: Reserve gastos próximos

shutterstock
Após esta análise, reserve uma parte do dinheiro para arcar com os gastos de início de ano (janeiro e fevereiro) como: IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares, e demais gastos.

Passo 3: Poupe ou invista

shutterstock
O ideal é poupar o 13º  e desta maneira poderá garantir um futuro melhor e concretizar maiores sonhos no futuro (ou a longo prazo). E como nós não sabemos o dia de amanhã, tenha em mente sempre guardar uma gordura financeira sempre que possível para momentos de crises ou eventualidades que possam ocorrer na sua vida (desemprego, problemas de saúde, gastos de última hora).

No caso de investimentos, atualmente aplicações no Tesouro Direto  e CDB (Certificados de Depósitos Bancários) apresentam boa rentabilidade  e principalmente uma boa segurança para o investidor.  Não pode se esquecer de também, em investir na aposentadoria.

Por que poupar?

shutterstock
Poupar é um habito. Para que ele se torne uma rotina em sua vida, esta ação precisa se repetir com frequência e regularidade. Só assim, você vai poder planejar sonhos e conquista-los, como ter um carro, casa, fazer viagens, comprar sua casa, entre outras outras.

Se você é um trabalhador que está sem dividas, pode utilizar uma parte deste dinheiro adicional para se presentear, fazer algumas compras ou planejar uma viagem. Lembre-se, de utilizar até 30% desse dinheiro extra.

Agora, se você está com dívidas…

shutterstock

 

Mas se após a análise, você verificar que está com dívidas, a primeira coisa a fazer é dar prioridade para sanar as que tem o percentual de juros mais elevado, como por exemplo: cheque especial e cartão de credito.

Mas, antes de quitá-las, devemos tentar renegociar o saldo devedor.  Atualmente a concorrência está cada vez mais aflorada entre os bancos e com isso os clientes podem transferir suas contas (e dívidas) de uma instituição para outra. Com isso o cliente deve tentar baixar a taxa de juros, alongar o perfil da dívida ou até negociar para pagar à vista com um desconto considerável no saldo devedor.

Lembrete sempre: os bancos não querem perder clientes, principalmente clientes que estão dispostos a sanar suas dívidas.

Reforço que, antes de qualquer coisa, você deve fazer um planejamento e definir as prioridades para onde vai seu 13º salário.  Nunca deixe o dinheiro parado, como em conta corrente.

Com planejamento e inteligência, quando seu dinheiro extra chegar, ele vai ter uma finalidade viável. Seu bolso agradece.

► Texto de Wanderley Filomeno. economista e consultor financeiro. Workaholic e apaixonado por sua família. Acredita que educar o seu bolso é o primeiro passo para ter uma vida melhor.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para [email protected] e quem sabe nós não publicamos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »