O que acontece no seu corpo quando você toma uma ‘bota’?

Créditos: Reprodução

Você provavelmente pensa que a maior mudança depois do fim de um namoro ou casamento é emocional mas, segundo especialistas no assunto, as alterações físicas também são bem frequentes e bastante intensas!

Não estamos falando apenas das dores de cabeça causadas pelo choro ou dos quilos extras na balança em consequência de uma alimentação completamente bagunçada. Estamos falando de alterações fisiológicas que você sequer imagina!

Veja o que acontece no seu corpo quando você toma uma bota:

O batimento cardíaco diminui

Quando você toma uma bota, aquela sensação de ficar sem chão pode ser causada pela redução dos batimentos cardíacos! Uma pesquisa, publicada na Psychological Science, analisou os batimentos de um grupo de pessoas logo depois de uma grande rejeição social pela qual elas não estavam esperando.

Os pesquisadores, entrevistados posteriormente pelo Huffington Post, disseram que uma rejeição amorosa também é considerada uma rejeição social, então, se você sentir uma vibe estranha depois do fora, já sabe a razão.

Seu sistema nervoso fica maluco e sua imunidade cai

Quando o estado de choque passa depois que você toma uma bota, o nível de estresse aumenta e você começa a se questionar coisas como “O que eu fiz de errado? Será que eu vou ficar solteiro pra sempre? Tá na hora de adotar um cachorro?”.

Nesse momento, o estresse pode mexer com seu sistema nervoso simpático, aumentando os níveis de cortisol – hormônio que nos deixa alerta, entre outras coisas, para situações de perigo – e inflamações. Ou seja, você provavelmente vai dormir menos e sua digestão será prejudicada, assim como a sua imunidade.

Provavelmente, nessa fase você vai parecer estar gripado constantemente e ter maior facilidade para pegar um resfriado.

Em casos raros, o estresse pode realmente partir o seu coração. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que esse estresse emocional precipitou danos cardíacos graves em alguns pacientes sem doenças cardíacas registradas anteriormente. Segundo os responsáveis pelo estudo, isso deve ter acontecido por causa de uma resposta exagerada do sistema nervoso simpático.

A dor não vai ser apenas emocional

Você provavelmente já sentiu isso alguma vez na vida: a dor é tanta que parece que o seu peito vai explodir. Bem, isso também tem uma explicação científica: as regiões do seu cérebro que processam a dor de uma rejeição social ou perda também processam dores físicas! Essa pesquisa recente, que explica uma cruel consequência física depois que você toma uma bota, foi divulgada na revista Psychological Science.

Você vai agir sem pensar – cuidado com o que posta nas redes sociais

Você não vai pensar direito nas coisas antes de fazê-las e, consequentemente, vai ser mais impulsivo. A habilidade de pensar de forma crítica e o autocontrole também serão postos de lado pelo corpo depois de uma rejeição social.

Seu cérebro vai te forçar a pensar que você continua feliz e apaixonado

Você jurou e fez até promessa dizendo pra todos os seus amigos que não visitaria a página da sua ex-namorada no Facebook e deletaria todas as fotos que vocês tiraram juntos depois que você toma uma bota mas, mesmo assim, você não consegue resistir e vai olhar fotos da sua ex.

Bem, você vai continuar fazendo isso por um tempo porque, segundo um artigo publicado no Journal of Neurophysiology, as áreas do seu cérebro que aumentam suas atividades quando você está sob efeito de alguma droga ou em carência de algum vício se manifestam quando você vê a foto de alguém especial.

Seu cérebro continua achando que você está em um relacionamento feliz.

Mas, por outro lado, seu cérebro também está tentando te ajudar. Áreas que controlam os ajustes comportamentais também demonstram um aumento em suas atividades quando você vê a imagem da sua ex. Além disso, a região do seu cérebro responsável em te fazer pensar no futuro está ligadona e tentando te dizer que é hora de seguir em frente.

A solidão vai aumentar seu apetite sexual

No começo, você provavelmente não vai querer conversar e só vai dizer um “oi” mais ou menos feliz para a garçonete da lanchonete mas, com o tempo, os níveis de progesterona – se você for mulher – e testosterona – se você for homem – vão aumentar por causa da solidão e te motivar a tentar muitos contatos sociais.

Seu cabelo pode cair

Pois é, mesmo meses depois de ter terminado seu relacionamento, você vai notar cabelos caindo no ralo do banheiro em uma quantidade maior que o normal.

Isso acontece por causa do estresse emocional que coloca seu crescimento capilar em modo de espera. Esse estado se chama telogen effluvium e ele só começa cerca de três meses depois dos momentos de estresse por causa do ciclo natural de crescimento capilar.

Então, quando alguém disser que você está fazendo drama, você já sabe o que responder, certo? O tempo é o melhor remédio e, quando você menos esperar, você já vai estar pronto para encarar o medo de viver tudo isso de novo! 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »