O mundo é mais difícil para os pobres e feios

San Sebastian Film Festival: Steve Buscemi

Esses dias, moderando os comentários no MHM, me deparei com o seguinte relato:

“Sou feio, pobre e introvertido e careca – o que me deixa muito deprimido. Hoje, consigo me relacionar um pouco melhor com as pessoas. Ainda assim, ninguém comenta nas minhas fotos feias do Facebook, não puxam assunto comigo e só tenho duas amigas.

Tento descontar minha raiva nos estudos para, quem sabe algum dia, ter um alto cargo e mostrar superioridade. Quem é bonita(o) consegue tudo com facilidade: cola dos colegas, parceiro(a)s bonito(a)s (ainda que fúteis), bons cargos, muitas amizade etc.

Quem é feio, pobre, introvertido e careca, como eu, frequentemente sofre bullying na infância e, quando mais velho, encontra poucos amigos (poucos, mas verdadeiros), deprimido, ansioso e até depressivo.

Tento disfarçar minha angústia interior malhando, arrumando-me bem e colocando um óculos escuro. Porém, não tenho muito ânimo para conversas e nem sequer consigo pensar em algo engraçado. Penso que seria melhor que eu não tivesse vindo ao mundo.”

beat-the-blues-with-bowling

“Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiura, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.” – Dalai Lama

Quando li esse comentário, fiquei preocupado e pensei em algo para confortar o cara. Mas, não consigo. Qualquer coisa que eu dissesse para ele seria mentira ou hipocrisia da minha parte. Ser bonito e rico deixa a vida mais fácil e todo feio e pobre sabe disso. Mas não acaba aí.

Talvez a vida não tenha te destinado a vida de um ator de Hollywood, mas não se deixe abater nem abrir mão de sua felicidade. Muito menos se fazer de vítima e deixar a vida te botar pra baixo.

Hector-Herrera-México

Para falta de dinheiro, a gente trabalha muito e estuda. Foca em um talento para tentar ganhar novas oportunidades. Para falta de beleza, a gente compensa com simpatia e bom humor.

Tem uma frase idiota que diz que ‘O bom se der pobre e feio é que quando uma pessoa gosta de você, ela gosta mesmo’. E eu acredito nisso.

Quando você não tem nada a oferecer e mesmo assim possui amizades verdadeiras – por mais que sejam apenas duas –  temos que valorizar essa porra como a coisa valiosa que realmente é. Talvez, você nunca vai conseguir pegar uma Gisele Bundchen em sua vida, mas compense com uma mulher que realmente se importa com você.

tumblr_m7kqtbdyou1qiaolko1_1280

Falando um pouco de bullying, os idiotas que precisam humilhar e por outras pessoas para baixo, é para se sentirem melhores com eles mesmos. Fazem isso para tentar se por em um lugar melhor. Não tente se abalar por esse tipo de gente.

Mas, por favor, sem essa que o mundo seria melhor sem você. Deixe de lado este pensamento derrotista e vitimista. Os brasileiros tem essa cultura do coitadismo, onde passamos a mão e sentimos dó dos pobres e feios, ao invés de dar os instrumentos e incentivá-lo as conseguirem o que querem.

Para encerrar, cito Rocky Balboa: “Se você tem valor, busque o que é digno de você. Tem que estar disposto a apanhar e não ficar apontando o dedo, dizendo que não é o que deseja por causa de alguém. Covardes fazem isso. E você é melhor que isso. (…) Se você nunca acreditar em você mesmo, nunca vai ter uma vida”.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »