O mundo é feito de escolhas: aprenda a decidir

Você está preparado para segurar essa ‘pica’, Aspira?

De segunda a sexta, desde quando sai da casa dos pais é assim, o despertador toca as sete, aquele barulho agudo que interrompe os sonhos me leva a primeira decisão do dia, antes mesmo de abrir os olhos, levantar cheio de ânimo ou dormir mais 10 minutos? (A segunda opção vence geralmente em quatro dias da semana).

Após o banho e a decisão de qual roupa usar, me pego em outro dilema, café preto ou um pingado quente? Com ou sem açúcar? Pãozinho ou biscoitos? (biscoito ou bolacha? Biscoito!).

Enquanto isso, outras decisões estão no whatsapp, perguntas sobre sair para onde, qual tema para o trabalho da faculdade escolher, respondo a quais “bom dia” e este maldito grupo sobre a causa das borboletas do Afeganistão, permaneço ou não? De repente algo interrompe minhas indagações, “crédito ou débito?”.

Finalmente, saio para o trabalho mas já cansei só de pensar nas outras decisões que virão.

decisões 3

Observando grandes homens no nosso mundo de hoje como Mark Zuckerberg e Barack Obama percebi que tudo é uma questão de decisões. Mark ao ser questionado sobre o porquê de se usar sempre camisetas cinzas diz:

“Tento diminuir ao máximo número de decisões que tomo, acredito que posso gastar mais tempo decidindo o que posso fazer para ajudar a melhorar o mundo que vivo”.

Isso explica muito o seu bom gosto pela moda e tendências do momento (só que não).

Barack Obama, por sua vez, em entrevista para o Vanity Fair, o Presidente falando sobre alguns de seus costumes destacou:

“Você pode observar, eu só uso ternos azuis ou cinza. Eu tento reduzir a quantidade de decisões que tomo. Não quero decidir o que comer ou vestir, já tenho muitas outras decisões a tomar.”

Decisões batem a nossa porta 24h por dia, e isso não é algo ruim, algumas são sim mais relevantes e desgastantes que outras. Mas como meros mortais e com um pouco menos de vaidades que Obama e Zuckerberg que podem ter alguns assessores para decidir eles, cabe a nós uma saída um tanto quanto manual para o direcionamento da nossa vida.

O clichê, “inspire, expire, não pire” cai como luva nesse ponto. O mundo está pirando, talvez por falta dessa respiração ou de blocos de anotações com alguns planejamentos e prioridades.

decisões 4

Charles Chaplin em mundo moderno deixa bem claro a automatização de tomadas de decisões do cotidiano que acarreta todas outras atitudes do homem. E essa mesma automatização pode te levar a deixar suas escolhas de lado.

Tente se desligar de tudo, passar 10 minutos ao menos desconectado e sem estar olhando para o smartphone, quem sabe assim poderá olhar para baixo e ver o quanto sua barriga cresceu e decida voltar para a academia. Talvez decida se voltar para as prioridades que já estão empoeiradas. Talvez decida pegar o caminho diferente do trabalho pra casa que seja mais bacana? Ou se questione como os caras do 5 à seco, “comprar um novo apê ou um All-Star?” Por que não?

Só lembre que só você é responsável das consequências de suas decisões e não me venha de mimimi acusando o destino. Não escapamos de nossas escolhas muito menos de seus futuros incertos. Decisões são como um salto de bungee jump; o risco da corda arrebentar sempre estará ali, caso não aconteça pode ser a melhor experiência da sua vida. Portanto inspire, expire e go Johnny! Salte! Mas se a corda arrebentar? Acredite, vai doer, mas vai doer uma vez só.

► Texto escrito por Arthur RibeiroEstudante de Relações Públicas, viciado em redes sociais. Ainda insiste em tocar violão, entender a lógica feminina, e aconselhar relacionamentos. Apreciador de boas conversas, bons filmes, boas músicas e da barba que cultiva.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para [email protected] e quem sabe nós não publicamos?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »