Nelson Mandela morre aos 95 anos

Nelson Mandela

Morreu nesta quinta-feira aos 95 anos Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid e ex-presidente da África do Sul. Assim como foi toda sua vida, Nelson Mandela travou uma longa batalha contra a doença, que terminou com sua internação e a morte.

Apesar de seus problemas de saúde começaram em 2011, ele foi brevemente hospitalizado com uma infecção respiratória, atraindo a atenção internacional. Ele foi, então, re-hospitalizado por uma infecção pulmonar e remoção de cálculos biliares em dezembro de 2012.

Depois de Sua procedimento médico bem-sucedido em março de 2013 não impediu que a sua infecção pulmonar ocorra novamente e ele foi brevemente hospitalizado em Pretoria.

Em 8 de junho de 2013, a sua infecção pulmonar se agravou e ele foi internado em Pretória, em estado grave. Depois de quatro dias, foi reportado que tinha estabilizado e que permaneceram em uma “grave, mas condição estável”.

O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (5) pelo mandatário da África do Sul, Jacob Zuma, em um emocionado discurso televisivo. Segundo Zuma, Mandela morreu “serenamente em sua casa em Joanesburgo”. “Quero recordar, com simples palavras, a sua humildade e a sua grande humanidade pela qual o mundo inteiro terá imensa gratidão para sempre”, disse o mandatário.

Ontem, Makaziwe, filha do prêmio Nobel da Paz de 1993 e ícone da luta contra o apartheid, havia dito que Mandela “lutava contra a morte”. O ex-presidente sul-africano foi internado em 8 de junho por conta de uma infecção pulmonar reincidente, a qual debilitou seu estado de saúde.

Ele deixou a clínica médica de Pretória em setembro e prosseguiu seus tratamentos em casa. A sua última aparição pública foi no ano passado, quando completou 94 anos de idade. (ANSA)

Para homenagear o grande líder pacifista, reunimos algumas informações sobre ele e grandes frases faladas por Madiba ao longo da vida. Confira!

Nelson Mandela com a taça do Campeonato mundial de Rugby, vencida pelos Springbok

Herói da luta contra o regime da segregação racial, “Tata” Mandela (“papai” Mandela) dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, em direção à democracia multirracial. Sua história ficou conhecida mundialmente através do livro “Mandela – A Construção de Um Homem” e do filme “Invictus”, onde o líder foi interpretado por Morgan Freeman.

Por esse motivo foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz e a ONU declarou que 18 de julho seria o Dia Internacional Nelson Mandela (“Mandela Day”). Neste dia, o órgão mundial recomenda que você dedique 67 minutos de seu tempo para tentar ajudar seus semelhantes,  de acordo com os valores defendidos pelo primeiro presidente negro da África do Sul.

Selecionamos alguns ensinamentos liderança, persistência, paciência e superação de Nelson “Madiba” Mandela. Confira!

  • “I am the captain of my soul”
  •  “Perdoem. Mas não esqueçam!”
  • “Sempre parece impossível até que seja feito”
  • “Bravo não é quem sente medo, é quem o vence”
  • “Quando o sangue começa a ferver, é tolice desligar o coração”
  • “O dinheiro não vai gerar o sucesso, a liberdade para gerá-lo o fará”
  • “Há vitórias que são importantes apenas para aqueles que as conseguem”
  • “Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação”
  • “Por ser estreita a senda – eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma”
  • “A maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantar cada vez que caímos”
  • “Se quiser fazer as pazes com o seu inimigo, você tem que trabalhar com ele. Daí, ele se torna seu parceiro”
  • “Somente homens livres podem negociar; prisioneiros não podem fazer acordos. Sua liberdade e a minha não podem ser separadas”
    Nelson Mandela já foi lutador de boxe
  • “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”
  • “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”
  • “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”
  • “Comenta-se que ninguém de fato conhece uma nação até que se veja numa de suas prisões. Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios”
  • “É melhor liderar de trás e colocar outros na frente, especialmente quando você celebra a vitória quando coisas legais acontecem. Você assume a linha de frente quando há perigo. Daí as pessoas apreciarão sua liderança”
  • “Por ser estreita a senda – eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma. Eu sou dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma. (Poema de William Ernest Henley, declamado por Nelson Mandela)”
  • “Isso foi uma das coisas que me preocuparam – ter ascendido à posição de semi-deus – pois daí em diante você não é mais um ser humano. Eu queria ser conhecido como Mandela, um homem com fraquezas, algumas das quais são fundamentais, e um homem que é engajado”
  • “Como um líder, eu sempre me esforcei para ouvir o que cada pessoa tinha a dizer numa discussão antes de dar minha própria opinião. Com frequência, minha opinião simplesmente representará um consenso do que eu ouvi na discussão. Eu sempre lembro o conceito básico: um líder é como um pastor de ovelhas. Ele fica atrás do rebanho, deixando o mais esperto sair na frente, sendo seguido pelos outros, sem reconhecer que desde o início eles estão sendo dirigidos por trás”

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »