Músicas para você que ainda não conhece Jair Rodrigues

Descubra o porquê você tem que admirar o cantor

Na manhã desta quinta, 9/5, recebemos uma notícia triste. O irreverente e carismático cantor Jair Rodrigues sofreu um ataque do coração e não aguentou. Faleceu, deixando-nos sem as brincadeiras e voz característica.

Quando soube da notícia, fiquei abalado. Confesso que nesse mundo de jornalismo (onde já fui mais atuante), poucas coisas você pode realmente se orgulhar de fazer. Mas entre muitas pautas, ciladas ou não, uma eu abracei sem hesitar: entrevistar o Jair Rodrigues em sua casa, a chácara em Cotia.

Fiquei ansioso em falar com o Cachorrão (apelido carinhoso que os mais próximos conhecem). Era véspera de seu aniversário de 70 anos, onde ele se preparava para o show que marcava meio século de carreira.

Músicas para você que ainda não conhece Jair Rodrigues 2

Eu, recém formado, fiquei ansioso, estudei bastante para não passar vergonha e fui com um punhado de perguntas (mais de 30). Foi com seu bom humor característico que Jair abriu as portas de seu sítio, chamado carinhosamente de paraíso terrestre, cheio de vontade e alegria, como se fosse o menino de 50 anos atrás.

Entre um cafezinho e outro, com passarinhos cantando ao fundo e a batucada comendo solta na mesa de madeira, relatou algumas histórias da sua vida e do samba, que na sua opinião, não é paulista, nem carioca, mas simplesmente brasileiro.

Ele não só respondeu todas, como tivemos um bate-papo de mais de 2 horas, com direito a confidências, conhecer toda a casa (incluindo um fusquinha reformado xodó) e quase ser convidado para voltar a uma semana, para um churrasco e uma pelada junto com o rei Pelé – de quem Jair era amigo íntimo.

Músicas para você que ainda não conhece Jair Rodrigues 3

De todo o bate-papo com o percursor do Rap, sambista de nascença e malandro por ocasião, deixo aqui a sua definição sobre música, algo que, com certeza, ele levou até o último momento de vida.

“Música é eu prato de todo o dia, pensamento, lazer, corpo, minha vestimenta. Quem não gosta de samba bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça, ou doente do pé. Mas quem não gosta da música, melhor não ter nascido.”

Para você que não conhece este completo artista. Fica aqui um playlist com tudo que você precisa ouvir para admirar Jair Rodrigues:

1# Disparada, no Festival da Record

Um misto de sertanejo, toada e baião, foi a música mais importante de sua carreira. Com ela ele desbancou a Banda, de Chico Buarque, e venceu o Festival da Record de 1966.

2# Foi um rio que passou em minha vida

Nesta música de Paulinho da Viola, Jair Rodrigues encaixou seu bordão de improviso “Laiá, Laiá”. Quando Paulinho ouviu pela primeira vez, foi ao camarim e ironizou: “Eu devia ter posto você como um dos autores também, porque foi você que inventou esse ´laiá´”. Jair respondeu brincando: “Por quê não colocou?”.

3# Deixa isso pra lá

Esta você tem que ver também, pois foi quando Jair iniciou o gesto das mãos, pelos quais ficou conhecido a vida inteira. ”

“Qualquer música que os caras pedem que eu cante, eles fazem o gesto do Deixa isso pra lá. É incrível rapaz, uma marca registrada. Falam: “Ei Jair! Prepara o seu coração (gesticulando)… Tô indo agora pra um lugar todinho meu (gesticulando novamente)…”. Eu comento “tudo bem, vai fundo!”, desabafa.

4# Upâ Neguinho

Música que a Elis Regina fez para Jair Rodrigues, eles que foram dupla no programa Dois na Bossa. Juntos, venderam mais de 1 milhão de álbuns.

5# Pout-pourri

Jair Rodrigue sabia como ninguém levantar a plateia. E quando percebia que a galera estava meio sonolenta, soltava um bloco de músicas, sem intervalo e com um atrás da outra. O pout-pourri brasileiro talvez tenha saído daí.

6# Luciana Mello, Jairzinho e Jair Rodrigues

Não podia faltar na lista uma música em que ele cante com seus filhos. Emocionante.

7# Majestade Sabiá

Com Chitãozinho e Xororó, Jair Rodrigues não renegava seu lado sertanejo

8# Festa para um rei negro

O título original do Samba-enredo da Salgueiro de 71. Foi com ele que Jair comemorou 50 anos de carreira e acredito que esta seja a melhor forma de agradecermos por tudo que ele fez e pelo que o é. Vá em paz, Cachorrão!

* Bônus:

9# Versão Para Nossa Alegria, feito com os filhos

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »