Meu amigo é gay. O que eu faço?

Créditos: Reprodução

Algum amigo seu acabou de sair do armário e se assumir? Se essa é uma experiência completamente nova para você, preparamos um texto com dicas e rompimentos de paradigmas para te fazer entender o seu amigo e, além disso, ajudá-lo nesse processo de aceitação. Afinal, amigos são para isso.

Ele é seu amigo

Créditos: Reprodução

Antes de entrarmos em uma discussão sobre homossexualidade, você precisa ter em mente que ele é seu amigo. Você provavelmente quer ele bem e não deseja que algo de ruim aconteça com ele, então, não permita que algo de ruim aconteça com ele. É simples! Não abra mão dele, não se afaste, não mude.

Você gostaria que algum amigo seu te deixasse de lado por algum motivo fora do seu controle?

Se ele te contou e se assumiu para você, ele confia em você. Talvez, ele só tenha você em quem confiar e não encontrou outra pessoa com a qual pudesse compartilhar algo assim.

A maior parte dos héteros não consegue compreender o que é viver com um segredo desses e como isso pode corroer alguém. Políticos, religião, família. São vários os empecilhos na vida de um gay que podem destruir a felicidade dele, então, pra quê seu amigo iria querer passar por isso se não fosse extremamente necessário para ele?

Você não é um político, você não é um líder religioso. Você é o amigo dele, o cara que ele confiou para contar algo assim, então, honre o seu posto, soldado.

Livre-se de preconceitos

Créditos: Reprodução

Se você já tinha uma mente mais aberta e reconhecia a comunidade LGBT antes do seu amigo se assumir, ótimo. Mas, se você ainda guarda qualquer preconceito ou receito em relação aos gays, essa, mais do que nunca, é a hora de mudar isso.

Você não precisa levantar a bandeira da causa, mas, se o seu amigo agora assume essa bandeira, talvez você deva apoiá-lo também.

É ele quem corre o risco de apanhar na rua se demonstrar qualquer sinal de quem ele realmente é, não você.

Jamais, nunca, em hipótese alguma insista para que ele “volte a ser hétero”.

Primeiro: Hétero ele nunca foi. Ninguém “se torna gay”, as pessoas descobrem e se aceitam.

Segundo: Vai ser doloroso demais ouvir isso de um amigo. Como foi dito anteriormente, ele não escolheria, gratuitamente, passar por todos os problemas que um gay enfrenta.

Ele não vai dar em cima de você

Créditos: Reprodução

Tire essa ideia da cabeça, certo? Vocês são amigos, a relação de vocês é completamente diferente de qualquer outra coisa e ela cresceu dessa forma, não há motivos para que isso mude.

É completamente desconcertante, para não dizer triste, quando um amigo se afasta do outro porque ele assumiu sua homossexualidade.

Ele vai continuar te chamando pra sair, vocês vão continuar fazendo o que sempre fazem, a diferença é que agora ele não vai precisar esconder ou se forçar a ficar com uma garota por pressão da sociedade – ou sua – porque ele já sabe que você sabe.

Além disso, você acha que um gay vai realmente querer se envolver ou se interessar por um hétero? Perder uma amizade ou permitir que um sentimento evolua para algo que nunca vai acontecer?

Sem chances, fique tranquilo. Novamente: ele é seu amigo.

Ele não te contou algo ruim

Créditos: Reprodução

Antes de tudo, seu amigo é gay. Ele não vai morrer tão cedo e também não matou alguém. Ele vai continuar vivo e, melhor do que isso: vai continuar vivo e feliz como provavelmente ele nunca foi na vida porque esconder algo assim do mundo deve ser um sentimento horrível.

Por isso mesmo, demonstre apoio e sinta-se feliz por ele ter assumido algo que provavelmente o estava consumindo por dentro.

Ele também estar se descobrindo, então, tenha paciência se ele não quiser contar muitas coisas ou entrar em detalhes. Ele provavelmente ainda não entende muito bem seus próprios sentimentos e desejos, pois é tudo novo para ele.

Ele é o seu amigo de sempre, o mesmo cara que já dividiu histórias insanas com você, que já ouviu seus perrengues, te ajudou, te apoiou. Ele precisa de você nessa hora, então, não seja um babaca.

Meu amigo é gay. O que eu faço?

Seja ainda mais amigo dele e fim.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »