6 Motivos pelos quais Meditar pode mudar a sua vida

Você pode achar que o simples ato de ficar parado por meia hora, sem pensar ou fazer nada, é algo improdutivo e inútil.

Com a vida que levamos hoje, imaginar passar 20 minutos de olhos fechados é até ultrajante, afinal, na nossa concepção e de acordo com o mercado de trabalho, só somos alguém quando produzimos.

Você sabe que precisa entregar um relatório na sexta-feira, mas você tem ideia de que 33% da população mundial sofre de ansiedade? O Brasil, aliás, é o segundo país com maior consumo de medicamentos para esse transtorno.

Você sabe que precisa praticar atividades físicas para se proteger, sabe que precisa manter o corpo em movimento para evitar desenvolver inúmeras doenças causadas, inclusive pelo excesso de peso e sedentarismo. Mas você sabe o quão importante é simplesmente parar?

Quantas vezes você já sentiu seu coração acelerado sem razão aparente ou já acordou no meio da noite preocupado com algo? Esses podem ser sintomas de ansiedade e a meditação, além de aliviar algo sem a ajuda de medicamentos – que, muitas vezes, podem agravar o quadro – também é o remédio perfeito para vários outros problemas.

Meditar aumenta a produtividade

Você provavelmente está se perguntando como algo que esvaziar a nossa mente vai nos tornar mais produtivo. Certo?

Nós explicamos: a verdade é que você não consegue simplesmente se sentar, fechar os olhos e desligar a cabeça. A prática da meditação, na verdade, consiste em acalmar a mente e focá-la em pensamentos que realmente importam.

Você lembra quando o Yoda dizia que precisava meditar sobre determinado assunto? Então, é disso que estamos falando.

Com a prática da meditação, você se acostuma a canalizar pensamentos e manter o foco. Além disso, também explora outras possibilidades que até então estavam adormecidas pelo excesso de trabalho da sua mente.

Depois de refletir sobre algo, sua mente acaba vagando e relaxando e, então, você pode finalmente limpar a cabeça.

Meditar te ajuda a reduzir o estresse e impulsionar mudanças

O estresse é uma bola de neve. Quando ele surge, a gente não consegue raciocinar direito e, então, qualquer pequeno problema vira algo gigantesco.

Como não conseguimos ver o quadro completo sob uma crise de estresse, nós não encontramos a melhor solução para o problema e também sobrecarregamos o nosso sistema nervoso.

Com a prática da meditação, a gente aprende a manter o foco em uma perspectiva mais ampla.

Meditar também te faz entender sua respiração e a formação dos seus pensamentos. Então, quando uma situação estressante surge, você consegue formular melhor suas atitudes de acordo com a ordem dos seus pensamentos, além de respirar com mais tranqüilidade para não deixar o estresse te dominar.

Meditar melhora suas atividades físicas

Pois é: você pode treinar 3 horas por dia, todos os dias da semana, mas de que adianta tanto esforço se você não controla sua respiração, não se concentra, de verdade, nos movimentos e nem respeita o seu próprio corpo?

A meditação te ajuda a prestar atenção nesses detalhes: talvez, seja a hora de reduzir o ritmo mas, se você estiver completamente envolvido na atividade sem parar para respirar, você não vai perceber.

Quando você medita, você se força a parar e realmente viver o momento, você também desenvolve uma noção das sensações do seu corpo. Isso te ajuda a entender o seu ritmo e como seu corpo responde fora de uma atividade física. Quando você estiver malhando, vai perceber as mudanças e saber quando aumentar a intensidade.

Meditar pode te ajudar a emagrecer

Perder peso é um jogo mental. Quantas pessoas você conhece que, com dietas e exercício, conseguiram emagrecer 30 quilos mas depois engordaram tudo outra vez? Isso é muito comum e várias patologias podem estar relacionadas ao ganho repetido de peso.

Se você já visitou um médico e sabe que nada físico está te impedindo de se manter magro, o problema pode estar na sua cabeça.

A ajuda de um psicólogo é sempre importante, afinal, ele vai analisar possíveis transtornos passíveis de tratamento médico. Mas, aliado ao tratamento, você pode, sim, praticar a meditação para controlar seus impulsos e compulsões.

Meditar vai te tranquilizar para pensar com mais clareza e também para reduzir o consumo excessivo de comida por algum problema de estresse ou ansiedade.

Meditar vai te ajudar a dormir melhor

Se você tem dificuldades em cair no sono e fica rodando horas e horas na cama até conseguir, tente meditar antes de deitar.

Aliás, você pode até meditar na própria cama! Sentado ou deitado, não importa. O importante é praticar as técnicas de meditação para, aos poucos, tranquilizar a mente.

A posição clássica da meditação tem, é lógico, sua importância e origem cultural. O alinhamento dos chácaras do corpo, por exemplo, é uma das razões pelas quais as pessoas meditam na posição de flor de lótus.

Mas não há problema algum em meditar deitado na sua cama!

Meditar te faz parecer mais jovem

O estresse e a ansiedade envelhecem a gente com uma facilidade que você nem imagina.

Segundo pesquisadores do Hospital Brigham and Women, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a ansiedade acelera o processo de envelhecimento natural do ser humano e, quanto mais ansiosa uma pessoa é, menor o tamanho de seus telômeros, uma estrutura do DNA associada à duração da vida e à boa saúde.

Quando você praticar a meditação com freqüência, vai perceber sinais na sua aparência de que você está mais saudável e feliz.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »