Manual de comportamento para festas em família

Reprodução

 

Eventos sociais podem ser tranquilos ou resultar em um ataque de ansiedade e situações nada agradáveis.

Festas em família nem sempre são os eventos mais esperados por todos que estão lá, e nem sempre todo mundo da casa tem a mesma opinião que você sobre todos os assuntos do mundo.

Por isso, para não acabar entrando em discussões desagradáveis ou vivendo situações constrangedoras com a família da namorada, de algum amigo ou com a sua, separamos algumas dicas para facilitar a sua vida!

1# Discutir política não é uma boa ideia

Créditos: Reprodução

 

É importante discutir política, sim. Mas em um evento em família, existem muitas pessoas com opiniões severas sobre certos assuntos e uma celebração como Natal, Ano Novo ou aniversário de parente não é o melhor momento para tentar argumentar ou forçar a sua visão.

Provavelmente um tio ou algum outro parente vai começar assuntos polêmicos de forma bem direta ou agressiva. Se você pensa diferente, não precisa concordar com ele. Mas, se você achar que ele acabou de falar algo absurdo, tente se conter. Pessoas se exaltam quando suas opiniões são questionadas e não é legal iniciar uma discussão antes da ceia de natal.

Se você não conhece muito bem o comportamento da pessoa ou nunca conversou sobre política de forma civilizada com ela alguma vez, não arrisque.

2# Discutir religião é uma péssima ideia

Créditos: Reprodução

 

Não importa qual seja a sua religião e também não interessa se você é ateu ou agnóstico, as pessoas têm o direito de seguirem suas escolhas religiosas e você não pode forçar suas crenças sobre elas.

Em festas em família, muitas vezes somos confrontados por afirmações religiosas ou linhas de pensamento com as quais não concordamos mas, para o bem de todos ali, é melhor não iniciar um debate sobre criacionismo ou interpretação de textos sagrados em pleno Ano Novo.

Quando o álcool entra na jogada, então, a coisa piora e você pode acabar ouvindo coisas bem desagradáveis ou também falando sem pensar. Evite esse assunto, controle sua opinião por mais que tenha que aguentar alguns comentários absurdos.

Discutir intensamente este tema pode causar um clima bem chato e ainda te fazer ficar com uma imagem desagradável para a família. Infelizmente, a maioria das pessoas é bem extrema quando o assunto é religião.

Caso sua família siga alguma religião diferente da sua e tenha algum ritual como orações, respeite. Você é um convidado e parte daquele grupo; não é nada agradável ver alguém mexendo no celular ou bebendo na frente da TV enquanto a família está rezando.

3# Excesso de bebida pode causar um estrago

Créditos: Reprodução

 

Beber demais nunca é a melhor opção mas, nas festas de família, as consequências podem ganhar proporções inimagináveis.

Às vezes, para aguentar tanta besteira sobre os dois tópicos anteriores, a gente pode precisar de mais umas latinhas de cerveja ou taças de vinho. O importante é se controlar e não passar dos limites para não virar o chato da noite ou ser aquele parente inconveniente que vai ser sempre lembrado por atrapalhar a festa.

Sabe quando você está entre amigos e sente que se beber mais um pouco vai passar mal ou ficar muito bêbado? Nesses casos, você acaba bebendo aquela outra latinha porque está entre pessoas que te conhecem extremamente bem e vão te ajudar e não te julgar caso algo aconteça.

Se com a sua família, ou com a família da sua namorada ou esposa, a sensação não é exatamente essa, então não passe esse limite.

Aqueles parentes distantes ou agregados certamente vão ficar enchendo a paciência da família caso isso aconteça. Então, pegue leve. O mais importante é aproveitar a reunião para curtir as pessoas que você gosta!

4# Não lave roupa suja

Créditos: Reprodução

 

Parece um bom momento para falar umas verdades para aquele primo que fez alguma besteira no passado, mas definitivamente não é a melhor hora para isso.

Todos estão juntos com o objetivo de aproveitar um momento agradável e comemorar alguma coisa, então, por isso, não atrapalhe a festa tentando resolver alguma situação.

Se alguém fez algo horrível ou agiu de uma maneira equivocada e você sente a necessidade de discutir sobre isso, espere uma outra oportunidade para falar diretamente com a pessoa.

5# Não reclame da comida

Créditos: Reprodução

 

Passas no arroz, peru fora do ponto, salada doce… Não importa se cada um levou um prato ou se alguém ficou responsável por toda a ceia: reclamar da comida é extremamente deselegante.

Alguém passou horas cozinhando, se preocupando em fazer o melhor e em entregar um prato gostoso. Você tem todo o direito de não gostar, mas não fique falando isso em voz alta ou criticando a refeição. Apenas deixe de lado e coma outra coisa que goste.

6# É hora de ir embora?

Créditos: Reprodução

 

Gloria Kalil, consultora de etiqueta, diz que você precisa trabalhar o desconfiômetro. Ir embora antes do bolo em um aniversário, por exemplo, só em situações extremas; sair antes da ceia de natal ou da entrega de presentes, também.

Porém, depois disso, sempre existem os chatos que insistem em ficar até o último segundo e atrapalham a vida dos anfitriões.

Provavelmente, o dono da casa gosta muito da sua companhia e de estar perto de você, mas, mesmo assim, ele ainda precisa arrumar toda a bagunça e descansar depois do evento. Então, tenha o bom senso de perceber os sinais e vá embora quando sentir que a festa está caminhando para o final.

Essas são algumas das dicas principais para se comportar bem nas festas em família. Caso você tenha uma extrema intimidade com todos os convidados, talvez não precise seguir todas, mas como, na maioria das vezes, esses eventos contam com a presença de pessoas mais distantes ou parentes menos chegados, é sempre uma boa se comportar da melhor forma para não transformar a festa em uma bagunça.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »