Lições de vida que todo homem aprende com sua mãe

Lições de vida que todo homem aprende com sua mãe - Crédito: Reprodução

“O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho.” – Agatha Christie

Sou de uma época em que a figura de uma mãe era cheia de dualidades e uma sabedoria quase mística. Enquanto o pai era quase uma fortaleza – aquele cara que consertava a casa, trabalhava fora e era sempre escalado para protagonizar as piores broncas – sobrava à mãe equilibrar a parte mais amorosa com a mais dura de criar um filho.

A mulher que falava “não vai levar um casaquinho para sair?”, de maneira frágil e delicada, era a mesma que falava em tom militar: “eu só vou contar até três: Ummmm….”.

Desde pequeno, dava para entender que a mesma mão que alisava sua cabeça quando você estava doente era a mesma que apontava de maneira ameaçadora na hora de fazer a lição de casa. Se isso não te ensina algo sobre a vida, nada mais ensinará.

Em parceria com a Saraiva e a campanha Mulheres Multi separei abaixo uma série de lições de vida que todo homem aprende com sua mãe. Se liga:

Melhor prevenir do que remediar

Melhor prevenir do que remediar - Crédito: Reprodução

Toda mãe tem um dom. É só a coroa profetizar a frase “Tem certeza que vai sair só de camiseta e bermuda hoje?” que automaticamente o clima da cidade, antes ensolarado e sem nuvens, se fecha para formar um ciclone tropical.

E o que seria isso, senão uma maneira de você aprender na prática que, se algo tem a chance de dar errado, pode dar errado. Logo, nada melhor do que estar sempre um passo à frente para não se ferrar.

Estude sempre aquela matéria a mais no dia de provas difíceis, leve aquele relatório extra para a reunião importante da empresa, cheque se o carro está com o estepe e, quando sair de casa, não esqueça de levar um casaco ou guarda-chuva porque vai que, né?

Você é um ser humano único

Você é um ser humano único - Crédito: Reprodução

Desde cedo toda mãe ensina para o seu filho a importância de se destacar em um mundo onde cada vez mais as pessoas estão iguais umas as outras.

Era só você reparar que todos os meninos do colégio estavam usando um mesmo tênis e pedir um desses para ela com o argumento que “todo mundo tem um” que, com uma sabedoria oriental, ela respondia: “mas você não é todo mundo”.

Aprenda a se destacar. Ser diferente não é algo ruim. Isso mostra que você tem personalidade e capacidade de tomar suas próprias escolhas independente do que as pessoas estão fazendo. Crie um estilo próprio e mostre como você é especial, mesmo sem ter tênis desta ou daquela marca.

Não siga o exemplo de falsos líderes

Não siga o exemplo de falsos líderes - Crédito: Reprodução

É muito fácil vender uma ideia. Não é à toa que existem diversos livros e especialistas em como gerir um time ou vender uma ideia. É necessário muito bom senso e reflexão para saber se aquele seu chefe ou sócio está te levando para uma furada.

Não foi de bobeira que sua mãe, sempre que te via imitando algum amiguinho em alguma coisa idiota logo proferia a frase “se o Pedrinho pular da ponte, você vai pular junto?”

Aprenda a diferenciar um bom líder, um bom político ou um bom sócio de falastrões cheios de falácias e ideias repetidas que não levam a lugar nenhum. E acima de tudo, não pule da ponte atrás de qualquer um.

Respeitar prazos é viver feliz

Respeitar prazos é viver feliz - Crédito: Reprodução

Você estava sentado na sala, curtindo seu Toddy enquanto tentava passar da maldita fase do Cassino de Sonic 2 quando sua mãe perguntava se você tinha lavado a louça. Claro que não. E claro que você tentava negociar com ela para poder lavar depois de terminar a jogatina.

Era quando sua progenitora, com uma voz ameaçadora proferia: “Eu vou contar até três…” Aqui está uma lição de gentiliza dela para você. Sabe por que? Na vida, são poucas pessoas que vão contar até três para você cumprir seus prazos.

Grandes empresas têm política de tolerância zero para funcionários que não conseguem manter seus cronogramas e grandes operações de negócios podem ser afetadas por aquela pessoa que não consegue entregar sua parte do projeto na hora.

E na vida amigo, a chinelada é o menor dos seus problemas. A demissão dói mais do que qualquer surra de tamanco que sua mãe poderia te dar.

Aprenda a valorizar as coisas

Aprenda a valorizar as coisas - Crédito: Reprodução

É muito difícil ser grato. Às vezes, a gente se acostuma tanto com uma situação que não percebe quão valiosa ela é e deixar de aproveitar cada segundo como deveria.

Quantas vezes você não ouviu quando era pequeno: “Um dia você vai me agradecer” ou “quando você morar sozinho vai ver”. Mesmo assim, virou os olhos e achou que ela estava exagerando.

Quando você começa a pagar suas próprias contas e passar os perrengues percebe que era feliz e não sabia. Por isso, aprenda a dar valor para as coisas boas, tanto as pequenas como as grandes, antes que seja tarde mais para isso.

Dê o presente certo para sua mãe multi neste Dia das Mães

Dê o presente certo para sua mãe multi neste Dia das Mães - Crédito: Reprodução

Pelo texto deu para ver que toda mãe é uma mulher multi. Filósofas, poetas, profetizas, professoras… Tudo em uma coisa só te preparando para viver a vida.

Com o Dia das Mães chegando, o melhor lugar para encontrar um presente para ela é a Saraiva: Uma loja diversa com produtos de cultura, entretenimento e tecnologia, com opções para todas mulheres modernas que são multitarefas, multiculturais e multifacetadas.

Para te ajudar a comprar o presente certo, durante o mês de maio, os clientes contarão parcelamento em até 15x sem juros no cartão Saraiva e em até 12x sem juros nos demais cartões.

Separamos algumas sugestões de presentes para você dar para sua mãe. Se liga:

Sugestões de Presentes - Crédito: Reprodução

  1. Lev
  2. 150 Técnicas Para Dominar A Arte Culinária
  3. Geração de Valor 2
  4. Smartphone Motorola Moto G 3ª
  5. Eu sou Malala
  6. Razão e Sensibilidade – Orgulho e Preconceito – Persuasão – Edição Especial

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »