facebook retarget

Kondzilla, o monstro dos clipes

Kondzilla, o monstro dos clipes DE FUNK

“Quem não é desse mundo acha que funkeiros são um bando de favelados. O pessoal não sabe como o funk gera dinheiro. Tem músico gerando mais de R$ 150 mil por mês”, é o que disse Kondzilla,  em entrevista ao G1. Não sabe quem é o cara? Konrad Dantas, 23 anos, é o responsável pelos maiores vídeos de funk do Youtube, sendo o produtor e diretor de clipes de gente como Mc Guime, Mc Pikeno e MenorMc Rodolfinho e  Mc Bolão.

Apesar de não cantar, Kondzilla é o maior expoente do funk ostentação, tendência entre os funkeiros (em especial os paulistas, com grande maioria localizada do Litoral Sul) onde as letras de músicas giram em torno de grandes marcas de carro, moto e roupa, e um estilo de vida bem ostentoso (uma pegada meio Gangnam Style).

Indo completamente contra o esteriótipo de músico brasileiro ser coitadinho e humilde, o cara vem colecionando alguns milhões de visualizações no Youtube. Confira abaixo uma entrevista exclusiva com o diretor e produtor.

Como surgiu o apelido de KondZilla?

Meu nome é Konrad Dantas, 23, e fui apelidado de Kond pelo meu irmão quando ainda eramos crianças, pois ele não sabia pronunciar meu nome. O Zilla veio recentemente, na linguagem das ruas uma coisa muito boa é chamada de monstro, então procurei o nome de um monstro que soasse parecido com Kond e lembrei do GodZilla, daí Kond Monstro = KondZilla. (rs)

Kondzilla Funk

A quanto tempo você trabalha na produção de videoclipes e como tudo começou?

Trabalho com videoclipes há pouco mais de um ano, trabalhava com efeitos visuais para filmes publicitários e tinha uma camera, com o passar do tempo vi que investia mais o meu tempo estudando como fazer clipes do que efeitos. Quando realmente decidi que era isso que queria fazer da minha vida, saí da produtora que trabalhava e apostei todas as minhas fichas na direção de clipes.

Como você vê a cena do funk hoje em dia?

Com a chegada do funk na capital de São Paulo, vejo que as coisas estão se profissionalizando cada vez mais, antes eram os amigos que faziam os trabalhos dos artistas, hoje já procuram profissionais capacitados.

Quais as inspirações para produzir um clipe, depende do que o MC planeja ou você que tem todas as ideias?

Existem duas formas de trabalho, em uma o próprio artista escreve a letra da sua música, então ao compor ele já sabe como ele vai querer a cena e já define um roteiro, então amadurecemos essa idéia, acrescentamos ou podamos algumas coisas que seriam inviáveis dentro do prazo e orçamento. Na outra, o contratante confia no nosso trabalho a ponto de nos dar total liberdade para criarmos tudo dentro do projeto.

kondzilla-videoclipes-funk

Como os clipes de gangsta rap norte-americano influenciam no seu trabalho?

A cena do funk atual está se aproximando dos clipes de rap americano dos anos 2000, as letras falam quase as mesmas coisas, então procuramos seguir como referência o que já deu certo nos EUA, porque sabemos da aceitação que o nosso mercado tem com o produto americano.

Os objetos de luxo, como carros, casas, motos e roupas de grife que aparecem nos vídeos, são realmente dos MCs ou faz parte da produção? Conte um pouco do processo de produção.

Hoje não trabalho como produtora, sou contratado pelo artista para fazer a direção geral do projeto, então toda a parte de produção, figurino, autorização, direito de imagem, objetos de cena, locações, figurantes, etc são por conta e responsabilidade dos contratantes. Quando nós escrevemos o roteiro é apresentado para o artista e a sua produção, se eles conseguirem todos os elementos do projeto é aprovado o roteiro, se houver dificuldade fazemos alteração.

Já aconteceu alguma história engraçada ou algo inusitado durante uma gravação?

Já teve vez de um policial nos abordar para saber o que estava acontecendo e quando terminou o expediente dele voltar na gravação para participarkondzilla-videos-funk

Você tem lucrado com os vídeos no Youtube, já que eles têm milhões de visualizações?

Não, como sigo o mercado norte americano como referência, os diretores tem o papel de executar o trabalho e não de ter os lucros de exibição no youtube, afinal eu sou contratado e não o dono do projeto, por isso posto os clipes no canal dos próprios artistas.

Na sua opinião qual é o grande MC da cena atual?

É difícil falar qual é o grande MC do momento, porque todos tem um público próprio apesar de fazerem o mesmo gênero, mas posso afirmar que já trabalhei, trabalho e tenho projetos com os maiores da cena atual.

Quais os próximos trabalhos que o público pode esperar, tem algum clipe novo no forno?

Prefiro deixar essa pergunta em off (rs), mas estamos lançando no mínimo um clipe por semana, pode esperar que temos boas novas vindo por ai.

>> Texto colaborativo de Leonardo Paladino, estudante de jornalismo que gosta de música, fotografia, comédia, atrocidades, esportes radicais, geração beat e usar bigode.

Autor Colaboradores MHM

Quer ter o seu texto publicado no MHM? Envie para o nosso e-mail contato @ manualdohomemmoderno.com.br