Just do it: slogan da Nike foi inspirado em frase de condenado à morte

Just do it: slogan da Nike foi inspirado em condenado à morte 2
E se te falassem que um dos slogans mais famosos do mundo teve como base um desabafo dito por um homem condenado à morte nos EUA, você acreditaria? Sim, isto realmente aconteceu.

Just do It‘, a frase clássica da Nike diz, em tradução livre, algo como ‘simplesmente faça’. Esta foi a declaração feita pelo assassino à beira da sua execução.

Dan Wieden, co-fundador da agência de publicidade Wieden + Kennedy, revelou a origem impensável do slogan em uma entrevista feita à revista Dezeen.

Isto aconteceu em 1977, e Wieden estava lutando para chegar a um slogan que iria unir os diferentes comerciais de TV que a agência tinha criado para a marca de artigos esportivos.

O assassino era Gary Gilmore. Ele cresceu em Portland, e correu estados fazendo atos criminosos no país. Em Utah, ele assassinou um homem e uma mulher, foi condenado e estava diante de um pelotão de fuzilamento.

“Eles perguntaram se ele tinha algum pensamento final e ele disse: “Vamos fazer isso” (Let’s do it). Logo em seguida, ele foi baleado e morreu.

Eu gostei da expressão, mas não gostei da frase, então mudei para “Just do it”.

Dan Wieden, idealizador da famosa frase, criou ela depois de desabafo de um homem condenado à morte nos EUA

O co-fundador da Nike, Phil Knight, que não acreditava na necessidade de publicidade para a marca, a princípio rejeitou explicitamente a ideia.

“Nós não precisamos dessa merda!”, disse Phil.
“Eu disse ‘Basta confiar em mim.”, ressaltou Wieden.

Então, aceitou e transformou-se em um sucesso rapidamente.

O slogan, em conjunto com o logotipo da Nike, ajudou a impulsionar e transformar a marca de artigos esportivos em um gigante global, ultrapassando o então rival Reebok, e ainda está em uso há quase três décadas depois que foi inventado.

A revista Campaign descreveu como “sem dúvida o melhor slogan do século 20”, pois ele “atravessa barreiras de idade e de classe, ligando Nike com sucesso – e fez os consumidores acreditarem que poderiam ser bem sucedidos também, só que através do uso de seus produtos.”

“Como todos os grandes slogans, era ao mesmo tempo simples e memorável. Ele também sugeriu algo mais do que o seu significado literal, permitindo que as pessoas interpretam o que quisessem e, ao fazê-lo, estabelecer uma conexão pessoal com a marca”.

Fonte: Dezeen

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »