Gastos desnecessários que você tem (mas não pensa a respeito)

guarda dinheiro

Há quem diga que os maiores prazeres da vida custam caro. Não acredito nisso. Acredito que alguns BONS prazeres da vida custam uma certa quantia de dinheiro.

Se você gosta de viajar, ter um carro bom ou viver algumas experiências inusitadas – como fazer um safari ou pular de pára-quedas – vai ter que pagar por isso. E esse é o nosso grande problema: guardar dinheiro.

Existem algumas dicas óbvias, como evitar jantar fora todo dia ou cortar vícios como bebida e cigarro, mas existem outras pequenas coisas que vão sugando nosso dinheiro e a gente nem percebe.

Separei aqui alguns gastos desnecessários que você tem (mas não pensa a respeito). Se liga:

Comprar tudo em um mercado grande

super

Não precisa comprar toda sua compra do mês no mesmo lugar. Deixe para o supermercado produtos não perecíveis e coisas mais específicas.

Mas, pode apostar que o açougue – ou a feira da sua rua – possuem preços e produtos muito melhores do que os de um Extra ou um Carrefour da vida. Sem contar que o atendimento vai ser muito melhor e mais pessoal.

Um açougueiro ou feirante vão te mostrar quais frutas ou vegetais estão mais frescos, vão cortar o pedaço de carne no tamanho que você quer, entre outros tipos de atendimento personalizado. Não é aquela coisa largada e impessoal que muitos desses mercados grandes viraram hoje em dia.

Apenas comprar produtos de marca

416379301_563dde2201

Broder, essa dica vale desde as compras do mês até eletrônicos e peças de roupa. Muitas vezes compramos certas coisas só pelo status e não porque precisamos realmente delas ou porque são melhores.

Esqueça esse papo de ostentação e pense no seu bolso. Dê uma avaliada antes de comprar, compare as marcas e veja se tem uma diferença tão grande assim entre um item e o outro.

Vai na farmácia? Procure um genérico. Vai comprar coisas simples como arroz, feijão ou molho de tomate? Será que não tem uma marca menos famosa e com um preço melhor? Você sabia que, em alguns produtos que levam personagens famosos, como a Turma da Mônica ou Vingadores, parte do preço do mesmo é para bancar o licenciamento de personagens e não pela qualidade ser superior.

Você vai sentir a diferença principalmente falando de eletrônicos. Sabe aquele celular que você tem que importar dos Estados Unidos e paga uma bica? Nem sempre ele é o melhor do mercado.

Eu mesmo troquei meu iPhone por um outro da concorrente e, tirando o sistema operacional, a diferença em desempenho é quase nenhuma. Sem contar que o valor foi MUITO mais barato.

Ir ao mercado quando você está com fome ou com pressa

marketing-to-men-1-750x750

Fazer compras é um processo que precisa de calma e paciência. Se você está com muita pressa vai pegar o primeiro produto que ver pela frente e foda-se. Se você está com fome, vai apelar para coisas mais gordas que não fazem bem nem para a saúde e nem para o seu bolso. Apenas pela gula.

Vá com tempo sobrando, bote uma música ou podcast para tocar no seu fone de ouvido e vá economizando de centavos em centavos.

Comprar besteiras para comer em lojinhas

snacking

Desde que eu comecei a trabalhar em casa, percebi que começou a sobrar uma grana que não sobrava no fim do mês antes.

Acontece que, vira e mexe na volta do almoço, eu comprava alguma besteira em lojinhas como bolachas, sucos, chocolates, chicletes…

Cada compra não saia mais que uns 5 reais. Porém, de cinco em cinco, hoje já sobra uma grana para eu comprar algo legal para mim.

Putz, mas você curte muito comer algo em uma pausa no meio do trampo? Faça uma compra mensal em um mercado maior e economize seu dinheiro.

Ser desorganizado

disorganized-piler-1024x617

Eu sofro desse mal. Pode não parecer, mas ser desorganizado – e desastrado – custa muito dinheiro.

Eu tenho um problema em especial com fones de ouvido. Esqueço onde guardo eles ou guardo de qualquer jeito. O que faz com que, ou eles quebrem facilmente, ou eu saia sem um fone para passar o dia inteiro fora de casa. Já perdi as contas de quantos fones comprei esse ano.

Tenho amigos que passam por isso com cabos de carregar celular e tablet, chaves e até mesmo jóias e peças de roupas.

Às vezes você está meio afobado e acaba esquecendo um óculos escuros ou casaco em algum lugar que você nunca mais vai voltar. Ai, terá que ter um gasto desnecessário para repor aquele item.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »