Filmes de natal que fizeram a sua infância

Créditos: Reprodução

Você pode – ou não – celebrar o Natal, seguir uma religião cuja crença não comemora o dia 25 de dezembro ou até não levar tradições ao pé da letra, mas uma coisa é praticamente certa: você já assistiu algum desses filmes natalinos quando era criança.

Para entrar no melhor clima natalino possível (sem precisar ouvir Simone ou assistir especial de natal na TV), vamos relembrar os clássicos que marcaram nossa infância?

Ah! A lista contém bastante coisa antiga e nenhum filme posterior aos anos 2000. A ideia é transmitir o sentimento de nostalgia com os clássicos que passavam na TV durante a tarde!

Esqueceram de Mim (1990)

Direção: Chris Columbus

Créditos: Reprodução

Ah! A suspensão de descrença dos anos 1980 e 1990! Hoje, qualquer acontecimento deste filme seria incabível e impossível de acreditar. O jovem Kevin – interpretado pelo então prodígio Macaulay Culkin – é esquecido em casa quando a sua família vai viajar para Paris no Natal. Ninguém dá falta do Kevin até chegarem no destino e, com os telefones de casa cortados, também não conseguem ligar para a coitada da criança.

Quando dois ladrões invadem a casa, Kevin toca o terror para espantá-los de lá. Impossível entender como eles não morreram depois de tantas armadilhas.

Assistir Esqueceram de Mim ainda proporciona o mesmo sentimento leve de uma época onde a nossa única preocupação no fim de ano era terminar o ano letivo sem recuperação, comer rabanada e ganhar a nova fita para o videogame no natal.

Um Herói de Brinquedo (1996)

Direção: Brian Levant

Créditos: Reprodução

Eu tinha apenas cinco anos quando esse filme foi lançado, e provavelmente tinha no máximo oito anos quando ele começou a passar na TV. Por isso, na minha cabeça de criança, Arnold Schwaznegger sempre foi o Exterminador do Futuro desesperado para conseguir o boneco do Turbo Man para o filho.

Eu imagino como foi a reação daqueles mais velhos que eu quando o Schwaznegger participou deste filme e eles perceberam a ironia!

Este ano, quando este filme passar na TV – ele certamente passará – reúna a família porque vale a pena assistir.

As cenas do Schwarza contracenando com o policial em busca do mesmo brinquedo são hilárias.

Meu Papai é Noel (1994)

Direção: John Pasquin

Créditos: Reprodução

Tim Allen fez parte da minha vida antes mesmo de eu saber quem era Tim Allen. O dublador do Buzz Lightyear participou deste filme um ano antes do lançamento de Toy Story.

Aquela velha premissa de encontrar um herói para “salvar o natal” é o plot do filme e, por mais que ele não seja mais tão engraçado hoje em dia, ainda entretém a família e deixa todo mundo no clima natalino.

Para quem não lembra da história, Scott Calvin é um vendedor de brinquedos que precisa assumir o posto do Papai Noel e, aos poucos, percebe uma transformação inesperada! É divertido, nostálgico e uma boa escolha para a tarde do dia 25.

A Felicidade não se Compra (1946)

Direção: Frank Capra

Créditos: Reprodução

Talvez esse seja o filme com mais cara de filme natalino e, é claro, a história mais repetida ao longo dos especiais de natal na TV: perto do natal, quando alguém pensa em tirar a própria vida ou está deprimido por algum motivo, um anjo aparece e começa a mostrar para essa pessoa como o mundo ficaria se ele estivesse morto.

A felicidade não se compra é exatamente sobre isso: com James Stewart e Donna Reed, é certamente um dos filmes de natal mais bonitos que eu já vi.

Férias Frustradas de Natal (1989)

Direção: Jeremiah S. Chechik

Créditos: Reprodução

Houve uma época em que as famílias em férias estavam em apuros nos filmes. Férias frustradas no Havaí, férias frustradas em Las Vegas, férias frustradas na Europa… Em 1989, as férias frustradas foram durante o natal e, é claro, tudo deu errado na véspera do dia 25 de dezembro.

Chevy Chase, para mim, é um ator engraçado e competente quando faz comédia. Com certeza você já viu esse filme em alguma tarde de dezembro e, se não ficou agoniado com tantas coisas dando errado em seguida, se divertiu bastante assistindo!

Milagre na Rua 34 (1994)

Direção: Les Mayfield

Créditos: Reprodução

Remake de um filme de 1947, este é um dos meus favoritos para assistir nesta época do ano. Mara Wilson, atriz de Matilda, é uma garotinha crédula sobre a existência do Papai Noel. Como o próprio título do filme diz, em algum momento ela passa a acreditar e isso afeta diretamente sua vida e as pessoas ao seu redor.

Milagre na Rua 34 é um filme mágico, atemporal e contém uma delicadeza inexplicável em seu roteiro e direção.

John Hughes, um gênio em retratar sentimentos e angústias juvenis, escreveu o roteiro e produziu este filme, assim como fez em Esqueceram de Mim.

Estranho Mundo de Jack (1993)

Direção: Henry Selick

Créditos: Reprodução

Marcante tanto no Natal quanto no Halloween, o clássico criado por Tim Burton – porém, não dirigido por ele – contém toda a essência fantástica da imaginação infantil.

Muitas crianças tinham um pouco de medo e ficavam incomodadas com esse filme. Nunca foi o meu caso, eu sempre amei toda a atmosfera de O Estranho Mundo de Jack e a inocência de um monstro do mundo do Halloween querer alegrar as pessoas no dia de natal.

A trilha sonora é incrível, sensível e divertida!

Com certeza você vai se lembrar de alguma cena caso tenha crescido nos anos 1990.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »