Ficar solteira pode solucionar problemas de estresse nas mulheres, segundo pesquisa

Essa nova pesquisa comprova a importância da cooperação nas tarefas domésticas. Realizada nos Estados Unidos pela Universidade de Michigan, ela mostra que ter um marido cria sete horas adicionais de trabalho doméstico para uma mulher – e o drama piora quando elas têm mais de três filhos. Nesse cenário, a estimativa é que elas passem mais de 28 horas semanais cozinhando e limpando a casa.

A conclusão (bem óbvia, alguém avisa para eles que a gente já tinha reparado nisso aqui no Brasil faz tempo) dos pesquisadores é de que o problema está na má distribuição dos afazeres domésticos entre o casal.

Normalmente, a imagem mais comum é a da mulher tomando conta da cozinha, por exemplo, e das outras responsabilidades domésticas – isso reforça ainda mais a má distribuição dos deveres porque, no subconsciente dos casais analisados na pesquisa, o trabalho de casa é tarefa da mulher: “Os homens tendem a trabalhar mais fora de casa, enquanto as mulheres assumem a maior parte do trabalho doméstico”, diz Frank Stafford, um dos pesquisadores que dirigiu o estudo. “E a situação fica ainda pior para as mulheres quando têm filhos”, concluiu.

Para alcançar os resultados apresentados pelo estudo, os pesquisadores avaliaram as atividades diárias dos participantes e questionaram homens e mulheres sobre o tempo que ambos gastavam na cozinha, limpando a casa ou fazendo outros afazeres domésticos.

O resultado? Mulheres jovens e solteiras despendem cerca de 12 horas por semana nessas funções, já as casadas e com mais de 60 anos gastam quase o dobro nos afazeres domésticos.

Por mais que o resultado ainda seja impressionante e demonstre as diferenças abissais que a sociedade impõe entre os gêneros, os pesquisadores afirmam que, no passado, o cenário era pior: na década de 1970, por exemplo, as mulheres realizavam, em média, 26 horas semanais de tarefas domésticas e os homens apenas seis.

Então, homens e mulheres, vocês já sabem: não há problema algum em dividir as funções dentro de casa e isso ainda vai render mais horas para ambos aproveitarem a vida como um casal.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »