Feitos um para o outro, mas separados pela idade

Com fase opostas na vida, casais vivem desentendimentos amorosos

Com fase opostas na vida, casais vivem desentendimentos amorosos

Costumo dizer que homens e mulheres foram feitos uns para os outros, o único problema é que nasceram em épocas opostas. Talvez isso seja a causa e a consequência de tantos desentendimentos amorosos.

Duvida? Vou mostrar para você.

No início da adolescência, enquanto as garotas começam a desabrochar e mostram alguns interesses pelo sexo oposto, estamos nós, meninos, preocupados em passar a tarde toda jogando futebol com os amigos, empinando pipa e fazermos campeonatos de videogames.

Enquanto elas arriscam suas primeiras ficadas com os caras mais velhos do colégio, somos rejeitados por sermos desengonçados, esticados ou gordos, com a voz falha e braços longos demais. Nossa iniciação sexual ou nosso contato sexual mais intenso acontece nos sites de pornografia da internet.

O frescor da juventude

feitos um para o outro, só que em tempos opostos 2

Nessa época, são os homens os campeões em colecionar NÃOS e rejeições. Somos jogados a escanteio por elas sem dó nem piedade. Por aquelas que se tornam cobiçadas pelos mais novos, pelos da mesma idade e pelos mais velhos, por seus corpos em plena formação, com tudo em cima. A mulher, nessa época, guarda o frescor da juventude e é feliz por ignorar por completo a lei da gravidade.

Na próxima fase da vida, levada pelo cinema, pelas revistas de comportamento e pelas fábulas infantis que ficaram na sua cabeça, as mulheres sentem a necessidade de viver um romance de verdade. Precisa encontrar um cara que valha a pena para namorar, ou mesmo para desenvolver uma experiência sexual satisfatória. São intensas, choram, terminam e voltam como nunca.

Não precisa nem dizer que o homem, na mesma idade, está um passo atrás. Não tem status e nem maturidade para encarar um relacionamento romântico desse tipo. Enquanto ela imagina o sexo como um jantar a dois em um restaurante requintado, o homem pensa na transa mais como uma passada à tarde no fast food da esquina: rápido e o suficiente para encher a barriga naquele momento, mas sem critério algum. Priorizamos a quantidade do que qualquer coisa.

Enquanto elas precisam de um companheiro para as aventuras, nós precisamos de alguém que saibam conduzir-nos.

A bomba do Relógio biológico

feitos um para o outro, só que em tempos opostos 3

O jogo só muda quando o relógio biológico da mulher bate e ela sente que precisa de um progenitor para seu projeto de ser mãe. Aí, é um Deus nos Acuda!

Da mesma forma como o tempo eleva a mulher a uma condição de princesa aos 20 anos, na década seguinte é o mais cruel dos vilões. Se a mulher ainda não conseguiu um companheiro, para a família e amigas, ela precisa parar de ser tão ‘complicada e perfeitinha’ e aceitar o que estiver disponível no mercado.

Os níveis de critérios despencam mais que a fortuna de Eike Batista. O protagonista para suas histórias de amor pode até dar lugar a um figurante de um filme de segundo escalão.

Por outro lado, o homem, já munido de suas experiências e frustrações, chega aos 30 anos no auge, com seu peso valendo ouro. Sua família e amigos encorajam a se acertar na vida e aproveitá-la ao máximo antes de escolher uma parceira para a vida toda.

Começa a ganhar sua independência financeira e pessoal, tem mais repertório do que um moleque de seus 20 anos, sabe lidar com uma mulher e passou da fase do oba oba das micaretas. Ganhou maturidade no paladar e nos relacionamentos. Agora é ele que é admirado pelas mais novas, cobiçado pelas da mesma idade e ganha olhares até das mulheres mais maduras.

Visões opostas na sociedade

As convenções sociais levam os homens nesta idade a serem tidos como ‘vividos’, enquanto as mulheres são rotuladas como ‘peças de segunda mão’. O passear do pai com o filho pode resultar em um afrodisíaco e sinal verde para o sexo oposto chegar. Já para elas, o pequeno ao lado pode representar um sinal de ‘afaste-se, perigo!’ para o público masculino.

É por essas e outras que levo em conta o que disse Leo Jaime, no livro Cabeça de Homem:

“É como se a vida da mulher de 30 anos a colocasse em posição diametralmente oposta à do homem da mesma idade. As mulheres de 20 e os homens de quarenta parecem afinados. Assim como os homens de 20 e poucos com as mulheres de 40. Isso faz com que esses casais assimétricos sejam cada vez mais frequentes”.

Entendeu agora quando falo que a principal causa para os desentendimentos amorosos dos casais está relacionada as fases opostas que eles vivem na vida?

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso