Está estressado? Vá lavar uma louça!

Estudo aponta que lavar a louça ajuda a combater o estresse

– Está estressado? Vá lavar uma louça!

A frase, que já foi usada de forma pejorativa para muitas mulheres, ao contrário do que pensa, faz muito sentido para ambos o sexo. Quem confirmou isso é um estudo realizado na Universidade da Flórida que apontou que o ato
ajuda a limpar a mente dos pensamentos cinzentos.

Enquanto muitos acreditam que as tarefas domésticas podem deixá-lo ainda mais irritado, a pesquisa concluiu que lavar pratos abaixam o nível de estresse significativamente, desde que feito de maneira consciente (e não obrigatória).

A descoberta foi feita através de um estudo com 51 estudantes universitários que lavaram 18 pratos cada.

Metade leu as instruções inspiradas na técnica de meditação mindfulness – com orientações para que os voluntários se concentrassem no ato de lavar os pratos e tivessem plena consciência de todos os movimentos que estavam fazendo, com a respiração, inspiração e os aspectos sensoriais da prática.

A outra metade leu um texto curto e descritivo como lavar a louça corretamente e botou em prática.

Shutterstock

As pessoas que usaram práticas mindfulness relataram sentimentos de inspiração 25% maiores e níveis de nervosismo 27% mais baixos que antes de lavar a louça.

Já aqueles que não se concentraram não tiveram o benefício da tarefa. Os níveis de estresse foram medidos por um questionário objetivo realizado com os participantes antes e depois da atividade.

Os investigadores sugerem que, embora o estudo tenha sido realizado com um pequeno número de participantes, pode indicar que você pode utilizar as corriqueiras atividades cotidianas para melhorar seu bem estar.

Se você for uma pessoa bem estressada, posso indicar o meu endereço como parte da sua terapia!

Fonte: Ecommerce Journal

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso