Depois de passar 27 anos nas celas da apartheid, Nelson Mandela foi liberto, assumiu a presidência da Africa do Sul de 1994 a 1999 e se transformou em um dos maiores líderes da nossa época. Mandiba, como é carinhosamente chamado pelos seus conterrâneos, completa 95 anos em 18 de julho, destes, 67 anos foram dedicados a serviços humanitários.
Herói da luta contra o regime da segregação racial, “Tata” Mandela (“papai” Mandela) dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, em direção à democracia multirracial. Sua história ficou conhecida mundialmente através do livro “Mandela – A Construção de Um Homem” e do filme “Invictus”, onde o líder foi interpretado por Morgan Freeman.
Por esse motivo foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz e a ONU declarou que 18 de julho seria o Dia Internacional Nelson Mandela (“Mandela Day”). Neste dia, o órgão mundial recomenda que você dedique 67 minutos de seu tempo para tentar ajudar seus semelhantes, de acordo com os valores defendidos pelo primeiro presidente negro da África do Sul.
No aniversário do líder sulafricano, selecionamos alguns ensinamentos liderança, persistência, paciência e superação de Nelson “Madiba” Mandela. Confira!
- “I am the captain of my soul”
- “Perdoem. Mas não esqueçam!”
- “Sempre parece impossível até que seja feito”
- “Bravo não é quem sente medo, é quem o vence”
- “Quando o sangue começa a ferver, é tolice desligar o coração”
- “O dinheiro não vai gerar o sucesso, a liberdade para gerá-lo o fará”
- “Há vitórias que são importantes apenas para aqueles que as conseguem”
- “Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação”
- “Por ser estreita a senda – eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma”
- “A maior glória em viver não está em jamais cair, mas em nos levantar cada vez que caímos”
- “Se quiser fazer as pazes com o seu inimigo, você tem que trabalhar com ele. Daí, ele se torna seu parceiro”
- “Somente homens livres podem negociar; prisioneiros não podem fazer acordos. Sua liberdade e a minha não podem ser separadas”
- “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”
- “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”
- “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”
- “Comenta-se que ninguém de fato conhece uma nação até que se veja numa de suas prisões. Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios”
- “É melhor liderar de trás e colocar outros na frente, especialmente quando você celebra a vitória quando coisas legais acontecem. Você assume a linha de frente quando há perigo. Daí as pessoas apreciarão sua liderança”
- “Por ser estreita a senda eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma. Eu sou dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma. (Poema de William Ernest Henley, declamado por Nelson Mandela)”
- “Isso foi uma das coisas que me preocuparam – ter ascendido à posição de semi-deus – pois daí em diante você não é mais um ser humano. Eu queria ser conhecido como Mandela, um homem com fraquezas, algumas das quais são fundamentais, e um homem que é engajado”
- “Como um líder, eu sempre me esforcei para ouvir o que cada pessoa tinha a dizer numa discussão antes de dar minha própria opinião. Com frequência, minha opinião simplesmente representará um consenso do que eu ouvi na discussão. Eu sempre lembro o conceito básico: um líder é como um pastor de ovelhas. Ele fica atrás do rebanho, deixando o mais esperto sair na frente, sendo seguido pelos outros, sem reconhecer que desde o início eles estão sendo dirigidos por trás”
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso