Diferenças entre o orgulho e a arrogância

Conquistar algo gera um sentimento difícil de explicar: uma mistura de tranquilidade e excitação, uma vontade de gritar para o mundo que você conseguiu – e esse é o próximo passo.

Você quer contar para as pessoas que você comprou sua casa, conseguiu financiar aquele carro ou conquistou um emprego novo. Você quer comemorar com a sua equipe a aprovação de um projeto; com os seus amigos, o noivado oficializado mas não quer soar arrogante demais ao esbanjar sua felicidade.

Então, como diferenciar o orgulho da arrogância? A linha é tênue, então, veja como não ultrapassá-la:

Pessoas orgulhosas são sempre confiantes enquanto pessoas arrogantes são inseguras

Pessoas orgulhosas sabem o que fazem. Normalmente, elas gostam de fazer as coisas do jeito certo e não querem perder tempo.

Pessoas arrogantes costumam usar sua arrogância para acobertar seus deslizes e incapacidade de cooperar com alguma tarefa. No fundo, elas sabem que elas não são capazes de ter sucesso no que fazem e são pessoas cheias de dúvidas.

Pessoas orgulhosas escolhem as palavras com sabedoria, pessoas arrogantes costumam ser agressivas. Normalmente, elas falam com mais sabedoria por dois motivos:

  1. Elas falam de acordo com sua própria experiência;
  2. Normalmente, elas controlam seus pensamentos com mais paciência.

Elas sabem que a sensação de orgulho tem uma base sólida e, por isso, é natural que falem positivamente e inspirem as outras pessoas.

+ 8 passos para ser mais confiante e atraente, segundo a ciência
+ Como James Bond pode te ensinar a ser mais confiante

A arrogância é semeada na incapacidade de controlar a mente. Então, se uma pessoa arrogante quiser impressionar os outros, provavelmente ela vai usar uma linguagem mais forte e agressiva para tentar chamar a atenção.

Pessoas orgulhosas pensam que todas as pessoas merecem ser tratadas igualmente

Mas as pessoas arrogantes acreditam que são melhores que as outras.

Um estudo de psicologia, desenvolvido pela Universidade de Amsterdã e pela Universidade Estadual de Ohio, analisou crianças entre 7 e 11 anos. Ele concluiu o seguinte: crianças que cresceram ouvindo dos pais que elas são melhores do que os outros desenvolvem uma personalidade extremamente narcisista.

Pessoas orgulhosas têm autoestima elevada, mas continuam acreditando na igualdade entre elas e os outros.

Pessoas orgulhosas são como corujas, pessoas arrogantes são como cachorros assustados

Já parou para reparar que cachorros sempre mordem quando se sentem ameaçados? A mordida é uma forma de proteção. Quando uma pessoa se sente ameaçada, ela usa a arrogância para se defender naqueles momentos quando temem perder algo.

Pessoas orgulhosas são mais parecidas com corujas. Elas parecem sempre tranquilas e repletas de paz interior. Elas sabem como controlar suas emoções, então, elas estão sempre dominando a situação.

Pessoas orgulhosas se conhecem bem. Pessoas arrogantes, não

Estudos de psicologia também mostram que as pessoas orgulhosas alcançam uma autoestima elevada porque se conhecem bem. Elas sabem do que são capazes e como controlar suas emoções.

A arrogância é, na verdade, a ignorância do autoconhecimento.

Pessoas orgulhosas consideram sabiamente a opinião dos outros

Já as pessoas arrogantes não aturam críticas.

Se uma pessoa orgulhosa descobre que está errada, ela não vai ter problemas em confessar o seu erro e tentar consertar. Mas uma pessoa arrogante vai fazer de tudo para provar que está certa.

Pessoas orgulhosas não sentem a necessidade de impressionar os outros

Porém, as pessoas arrogantes têm uma urgência constante de fazer isso.

Você já esteve em uma roda de pessoas e percebeu que uma delas não fala muito, mas emana uma energia muito boa? E aí, quando você começa a conversar com ela, não sente vontade de ir embora? Pessoas orgulhosas não estão desesperadas pela atenção dos outros e a atração é natural.

Pessoas arrogantes têm a necessidade absurda de impressionar, então, normalmente, elas são as que mais falam (e nem sempre falam coisas boas ou importantes para a discussão).

Elas não têm limites para alcançar esse objetivo. Por exemplo: provavelmente são elas que fazem uma piada inapropriada sobre alguém.

Pessoas orgulhosas se dão bem em qualquer tipo de empresa

Mas as pessoas arrogantes costumam trabalhar melhor em sistemas hierárquicos.

Como os orgulhosos respeitam os outros, eles conseguem trabalhar com vários tipos diferentes de profissionais. Eles não temem que alguém vá roubar a sua posição porque eles acreditam fielmente neles mesmos.

Por outro lado, pessoas arrogantes precisam de um lugar seguro para trabalhar e, por isso, se sentem salvas em um sistema hierárquico com cargos bem definidos. Sabe quando o seu chefe grita com você apenas por ser seu chefe? Então, provavelmente ele é uma pessoa arrogante e sem confiança em si mesma.

Tenha orgulho de quem você, trabalhe constantemente para ser a melhor versão de si mesmo mas nunca cruze a linha para a arrogância por pensar que alguém é menos importante que você.

Se você colocar 100% de si mesmo em tudo o que faz, o orgulho vai superar a insegurança.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »