A diferença entre o voto branco e nulo

Reprodução

As eleições estão chegando e o MHM vai te ajudar mais uma vez. Não, não iremos te ajudar a escolher um candidato, mas iremos discutir um dos pontos principais que ainda causam muitas dúvidas nos eleitores na hora de votar. Se liga:

A diferença entre o voto branco e nulo

Primeiro, vamos acabar com o mito de que os votos brancos vão para o candidato que está vencendo. Não vão. Antigamente, o voto branco era contabilizado e dado para o candidato com mais votos. Na época, eles entendiam que, ao votar em branco, o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato vencedor, enquanto que o voto nulo era tido como um voto de protesto.

Mas com a nova Constituição da República em 1988, passou-se a considerar apenas os votos válidos, cabendo a Junta Eleitoral proclamar eleito o candidato com a maioria dos votos válidos, sem computar os votos nulos e brancos. Passemos a diferença entre os dois tipos de votos.

Reprodução

O voto em branco é aquele onde o eleitor simplesmente não deseja escolher nenhum candidato. Assim, para votar em branco você deve pressionar a tecla BRANCO da urna e depois CONFIRMA. Simples né?

O voto nulo, diferente do branco, é quando o eleitor quer anular seu voto. Faz isso preenchendo os números com “0” (zero) ou colocando um número inexistente e logo em seguida pressiona a tecla CONFIRMA.

Mesmo que os votos brancos e nulos representem mais da metade do total, não é possível anular uma eleição por este motivo. “Esta é uma grande lenda urbana difundida pela internet. Ambos não serão computados aos votos válidos e poderão até ajudar um candidato já que, quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para eleger um candidato.

Isso também vale no que diz respeito às eleições para os cargos de deputado federal e deputado estadual. O pleito é realizado de forma proporcional, ou seja, para ser eleito a um desses cargos, o candidato precisa alcançar o “quociente eleitoral”, que é um índice que determina o número de vagas que cada partido vai ocupar nas câmaras, esse número surge com a divisão do número de votos válidos pelo número de vagas a serem preenchidas.

Reprodução

Assim, quanto maior for a quantidade de votos nulos e brancos, menor será o quociente eleitoral e mais fácil será para o candidato conquistar a vaga. É assim que a corja entra no legislativo. Portanto, aqui os votos nulos e brancos passam a interferir no resultado das eleições.

A parte fácil nós te ajudamos, lhe demos a informação, agora com vocês só restou escolher um candidato. Boa sorte, vão precisar!

Vai votar pela primeira vez? Se você que segue o MHM nunca viu uma urna de perto ou só viu quando foi ajudar a sua avó a votar? Segue um simulador on-line no site do Tribunal Superior Eleitoral para você já ir aquecendo para a eleição.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »