Dicas Simples para lidar com um idiota no trabalho (de acordo com a ciência)

Shutterstock

Trabalhar em uma equipe animada e cooperativa pode te inspirar e te tornar ainda mais produtivo. Mas, ter um profissional idiota do seu lado pode prejudicá-lo no seu desempenho profissional de maneira assustadora.

De acordo com um novo estudo na Universidade de Michigan, ter um babaca ao lado não só te faz todos os outros se sentirem mal, mas arrasta para baixo a performance de quem interage com ele.

“Fomos capazes de lançar uma luz sobre a questão de saber se as relações energização são apenas um incômodo, ou se elas têm consequências mais profundas”, disse Gretchen Spreitzer, professora da Escola de Negócios Ross da Universidade de Michigan.

Spreitzer e sua equipe realizaram dois estudos em duas empresas diferentes, utilizando análise de rede e perguntas. Na primeira, eles pediram aos funcionários de TI em uma empresa de engenharia para avaliar suas relações uns com os outros. Eles descobriram que, quanto mais uma pessoa tinha que interagir com um babaca, pior era seu desempenho no trabalho.

O segundo estudo, funcionários de outra empresa responderam questões similares, e os pesquisadores analisaram as avaliações. Os resultados revelaram que algumas pessoas – aqueles que sentiram que estavam prosperando – se saíram melhor em suas avaliações de trabalho apesar da exposição a esses funcionários tóxicos.

A conclusão que Spreitzer teve é que, com algumas medidas importantes, é possível evitar os efeitos negativos de pessoas tóxicas no trabalho.

O que os funcionários podem fazer

Shutterstock

  • Limitar as interações com colegas babacas. Apesar de ser inevitável o encontro e convívio, você pode controlar o máximo para que isto só aconteça quando extremamente necessário.
  • Aumente o tempo que você gasta com pessoas que fazem você se sentir bem. Equilibrar o tempo negativo com colegas que te botam para cima pode ser recompensador e deixá-lo ainda mais produtivo. Quer uma dica? Depois que você encarou uma reunião com aquele ‘mala’, vá tomar um café ou encare um happy hour com aquela pessoa gente boa.
  • Tenha certeza de que seu trabalho é importante. “Pessoas podem superar essa chateação causada por colegas de trabalho quando acreditam que seu trabalho é importante e significativo”, afirma Spreitzer.

O que os líderes podem fazer

Shutterstock

  • Definir padrões de comportamento adequado e aplicá-los. “Muitas vezes, essas pessoas não positivas são tecnicamente muito boas no que fazem, por isso há uma tendência pela administração para tolerá-los”, disse Spreitzer.
  • Os gestores precisam trabalhar melhor a cultura colaborativa e não pessimista nestes funcionários, com o objetivo de transformá-lo em um melhor profissional
  • Considere o comportamento na hora de promover as pessoas, não somente seu mérito. Por causa do alto desempenho em áreas técnicas, muitas vezes profissionais idiotas são promovidos independentemente de seu efeito negativo sobre outras pessoas.
  • Dê aos funcionários um feedback regular e coloque como prioridade treinamentos de formação que envolve a cultura da empresa e comportamento profissional.

A pesquisa de Spreitzer é o mais recente exemplo dos benefícios da linha de fundo de práticas de negócios positivos.

“Muitas vezes as pessoas pensam que o único benefício de ser positivo é apenas sobre como ser gentil com os outros. Mas, a atitude tem outros reflexos, como melhorar os resultados da companhia”, reforça a especialista.

Os resultados foram publicados no Journal of Applied Psychology.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »