Degustação de cervejas da Duvel no Butcher’s Market

Cervejas Duvel

Na última quarta-Feira, 12 de Setembro, fomos convidados para uma degustação dos rótulos das cervejarias do Grupo Duvel-Moortgat, no Butcher’s Market (uma hamburgueria top aqui de São Paulo). Antes comercializados de forma independente no Brasil, os rótulos agora vão ter uma gestão de importação e distribuição controlada.

São 11 os rótulos que chegam no país: a Duvel tradicional, De Koninck tradicional, La Chouffe, MC Chouffe, Houblon Chouffe, Liefmans Fruitesse, Liefmans Cuvée, Brut, Maredsous Blonde, Maredsous Brune, Maredsous Triple e Vedett Extra White.

A cervejaria foi fundada em 1871 na cidade de Breendonk, Bélgica, foi pioneira na criação das cervejas tipo Belgian Specialty Ale. Hoje a empresa é responsável por seis diferentes cervejarias: Duvel-Moortgart, a De Koninck, La Chouffe, Liefmans, Maredsous e Vedett.

degustacao-cerveja-dervel

O evento foi bem bacana, com presença de alguns blogueiros e jornalistas especializados em cerveja. Quem comandou a degustação foi o Bram Vaerewyck , executivo de importações da Duvel e especialista em cervejas. Pudemos experimentar 7 cervejas (sim, sete) : a Vedett Extra White, De Koninck, Duvel, La Chouffe, Maredsous, Houblon Chouffe e a Liefmans Fruitesse, exatamente nesta ordem.

A minha favorita, com certeza foi a Duvel tradicional. Servida em 95% dos bares da Bélgica, ela é uma cerveja complexa, levemente turva, com um sabor adocicado, seco e delicadamente frutado. “A duvel é o champagne das cervejas. Para tomar depois de um dia estressante no trabalho, quando você precisa relaxar”, foi como o Bram definiu o rótulo para gente.

Destaco também a La Chouffe, cerveja de uma pequena cervejaria fundada em 1982 que inspirou seu rótulo nos duendes. É uma cerveja muito boa, fermentada diretamente no barril. Você mal nota o seu 8% de teor alcoólico com suas notas cítricas, florais e toque de banana. Mas fiquei com uma dúvida, no país da cerveja pilsen, será que uma marca que aposta em cervejas  mais “sofisticadas” possui espaço?

“Nós não viemos para o Brasil competir com as cervejas nacionais. Fabricamos rótulos de cervejas especiais. Percebemos que o consumidor daqui quer mais do que se refrescar, ele também quer também provar novos sabores. Os brasileiros querem coisas novas. Com a economia crescendo, as pessoas gastam mais com bebida e a abrem a visão para novos sabores”, foi como Bram nos explicou a vinda da marca para o país.

Outra surpresa da noite foi a Liefmans Fruitesse, cerveja fermentada com morango, framboesa, mirtilo e sabugueiro, maturada em contato com cereja, ou seja, uma cerveja doce. Além da cor (mais avermelhada) outra diferença é que esta foi feita para se tomar com gelo. O rótulo foi criado quando Rosa Merckx, primeira mulher a atuar como mestra cervejeira na Bélgica, comandou a cervejaria em 1679. Tanto que a aceitação entre o público feminino da degustação foi muito maior que o masculino.Cervejas Duvel

No final da noite, sete rótulos de cervejas depois (e algumas a mais para conhecer melhor), pudemos conhecer de perto um pouco do Grupo Duvel-Moortgat que promete chegar com tudo no mercado brasileiro. Quem sabe com o tempo a Duvel não ganha meu posto de belga favorita?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »