Conhece a Legião Estrangeira?

1118866587

“Os legionários são sempre os primeiros a chegar e os últimos a sair.”

Criada em 1831, a Legião Francesa tinha inicialmente como objetivo defender os interesses franceses contra os países que ameaçavam as colônias francesas na África, bem como evitar rebeliões de independência nestas regiões.

Foi o rei Luís Filipe I da França quem transformou a Legião Francesa, em 10 de março de 1831, na então conhecida Legião Estrangeira. A partir de então, passou a reunir diversas tropas estrangeiras no Exército da França, entre ele suíços, alemães, espanhóis, italianos, belgas polacos e portugueses.

Em 1832 deu-se o batismo de fogo, quando a Legião Estrangeira entrou em ação na Argélia, iniciando as operações militares do grupo, a Legião enfrentou os homens argelinos que lutavam pela liberdade do país.

Desde então outros conflitos exigiram a presença da Legião Estrangeira Francesa, como a Guerra da Criméia (1853-1856), a campanha da Itália (1859), a campanha do México (1863-1866), a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), Guerra do Vietnã (1954) e mais recentemente Kosovo (1999), Guerra do Golfo (1991), Afeganistão (2001) e Iraque (2003).

Para participar da Legião Estrangeira Francesa o candidato precisa ser homem; ter entre dezessete e quarenta anos, ser solteiro e alfabetizado. Qualquer nacionalidade, religião e raça é aceita. Se for aprovado, o soldado assina um contrato de cinco anos e começa com um salário em torno de 1 000 euros – cerca de 2 700 reais.

Código de honra do Legionário:

MALI-FRANCE-CONFLICT

  1. Legionário, tu és um voluntário, servindo a França com honra e lealdade.
  2. Cada legionário é teu irmão de arma seja qual for a sua nacionalidade, a sua raça, a sua religião. Tu manifestas sempre a estreita solidariedade que deve unir os membros de uma mesma família.
  3. Respeitador das tradições, fiel aos teus chefes, a disciplina e camaradagem são a tua força, o valor e a lealdade tuas virtudes.
  4. Fiel ao teu estado de legionário, tu o mostras na tua farda sempre elegante, teu comportamento sempre digno mas modesto, teu aquartelamento sempre limpo.
  5. Soldado de elite, tu treinas com rigor, cuida da tua arma como o teu bem mais precioso, cuida permanentemente da tua forma física.
  6. A missão é sagrada. Tu a executas até ao fim, a qualquer preço e até o último homem.
  7. No combate, tu ages sem paixão e sem ódio, tu respeitas os inimigos vencidos, nunca abandonas nem os teus mortos, nem os teus feridos, nem as tuas armas.

100710_f_018

Aquela lenda de que na Legião cada homem pode começar a vida de novo, é verdadeira. A corporação permite que os soldados se alistem com um nome falso, é a chamada “identidade declarada”. Por isso que muita gente pensa que a Legião aceita um monte de bandidos, assassinos, e demais escórias fugidos de seus países por causa de problemas com a lei. Isso até aconteceu no passado, mas hoje o processo de admissão é muito rigoroso, a cada 10 candidatos 8 são reprovados.

Ficou interessado? É bom pensar mil vezes antes de embarcar nessa. Em entrevista, o o brasileiro, Maurício Arruda Preuss, que serviu na Legião de 1987 a 1992, explica um pouco o que rolou por lá: “Eu tive muita sorte de sair inteiro da Legião Estrangeira. Se você quer ter algum tipo de experiência militar, primeiro tente a carreira no Brasil. Se depois disso aquela voz ainda quiser te mandar para a Legião, vá a um psiquiatra [risos]! E se nem ele conseguir calar aquela voz, bon voyage!”

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »