Como treinar seu cachorro filhote para fazer xixi no lugar certo!

Veja dicas de veterinários para treinar seu cachorro sem estresse ou dor de cabeça.

Enquanto o cachorro ainda é filhote, treiná-lo para fazer xixi no lugar certo pode parecer uma tarefa exaustiva e difícil. Parcialmente, isso é verdade: você vai precisar de um pouco de paciência no começo e aceitar que, pelo menos algumas vezes, vai acabar pisando em uma poça desagradável ou sentando no sofá molhado.

Mesmo assim, treinar seu cachorro filhote para fazer xixi no lugar certo não precisa ser um sofrimento. Mesmo na correria do dia a dia, é possível desenvolver técnicas simples para educar o seu cachorro e não se estressar com isso.

Por que o filhote faz xixi em todos os lugares?

filhotexixi

De acordo com os veterinários do Vet Quality Centro Veterinário 24h, durante os primeiros 45 dias de vida, os filhotes não possuem o sistema digestivo completamente desenvolvido — por isso, eles ainda não têm muita noção do funcionamento do corpo, e não conseguem se segurar.

Além disso, mesmo depois desse período, existe um outro fator bastante significativo: assim como as crianças, os animais não possuem muita noção do que é certo ou errado. Entretanto, diferente dos pequenos seres humanos, os cachorros filhotes não costumam fazer xixi perto da onde dormem ou comem.

Você deve estar se perguntando: “Ué, mas cachorros não marcam território?”. Sim, eles marcam território na fase adulta e, por isso, fazem xixi em vários lugares. Por isso, xixi no sofá, na cozinha, no banheiro ou no quintal é a mesma coisa. Afinal, eles não sabem que existe um local certo para isso.

Então, é importante que o dono tenha muita paciência para ensinar qual é o canto do xixi ainda enquanto o cachorro é filhote e o futuro comportamento de demarcação pode ser reduzido com a castração do cachorro.

Como ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo?

filhotexixi

Antes de mais nada, defina qual lugar da casa será destinado para as necessidades do filhote — e cubra tudo com jornal ou tapete higiênico. Com tudo pronto, deixe o animal nesse espaço o maior tempo possível. O ideal é que ele seja levado para esse banheiro logo depois de acordar, comer e antes de dormir.

É importante que a ração e a água fiquem em outro local – não é muito higiênico fazer as necessidades perto da comida e os filhotes sabem disso. Depois da refeição, leve o cachorro para o espaço com os jornais e deixe que ele faça suas necessidades no seu tempo. Depois, solte o filhote e repita o processo nos outros horários estipulados anteriormente.

Com o passar das semanas, tire, aos poucos, as folhas do papel. Deixe apenas uma e, nesse tempo, o filhote provavelmente já vai estar condicionado a fazer as necessidades apenas nesse lugar.

Importante: sempre que o filhote acertar o lugar, elogie e comemore. Assim, ele entenderá que fez algo certo e repetirá o comportamento.

O que não fazer durante o período de adestramento?

Durante esse processo, é muito comum os donos reclamarem da falta de progresso. Não existe um período definido para que os filhotes aprendam a lição — pode acontecer de um dia ele fazer xixi no lugar certo e, no outro, voltar a fazer errado.

Durante o adestramento, existem alguns erros comuns que podem dificultar o aprendizado, por exemplo:

Brigar com o animal
Crédito: Reprodução


Quando ele fizer xixi fora do banheiro, não grite nem repita aquele gesto horrível – infelizmente recomendado por muitos – de esfregar o focinho do cachorro no xixi. Se você fizer isso, o filhote entende que, quando fizer xixi perto de você, sempre vai levar bronca.

Por medo e, é claro, sem entender muito bem o que está acontecendo, ele pode começar a fazer escondido e, quando você não estiver em casa, fazer xixi em todos os lugares possíveis.

Então, quando ver ele fazendo xixi fora do jornal, fale apenas “não” e coloque o filhote no cantinho reservado.

Deixá-lo bagunçar o jornal

Já reparou que filhote adora rasgar jornal? Isso acontece porque o barulho do papel é muito divertido, então, para evitar essa peripécia, molhe levemente o papel — dessa forma, ele não faz barulho se for rasgado.

Outra alternativa é oferecer brinquedos mais interessantes para que o filhote não se distraia com o jornal.

Ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo exige tempo, paciência, dedicação e muito carinho. Pode dar trabalho, mas quem tem um bicho de estimação sabe que a companhia e alegria dele compensa todo e qualquer esforço.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso