Como salvar um casamento desgastado? – MHM Responde

Saiba o que fazer para reaquecer a vida a dois

Olá!

Sou casada há 11 anos. Estamos juntos desde os 15 anos. Nossa história é bem bonitinha e bem tensa também. Perdemos a virgindade um com o outro e nunca tivemos outra pessoa. Após um ano de namoro engravidei e passamos a morar juntos (isso aos 16 anos). Somos bem amigos, bem companheiros, crescemos e superamos muita coisa juntos.

Porém, hoje, após 11 anos, ainda sinto que estamos perdendo a sintonia. Acredito que isso ocorra de ambas partes, pois já noto a falta de interesse. Conversamos muito sobre isso também e mesmo que falemos claramente, ainda acho que nada está resolvido. Ainda gostamos um do outro, ainda fazemos questão de ficar junto (posso perceber isso nas pequenas coisas), mas sinto que os dois estão bem cansados.

Não sei o que pensar nem o que pode ser. Será que é rotina, mesmice ou comodismo? Como um homem pensa quando tem uma relação de 11 anos com a única mulher que passou na sua vida? Isso é bom ou ruim?

► O MHM RESPONDE: Olá minha inexperiente e aflita leitora. Acredito que este problema que, por hora, você passa, é um mal que atinge tanto casais que não tiveram outros parceiros quanto pessoas com uma certa bagagem de relacionamentos.

Como salvar um casamento em crise

Primeiro, é preciso tirar da cabeça essa coisa de que só porque vocês se conheceram juntos e tiveram uma história única, deixará o homem incompleto por não ter se envolvido emocional e sexualmente com outras mulheres.

É lógico que a experiência é parte importante para o amadurecimento individual, mas nem sempre o número de parceiras(os) vai trazer isso. Tanto você quanto ele podem crescer muito somente com a relação que viveram, os sofrimentos, alegrias e realizações que tiveram juntos.

Agora, sobre o desgaste da relação de vocês, isto é bem comum. As principais causas podem ser: a rotina, excesso de trabalho e o comodismo. O amor e o sentimento do casal precisam ser alimentado, quase que diariamente, caso contrário ele vai desaparecendo aos poucos, até sumir por completo.

Para tentar dar um ânimo ao relacionamento, seguem abaixo algumas dicas para serem colocadas em prática no dia a dia.

Promova o diálogo

Essa parece que vocês já desenvolvem, mas não custa reforçar. Tente expor o que sente, seus medos e receios, isso pode ser um pontapé inicial para diminuir a distância. Abra o jogo, fale a real e não coloque julgamentos em cima do seu parceiro quando ele resolver desabafar. Assim, vocês podem traçar estratégias e, principalmente, perceber se os dois realmente querem reverter a situação.

Não procure culpados

Como salvar um casamento em crise 3

O principal problema na hora da conversa é tentar eliminar a sua culpa e incriminar o outro pela situação conturbada do relacionamento atual. Prepare-se para ouvir, tente assimilar as críticas feitas e veja como melhorar.

Lembre-se que vocês estão no mesmo barco. Se você perder seu tempo culpando o parceiro pela crise que estão passando ao invés de focar nas possíveis soluções, o barco afunda, levando a relação dos dois para o vinagre.

Reacenda o romance entre os dois

Para que o sentimento volte à ativa é preciso reacendê-lo. Isto pode ser feito com pequenos gestos carinhosos que, a princípio podem até ser mecânicos, mas que vão unindo-os aos poucos.

Faça mais elogios para o parceiro, tenha mais contato físico entre vocês (beijo, abraço, andar de mãos dadas) e diga o que sente e o quanto ele é importante para você.

Na cama, esforce-se para ter mais relações sexuais e aposte no erotismo. Leve brinquedos e ideias mais quentes para lá e discuta a sexualidade de maneira aberta e sem preconceitos. O sexo é uma boa forma de reacender a chama entre vocês.

Façam planos juntos

Como salvar um casamento em crise 4
Planeje uma viagem, reserve um dia no mês para ir em um restaurante juntos, façam alguma atividade compartilhada. Esses pequenos planos podem servir de apoio para a relação sair do desgaste.

A ideia é fazer algo que os dois (ou pelo menos um de vocês) sempre quis, mas que acabou adiando pela rotina estressante.

Seja flexível e dê espaço

Muitos dos grandes problemas no relacionamento começam com simples concessões que não foram feitas no início. Transformar uma relação em uma redoma de vidro e viver em função do parceiro não é saudável para a vida a dois.

Aprenda a dar e pedir espaço, cultive suas amizades e permita que o parceiro cultive as amizades dele. Promovam eventos particulares. Vocês só têm a ganhar com isso.

Tem alguma pergunta para fazer? Deixe sua pergunta no formulário abaixo ou nos comentários deste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em [email protected]

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »