Como resolver um problema (seguindo um pensamento analítico)

tumblr_n5uf9mBiGp1twd6w0o1_1280

“Você não pode resolver um problema com a mesma mentalidade que o criou.”- Albert Einstein

A real é que você vai se ferrar uma série de vezes durante a sua vida. Faz parte. São estes percalços que nos definem e fazem quem somos. O jeito como lidamos com eles também tem um grande papel na manutenção de uma vida feliz e estável.

Resolver problemas é uma das habilidades mais essenciais para qualquer ser humano. É preciso atitude, mas também de inteligência emocional e poder analítico para se sair de certas situações.

Não é a toa que somos incentivados a lidar com problemas desde pequenos. Como na aula de matemática, por exemplo. Duvida?

Woman writing Color Equations on Blackboard

Procurando na internet, achei uma lista com tudo que um estudante deve levar em consideração na hora de tentar solucionar um problema matemático:

  • Leia o problema com muita atenção;
  • Tome nota das quantidades e das condições que são dadas;
  • Identifique as incógnitas. O que é que se pretende exatamente calcular ou provar?
  • Desenhe um esquema que te ajude a organizar a informação e a solucionar o problema;
  • Reformule o problema de formas diferentes ou pense nele em uma situação concreta que te seja mais familiar.

Essas princípios servem não só para calcular Bhaskara, como também para resolver as tretas que vira e mexe acontecem na nossa vida.

Com as muitas falhas de nosso sistema de ensino, não conseguimos usar a matemática com algo mais pragmático para solucionar os problemas do nosso dia-a-dia.

Mas pense bem: Em um momento tenso, onde você está com os nervos a flor da pele, um pensamento racional, frio e analítico vai te impedir de fazer uma burrada por simples impulso do medo ou da raiva.

Pensando nesses princípio básicos, listei 7 dicas para você resolver praticamente qualquer problema na sua vida. Se liga:

Entenda o que aconteceu

PulpWolfVincentJules

Está com algum problema de saúde? Por que? Foi demitido? O que você fez de errado? Sua namorada está puta com você? Será que você não fez alguma cagada?

Tente adquirir o máximo de clareza possível sobre como a situação chegou até onde chegou, quais foram os agentes causadores dela e como isso pode te afetar a longo prazo. Quanto mais informação, melhor.

Isole o problema

problem_solving

Após se certificar da extensão do seu problema, tente garantir que quem não tem nada a ver com aquilo não seja afetado por ele.

Por exemplo, tá rolando uma tensão no trabalho? Não desconte na sua esposa. O carro quebrou? Não desconte a raiva nos amigos do trabalho. As pessoas ao seu redor devem servir de suporte e não como sacos de pancada para você.

Repasse seu histórico

The_Wolf_Among_Us_13826404717607

Você já esteve em alguma situação parecida? Ou conhece alguém que passou por isso? Como você ou ele resolveu essa situação? Trace paralelos e veja o que você pode aprender para lidar com essa situação.

Por exemplo: Você está com as contas no vermelho e conhece um broder que já esteve zerado também, mas hoje está de boa. Como ele saiu dessa? Com um empréstimo? Com um trabalho extra?

Será que alguma dessas soluções pode funcionar para você?

Controle de danos

090521-N-1841C-007

Você já se fudeu, mas será que você não pode impedir que a situação piore mais? Tente minimizar as consequências daquele problema o máximo possível.

Brigou com a namorada? Como você faz para que aquela seja apenas uma briga passageira e não leve ao fim do namoro de vocês?

Evite deixar o problema virar uma bola de neve e arrastar a sua vida inteira ladeira abaixo.

Projeções

power meeting from above

Pense nas diversas maneiras que você pode resolver o seu problema e como elas podem te afetar no futuro.

Imagine que uma situação é algo parecido com uma jogada de xadrez. Você pode salvar a sua rainha agora, mas pode tomar um xeque-mate em dois. Não adianta nada se livrar neste momento, para entrar numa fria depois, então, pense bem.

Pense em vários cenários possíveis e aposte no que tenha as consequências mais favoráveis para o seu lado.

Se dê um prazo para resolver esse problema

Problem-Solving

Os problemas tem essa mania horrível de que se você vira as costas um minutinho e se distrai, eles se reproduzem e se espalham.

Você pode sentar e pensar bem antes de tomar uma decisão, mas faça isso antes que o seu um problema vire dez.

Racionalize não emocionalize

rubiks-cube-email-33-of-34

Nem sempre, temos tempo suficiente para nos dedicarmos a resolução daquela tensão. Temos que agir rápido e sobre pressão.

Não importa a situação ou o problema em que você esteja, o mais importante é que você mantenha a calma e seja o mais racional possível. Em momentos tensos, os sentimentos ruins são seus inimigos.

Ficar ansioso, nervoso ou triste demais, vai impedir que você pense claramente na situação. Keep calm e resolve essa porra, meu velho.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »