Como pedir um aumento de salário

o-GEN-X-PAY-RAISE-facebook

Muitas pessoas não sabem como pedir um aumento de salário justamente porque não têm certeza sobre o melhor momento, as melhores palavras, a forma mais adequada de abordar o seu chefe para conversar sobre o tema. Existe uma espécie de manual de etiqueta para esse processo.

Há também outras atitudes que você não pode tomar quando for falar com seu superior. Para isso, preparamos uma lista com dicas de como pedir um aumento sem passar vergonha ou ser inconveniente.

Tenha você a certeza de que merece

Confident

Às vezes nem o próprio funcionário acha que merece, mas simplesmente vai lá pedir o aumento porque quer ganhar mais ou porque viu suas despesas aumentarem e precisa da grana. Se você não plena certeza de que realmente merece por seu trabalho, nem peça.

Combine uma hora para conversar

stk318010rkn

Fale com seu chefe que quer conversar com ele dali uma hora, duas horas ou uma semana. Marquem um horário para conversarem com calma. Assim ele já fica sabendo que você tem algo importante a dizer e não precisa chegar do nada para falar sobre esse assunto.

Não pegue o chefe ocupado

OfficeSpace_063Pyxurz

Não vá abordar seu chefe para falar de aumento quando ele está ocupado, estressado ou em muito movimento. Ele pode estourar e aí suas chances vão por água abaixo. Por isso mesmo é melhor marcar um horário para conversarem tranquilamente.

Vá direto ao ponto

o-TALKING-TO-BOSS-facebook

Não fique perguntando como vai a família, o cachorro, a casa da praia… Vá direto ao ponto quando for conversar com o chefe sobre o aumento. Diga por que você acha que merece, mostre os pontos positivos e os resultados de seu trabalho na empresa.

Não use dramas ou problemas pessoais

o-BOSS-facebook

Sua mulher ficou grávida, a parcela do carro está ficando mais difícil de pagar… Essas coisas não vão comover o seu chefe a te dar um aumento. Ele dirá que é um problema seu, e não da empresa. Para o aumento, fale apenas sobre sua vida dentro da empresa.

Não peça durante ou logo após as férias

Working-on-Vaca

Evite falar em salário com seu superior quando estiver de férias ou voltando das férias. É melhor falar sobre o tema quando você vier de um período produtivo, justificando seu pedido dia a dia, semana a semana.

Evite falar com o chefe do chefe

company5f-3-web

Falar com o superior, que é chefe do seu chefe, sobre o seu aumento de salário pode ser perigoso. Primeiro porque não é ele que provavelmente está por dentro da sua produção e de seu trabalho. Segundo porque pode criar um mal-estar com o seu superior direto.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »