Como parar de ser o cara legal que aceita tudo

como parar de ser bonzinho

“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.” – Artigo 19, Carta Universal dos Direitos Humanos

Seu chefe sempre pede para você ficar até mais tarde no seu trabalho e você aceita. “Sem problemas”, diz, sabendo que terá que desmarcar mais uma vez os planos que tinha para depois do trampo.

E aí, passa o resto da noite terminando relatórios e se corroendo por dentro por não saber dizer não. Você sofre da Síndrome do Cara Legal, tema do livro “No More Mr. Nice Guy”, do Doutor Robert A. Glover.

De acordo com o especialista, entre os principais sintomas do mal está a vontade de agradar a outras pessoas negligenciando suas próprias necessidades, causando assim infelicidade e ressentimento.

quarrel

O Cara Legal leva uma vida passiva e tenta de todas as formas possíveis evitar conflitos e agradar aos outros. Pior ainda: Quando quer algo, tem medo de perguntar ou de dar trabalho para os outros.

Podem parecer pessoas boas mas, na verdade, sofrem em silêncio por não conseguirem o que realmente desejam, além de passarem por crises de ansiedade, raiva e ressentimento. Por causa disso, descontam sua frustrações em si mesmos e em seus entes queridos.

Mas existe uma cura para o Cara Legal. Chama assertividade.

O que é ser assertivo?

124042-122663

Ser assertivo significa demonstrar que você tem uma quantidade saudável de confiança e que é capaz de defender a si mesmo e aos seus direitos. Tudo isso enquanto respeita o espaço dos outros.

Ou seja, assertividade é um perfeito equilíbrio entre uma atitude passiva e uma agressiva.

Uma pessoa assertiva é direta e honesta. Ao invés de ficar esperando que as pessoas leiam sua mente, ela vai lá e fala o que pensa. Botando para fora seus pensamentos, sentimentos e crenças de uma maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto.

Você ainda vai tomar negativas, mas não vai ficar irritado ou triste por isso. Você entende que perguntar ou pedir não custa nada.

No more Mr. Nice Guy

Se você é um cara legal, ouça meu conselho: Seja mais assertivo. Pare de esperar que os outros adivinhem o que você quer ou se sensibilizem por você. É um mundo duro lá fora e a maioria das pessoas está cagando para o que você sente ou precisa.

Sendo mais assertivo, você vai passar mais confiança para as pessoas ao seu redor, mostrando que você consegue expressar o que sente de maneira madura. Além disso, vai se sentir menos estressado, já que deixa de carregar todos os seus anseios dentro de si.

Acima de tudo, você vai se sentir menos ressentido, já que vai parar de engolir e aceitar tudo o que te pedem e vai começar a dar valor ao que pensa e sente também. Esse fatores vão te dar uma tranquilidade incrível na hora de deitar no fim do dia.

166341-171110

Mas lembre-se, quando for falar o que quer, mantenha a sua calma e segurança. Tente ser político para conseguir o que quer.

Se você estourar vai passar uma impressão errada de que é uma pessoal temperamental e aí mesmo que não vai conseguir o que precisa. É uma questão de ser direto e honesto na hora certa e da forma certa.

Antes de terminar, vou repetir mais uma vez: Se você não for atrás das coisas que quer, ninguém vai fazê-las por você. Repita essa frase um milhão de vezes, comece a priorizar o que te faz bem antes de pensar nos outros.

Acredite: Você vai ver que vai começar a viver um pouquinho melhor e será mais feliz. :D

Fontes:

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »