Como o meu pai me ensinou a ganhar dinheiro

Child-counting-money

“Como você pode ganhar dinheiro com isso?”. A primeira vez que ouvi essa pergunta eu devia ter algo entre 9 e 10 anos. Eu mostrava um desenho para meu pai.

Percebi que ela virou um fato recorrente ao logo dos anos. Sempre que eu mostrava alguma habilidade nova para o velho ou algo em que eu estivesse muito empenhando, lá vinha o questionamento.

Aconteceu com os desenhos, com as aulas de teatro, quando entrei para atlética da faculdade e uma época em que eu cismei em fazer pequenas estátuas de argila. Durante aqueles anos, sempre achei um saco a pergunta.

Lembro de uma vez especial, no terceiro colegial. Tinha um blog com uns amigos da sala e resolvemos fazer camisetas para usarmos. O velho perguntou: “Por que você não tenta ganhar dinheiro com isso? Vende as camisetas para outras pessoas também. Faz uma lojinha, ou algo do tipo.”

“Eu não quero ganhar dinheiro com isso, faço apenas porque eu gosto”, pensava. Mal sabia eu que, mais do que querer que eu me tornasse um jovem milionário, meu pai me ensinava a empreender desde cedo.

o-KIDS-MONEY-facebook

Eu finalmente comecei a entender a pergunta pouco tempo atrás, por causa deste site onde você lê essa matéria. Começamos o projeto meio que despretensiosamente, até que, um dia, nossa audiência cresceu e a nossa ânsia por viver as custas dele também.

Então, foi um dos primeiros momentos onde me perguntei: “Como é que eu posso ganhar dinheiro com isso?”. E aí, uma vida inteira de ensinamentos do meu pai veio à tona.

Acontece que, além de me perguntar como eu poderia ganhar dinheiro com as coisas que eu fazia, o velho sempre fez questão de me levar para trabalhar com ele. Colocava-me sentado na mesa do escritório, explicando como funcionava um contrato no mundo do marketing e sempre me contava histórias de empresas fodas com as quais ele trabalhava.

1923936_24203373602_4126_n

Hoje, graças a esse incentivo, consigo entender um pouco mais do mundo dos negócios e vejo o real significado da pergunta.

Não há mal nenhum em querer ganhar dinheiro por algo que você faz bem. Aliás, você deve fazer isso. Vivemos em um mundo capitalista em que um artista que vive apenas pela sua arte, morrerá de fome e, salvo raras exceções, no anonimato.

E isso não vale só para arte. Vale se você é engenheiro, arquiteto, jornalista, poeta… Você pode ter vergonha de fazer um monte de coisas na vida, menos de ganhar dinheiro por algo em que você é bom. Ganhar dinheiro é só uma forma de você enobrecer aquela arte e ter o poder de reinvestir em você mesmo.

Ganhar dinheiro com meu blog fez ter mais tesão em trabalhar nele. Com certo planejamento, pude largar meu emprego para poder tocar só o site e, bem, ganhar mais dinheiro com ele. Assim como um artista que ganha com a sua arte, pode pagar materiais mais caro e investir em novos tipos de quadros. Mesmo que você esteja só ganhando a grana do aluguel e para aquela cerveja no fim do dia que te faz feliz. Já vale apena!

O que importa é: Você, é bom em algo? Tem algum talento acima da média? Já se perguntou como você pode ganhar dinheiro com isso?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »