Como lidar com a puberdade

Começar a falar sobre a adolescência é um negócio muito difícil. Tudo é novo e tudo é intenso: cada descoberta pode ser um terremoto de êxtase ou uma tempestade de desgraça.

Quando somos adolescentes, tudo parece muito maior do que realmente é, muito pior do que realmente e, é claro, nós nos sentimos muito mais deslocados do que realmente somos.

O corpo parece crescer de um jeito estranho, a voz fica engraçada, a barba não sabe se aparece aos poucos ou de uma vez só – mas as espinhas, ah! Elas não têm dúvidas e dão logo as caras. Ou melhor, lotam sua cara toda sem pena alguma.

Fique tranquilo, amigo. A puberdade logo vai embora e você não precisa sofrer enquanto passa por ela. Saber o que te espera é o melhor jeito de se preparar para a batalha. Fizemos um vídeo especial sobre o tema, dá o play aqui em cima.

Então, vamos lá:

O que, exatamente, é a puberdade

A medicina diz que é uma junção de mudanças físicas e biológicas que acontecem no período da adolescência. A gente sabe, entretanto, que é mais que isso, é quase a definição do inferno.

O primeiro sinal da entrada na puberdade nos garotos é o aumento do volume dos testículos, que aumenta relativamente de tamanho e deixa a bolsa escrotal mais vermelha.

Normalmente, esse sinal acontece entre os 9 e 14 anos e, depois dele, o que segue é um turbilhão de mudanças mais aparentes: os pelos surgem, enrolam, o pênis começa a crescer também no seu diâmetro e é nessa hora que a comparação normalmente começa a rolar.

Garotos entram na puberdade em épocas diferentes. Normalmente, dentro da faixa etária descrita anteriormente, mas, apesar de ser apenas 5 anos de diferença, são 5 anos que podem fazer muita diferença se o seu colega entrou na puberdade com 10 anos e você, aos 13, ainda não tem pelos e nem percebeu qualquer crescimento no seu pênis.

Se esse for o seu caso, aguente qualquer possível zoeira, leve as mudanças numa boa e saiba que isso é extremamente normal: cada garoto se desenvolve de forma diferente e em um tempo diferente, tenha paciência.

Sintomas mais marcantes

Além do que falamos antes, é nessa hora, também, que o corpo masculino fica mais forte e os meninos começam a ganhar mais força muscular, principalmente nos braços e no tórax.

Os órgãos também ganham um aumento de capacidade física, cardiovascular e pulmonar e o crescimento da laringe causa aquela variação de voz tão temida durante a adolescência.

Normalmente, os garotos ficam com a voz mais desafinada por uns seis meses mas, assim como tudo na vida, não se preocupe, isso passa rápido e faz parte do processo.

Seu corpo está mudando e o processo pode até ser doloroso, fisicamente e psicologicamente, mas tente enxergar a grande – e óbvia – metáfora nisso tudo: a dor nos faz crescer. Literalmente, nesse caso.

Quando alguém resolver te zoar por causa da voz, é só lembrar que todo garoto já passou ou vai passar pela mesma situação, então, não fique grilado.

Bullying

Outro sintoma bem comum e que pode fazer um garoto se tornar alvo de piadas bem idiotas é o aumento do tecido mamário. Como isso não acontece com todos os adolescentes, aqueles que passam pelo processo podem encarar um bullying bem desagradável.

Se isso acontecer com você, não fique sem graça, triste, chateado ou com raiva.

Adolescentes podem ser bem cruéis e se a situação sair do controle, não se deixe levar: não é vergonha alguma avisar alguém responsável, como o coordenador da escola, ou simplesmente revidar e falar na cara dos outros garotos o quanto eles são ridículos por agirem assim.

Se você notar que o crescimento do tecido naquela área está evoluindo além do normal, talvez seja o momento de procurar uma ajuda médica porque esse sintoma pode ser tratado de forma relativamente simples.

Por causa do aumento da oleosidade na pele e do histórico familiar, a acne também pode te afetar de forma intensa e, se isso acontecer, também não pense duas vezes em procurar um dermatologista para iniciar um tratamento.

Se você não tiver muita grana, uma consulta pode ser o suficiente para que o médico indique um tratamento correto para o seu organismo e que se encaixe na sua condição financeira.

Crescimento e estímulos

Sabe aquela história de que os garotos demoram mais tempo para crescer em relação às garotas? Bem, ela é verdade. Então, não se sinta constrangido se as meninas parecerem bem mais altas, e se aquele seu colega que entrou na puberdade antes de você também.

Apesar do crescimento ser diferente em cada sexo, nos homens ele é mais intenso. Primeiro, são as mãos e os pés que crescem, depois, os braços e as pernas.

Então, se você já está na puberdade e anda se sentindo desengonçado e todo torto, fique tranquilo, viu? É assim mesmo. O tronco é a última parte do corpo a crescer e, por isso, você vai se sentir esquisito por um tempo.

Provavelmente, durante esse processo, você vai começar a comer muito mais porque o gasto energético nessa época é gigantesco. Afinal, o seu corpo inteiro está crescendo e ganhando forma.

Nessa época você provavelmente vai experimentar a desconfortável – ou não – sensação de acordar com uma ereção. É bem provável, aliás, que você também tenha uma ejaculação enquanto dorme e que você se sinta estimulado mais vezes, mas vá com calma.

O mundo não vai acabar, você ainda está descobrindo as coisas então não se apresse.

Humor

Tantas mudanças físicas e psicológicas acontecem justamente em um período da vida em que você quer impressionar, deixar uma marca e ser lembrado. Se isso te deixa desconfortável, saiba que você não é o único.

Todos os adolescentes estão passando pela mesma coisa e, por isso, você não está sozinho. Se você se sente mal, feio, deslocado e fora do padrão mas acha que os outros adolescentes conseguem levar a vida de uma forma muito mais tranquila que você, saiba que você provavelmente está errado.

Se você conhecer um adolescente que, aos 14 anos, se sente completamente confortável em seu próprio corpo e não tem nenhuma insegurança sobre as mudanças, por favor, apresente pra gente, porque mesmo adultos nós ainda enfrentamos uma série de inseguranças e isso faz parte da vida.

O que não faz parte do processo, é claro, é se deixar levar pelos sentimentos angustiantes tão comuns nessa época. Tudo vai parecer mais doloroso ou intenso do que realmente é porque o seu corpo está vivendo uma intensa mudança hormonal, mas tenha em mente que nada é tão triste quanto parece e você, uma hora, vai saltar dessa montanha russa emocional.

Se durante a puberdade, entretanto, você realmente encarar quadros intensos de desanimo ou outros extremos no seu humor, também não é vergonha alguma procurar ajuda e orientação psicológica.

Ser ouvido por alguém que sabe o que dizer e entende as mudanças e comportamentos da adolescência pode, sim, ser a peça-chave para que você encare essa fase com mais naturalidade e calma.

Não encare sua família com raiva ou desdém, aquela história de que eles já passaram pelo o que você está passando é real: eles podem não saber exatamente como te aconselhar ou te acalmar, mas vão saber te ouvir e vão te entender. Às vezes, com 14 anos, isso é tudo o que precisamos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »