Como lidar com o passado da namorada

shutterstock

“Estou namorando há alguns meses com uma garota de 22 anos, fui querer saber do passado dela e foi terrível, estou com uma dificuldade extrema de aceitar tudo. Será que devo aceitar isso? Gosto muito dela, mas não acho normal tudo que ela fez.”

► MHM Responde: como diz aquele velho ditado, quem pergunta o que quer, acaba ouvindo o que não quer. Você foi mexer neste assunto e agora convive com a angústia do ciúmes, desconfiança das experiências sexuais e amorosas da sua parceira.

Mas, será que existe um caminho saudável para conviver com o passado da sua companheira? Tentarei abordar alguns temas importantes sobre isso para você fazer a sua escolha.

Mulher não é uma mercadoria


A princípio, esta comparação parece escrota, não? Mas será que você não está fazendo isso na hora de escolher uma companheira para sua vida, sem perceber? Faça uma avaliação rápida de quais são os atributos principais para eleger uma parceira ao seu lado:

Confiança? Companheirismo? Fidelidade? Honestidade? Respeito? Valores de vida iguais?

Elenquei alguns acima que julgo ter certa relevância. Percebeu que, em nenhum deles, o histórico dos envolvimentos anteriores conta como atributo na escolha. Sabe por que? Porque não acredito que seja realmente importante.

Agora, se você acha que é importante que a mulher não tenha tido nenhum parceiro sexual antes do seu envolvimento, será que não está comparando a mulher a um produto que você adquire no mercado? Ela tem que vir com lacre, original de fábrica e, em caso de violação, você tem todo o direito de devolvê-la e pegar seu dinheiro de volta.

Mulher não é um carro zero, em que o modelo sem dono tenha maior valor do que um usado. Conheço tanto casos de mulheres que traíram seu primeiro namorado quanto casos de parceiras que se envolveram depois de vários relacionamentos, casaram e estão felizes até hoje.

O passado de uma mulher pouco ou quase nada pode dizer sobre sua índole. O respeito que ela tem por você sim.

Coloque-se no lugar dela

shutterstock
Você não teve o direito de amadurecer, se relacionar com pessoas diversas, vivenciar amores e decepções, acertar e errar durante esse tempo todo? Por que então nega este direito da sua companheira de ter passado pelas mesmas experiências?

As pessoas são feitas de histórias e, sua garota provavelmente teve algumas que ficarão na memória (e outras que até ela gostaria de esquecer). Em comum com tudo isso, o fato de você não ter participado dela.

Quer dizer que aquelas garotas que apostaram em um relacionamento para a vida inteira e você deixou de lado não tem o direito de refazer os planos com outra pessoa?

É muito conveniente você querer uma mulher com passado em ‘branco’, mas que te aceite com um histórico ‘rodado’.

A vida não é uma ciência exata e muito menos um jogo de videogame onde todos começam em uma fase igual, têm um mesmo roteiro e terminam com o mesmo fim. Você pode muito bem ter se relacionado com 5 garotas e sua parceira ter tido mais ou menos relacionamento que você. Mais uma vez, não vai ser isto que forjará o caráter dela.

Deixe o passado no seu devido lugar

shutterstock
Se você percebe que nutre certo ciúmes nos relacionamentos e se incomoda com o que rolou com sua companheira, precisa ter muito cuidado ao solicitar informações dos envolvimentos anteriores. É lógico que ela não pode esconder que ficou com alguém do grupo ou um amigo seu, mas não precisa entrar em detalhes e pormenores do que foi feito.

O passado de alguém é algo que muitas vezes só interessa a pessoa. Questioná-lo, julgá-lo ou mesmo querer aprofundar-se no tema não vai fazer seu relacionamento melhorar, muito pelo contrário. Esse é o tipo de verdade e sinceridade que não vale levar para frente. Guarde seus relacionamentos anteriores consigo e não procure conhecer com tantos detalhes os da sua mulher.

Isso não vai aliviar seus ciúmes e, pelo contrário, só vai colocar mais conflito na sua cabeça. Saiba o mínimo possível do que aconteceu com ela em relacionamentos anteriores. Preocupe-se mais no quanto ela te faz bem no presente.

Nunca faça comparações

shutterstock
Comparar nunca é legal. Isso porque você pode ter respostas não muito agradáveis; vai remexer no passado; isso não pode ser positivo para sua relação atual e; porque ninguém vai te garantir que a resposta é verdadeira ou só para te agradar.

Em busca de segurança também é comum que os parceiros estimulem o outro a falar mal do antigo envolvimento, o que pode acabar em frustração. Afinal, as pessoas namoram por desejo próprio e, obviamente, devem ter vivido bons momentos.

Por isso, evite fazer ou se colocar em comparações. É muito risco para pouco benefício em troca.

Não pergunte, não questione, não compare. É irrelevante saber quantos caras sua mulher conheceu, não importa se eles foram melhores ou piores do que você. Se ela está com você e te respeita, isto sim é o que basta.

Se nada disso der certo, assuma: você não foi feito para esta garota

shutterstock
Vamos ser sincero, se você não consegue conviver com o passado de uma mulher, se o que sente não é suficiente o bastante para relevar o que ela fez ou como ela fez, assuma: está relação não é boa para você e nem para ela.

Todos somos livres para fazer nossas escolhas. Quando algo proporciona mais coisas negativas que positivas, é melhor rever seus conceitos, sair fora, dando chances de, tanto você quanto ela, procurarem quem realmente aceitem vocês do jeito que são.

Pois, no final, é só isto que importa!

► Tem alguma pergunta para fazer? Deixe sua pergunta no formulário abaixo ou nos comentários deste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em [email protected]

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »