Como escolher seu primeiro imóvel

Confira o que você precisa saber antes de comprar seu apê

A maior parte dos jovens sonha em sair da casa dos pais e ter o próprio canto para morar e receber os amigos. E, graças às facilidades no pagamento, esse sonho tem se tornado cada dia mais real.

+ O que você precisa saber sobre morar sozinho

Porém, mesmo com essas vantagens, conquistar o tão sonhado “cantinho” ainda é um desafio, principalmente porque não é nada fácil encontrar um imóvel que se enquadre exatamente nas necessidades e expectativas do comprador, que geralmente tem aquele orçamento enxuto de estudante.


Mas não é só isso cara pálida! Antes de dar um passo tão importante quanto esse é necessário planejar: quanto se deseja gastar, qual será a forma de pagamento e se você vai morar sozinho ou dividir com outra pessoa.

Além disso, o ideal é pesquisar bastante antes de fechar o negócio. Alguns preços tendem a oscilar constantemente e você pode conseguir uma boa oferta em um curto período de tempo. Muitos sites, inclusive, oferecem alertas que anunciam quando determinado imóvel está com um valor imperdível em São Paulo.

Apartamento pequeno ou Casa: qual devo escolher?

Como escolher meu primeiro imóvel 5
Se você pretende morar sozinho a ideia de investir em um apê pequeno, aproximadamente 50 metros quadrados, pode ser interessante. Esse tipo de apartamento costuma ter um custo inicial relativamente baixo e, além disso, pode oferecer uma renda extra no futuro, através da locação do imóvel – que muitas pessoas utilizam para pagar as parcelas de um novo imóvel. Outra vantagem na compra de um apartamento é a segurança.

Diferentemente de uma casa, um apartamento não precisa ter uma localização privilegiada, em um bairro extremamente seguro, e isso reflete diretamente no preço. Por outro lado, normalmente um apartamento possui outras taxas inclusas, como condomínio. Uma casa, por sua vez, não tem vizinhos de baixo, de cima e dos lados reclamando das suas festas!

Geralmente o espaço é muito maior e muitas casas podem ser encontradas em bairros tranquilos de São Paulo, sem custos adicionais e ideais para quem planeja iniciar uma família. 

Como conquistar o primeiro imóvel

Como escolher meu primeiro imóvel 3
Uma das maneiras mais fáceis de comprar um imóvel é através dos financiamentos. Há várias opções no mercado, com taxas de juros que variam de 8 a 10% ao ano, dependendo do valor final do imóvel. A grande vantagem desse tipo de compra é que você entra com uma quantia inicial e divide o valor restante em parcelas que caibam no seu bolso.

Por outro lado, a grande desvantagem é que essa dívida pode se estender por anos e o comprador acabar se endividando demais. Para evitar que isso aconteça, o ideal é conseguir pagar um valor significativo na entrada do imóvel para suavizar o número de parcelas. Além disso, é fundamental verificar qual será o impacto desse tipo de financiamento no orçamento mensal, para evitar surpresas indesejadas no futuro.

Como escolher meu primeiro imóvel

Comprar um imóvel realmente vale a pena. Esse tipo de compra é caracterizada como um investimento, já que muitas vezes é possível obter uma renda extra com o aluguel ou, até mesmo, com a venda do imóvel. Além disso, a sensação de pegar a chave de um imóvel e poder, enfim, chamá-lo de seu é indescritível. Ter o seu espaço, com as suas coisas e da forma como você sempre quis traz mais do que sensação de liberdade e independência, mas, também, de sonho realizado.

Também tem quem garanta que alugar é o melhor negócio! Principalmente pela mobilidade e pela dificuldade de encontrar preços bons em imóveis na capital.

E você? Quer comprar ou alugar o seu primeiro lar?

>> Texto colaborativo de Ayana de Albuquerque. Estudante de Arquitetura, tem uma mania chata de encontrar beleza e significado em tudo. Prefere escrever do que falar ao telefone e gostaria de poder experimentar todas as coxinhas de São Paulo sem engordar.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para [email protected] quem sabe nós não publicamos?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »