Como agir quando encontrar a sua ex

Às vezes, o encontro já é esperado: seus amigos avisaram que ela vai estar na mesma festa ou você precisa ir para a casa dela pegar suas roupas de volta. Outras vezes, você simplesmente esbarra com ela na rua e não tem como fingir que não a viu.

10 passos para lidar com o divórcio

Não importa como o encontro acontece, a insegurança é a mesma e você sempre acha que tudo de errado pode – e vai – acontecer.

Para te preparar para esse momento, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a parecer mais confiante e não deixar o encontro se tornar uma experiência extremamente constrangedora.

Fique calmo

Não importa se foi você ou ela quem terminou, também não importa se você ficou muito chateado – ou irritado mesmo – com algo que aconteceu no passado. Quando encontrar sua ex, fique calmo.

Não seja grosso, antipático, rude ou indelicado. Controle seus impulsos, respire fundo e, é sério: aja naturalmente. Pode parecer difícil mas, na hora, tente pensar em outra coisa e não foque a sua atenção inteiramente nela.

Outra dica é tratar sua ex como uma colega. Aquela atitude que parece totalmente madura de relembrar os bons momentos não é uma boa ideia se os dois não estiverem realmente prontos para isso.

Aliás, nenhum dos dois precisa, um dia, estar realmente pronto para isso.

Vocês podem até conversar brevemente sobre amigos em comum, família, trabalho ou até planos que um dos dois tinha antes da separação. Como, por exemplo, completar a pós ou sair de um antigo emprego. Porém, evite falar sobre planos que envolviam os dois, certo?

Não é hora para discutir o passado

Se você não combinou o encontro justamente para resolver problemas do passado, não use o encontro para resolver problemas do passado.

Primeiro porque o meio da rua ou uma balada não é lugar para isso, segundo que, mesmo se você estiver sozinho com ela na sala do seu antigo apartamento, discutir a relação sem se preparar para isso nunca é uma boa ideia.

Aliás, discutir a relação depois do término também não é uma boa ideia. Vocês provavelmente terminaram por um motivo, o que passou, passou. O passado ficou lá atrás e não é porque o seu coração acelerou de ansiedade ao vê-la que você precisa encarar o encontro como um sinal para reatar ou tentar entender o que deu de errado.

Não aja por impulso

Depois que encontrá-la e voltar para a casa, respire fundo. Espere uma semana, pelo menos, antes de tomar qualquer atitude que envolva chamá-la para conversar ou ligar para ela de madrugada dizendo que a ama.

O reencontro pode confundir sua cabeça e te fazer enxergar coisas que não existem. Por isso, espere, respire fundo e reflita bem. Tudo pode ser um truque da sua mente – ainda mais se você estiver carente – e você pode acreditar que leu sinais até no sorriso da sua ex mesmo quando eles não estavam ali.

Evite o álcool

Pode parecer extremamente tentador encher a cara de cachaça quando ver sua ex em uma festa, mas controle esses impulsos por motivos óbvios: se você beber demais, vai perder o controle sobre seus impulsos e a probabilidade de falar alguma besteira ou fazer algo bem idiota aumenta.

Encarar a ressaca já é horrível, experimentá-la com doses de arrependimento por algo que disse ou fez, então, é muito pior.

Quando ver sua ex com outro

Aqui, vale uma das nossas primeiras dicas: vocês terminaram por um motivo e o bolo no estomago que você está sentindo agora, vendo sua ex com outro, provavelmente não tem relação alguma com amor, e sim com aquela sensação horrível de posse.

Se essa sensação de posse já não é saudável e é extremamente destrutiva para um relacionamento quando ele está rolando, imagine só o que ela faz com um relacionamento que nem existe mais?

Então, se controle. A vida segue e deve seguir para você também. Se você já amou sua ex em algum momento, provavelmente a quer ver feliz.

De qualquer forma, é melhor aceitar e seguir em frente do que ficar remoendo a situação e se sentindo cada vez pior.

Se você encontrá-la com outro cara em uma festa, não force nenhuma situação para parecer extremamente confiante e seguro. Em outras palavras: não saia ficando com todas as garotas da balada na frente dela.

Além de poder demonstrar desespero, você realmente quer usar as outras garotas? Não, né?

Nossa dica é ter em mente as razões pelo término, o carinho que você sente – ou sentia – pela ex e a importância que a sua própria felicidade deve ter na sua vida.

Permitir qualquer sentimento negativo invadir seus pensamentos logicamente não vai te fazer bem, então, para que deixar que isso aconteça?

Tenha respeito

Não importa a situação, respeitar a sua ex – assim como qualquer pessoa – é fundamental.

Como dissemos antes, não importa se ela te magoou no passado, provavelmente você também a magoou e disse coisas que não deveria, relacionamentos são assim.

Então, na hora que encontrá-la, tenha isso em mente e saiba que o encontro também vai ser constrangedor para ela.

A compaixão é fundamental para que o encontro flua com tranqüilidade. Sua ex quer seguir em frente tanto quanto você.

Como reagir quando crianças estiverem envolvidas

Se vocês têm filhos, os encontros podem ser mais freqüentes e, consequentemente, as discussões e conversas também. Então, o respeito não deve ser direcionado apenas para a sua ex, você também precisa pensar em como uma briga ou um xingamento pode afetar a vida dos seus filhos.

O término foi uma decisão de vocês dois, as crianças não devem sentir os impactos negativos disso.

Por isso, é importante ser aberto e direto com a sua ex. Quando crianças estão envolvidas, as funções precisam ser divididas e isso deve ser feito com o máximo de respeito e compreensão.

Em nossa matéria sobre como lidar com o divórcio, nós detalhamos mais este assunto, mas, se vocês ainda não se sentem preparados para os encontros, mantenham um canal aberto através de um e-mail, dessa forma, você não precisa ver com detalhes o que acontece na vida pessoal dela nas redes sociais e ambos estarão mais confortáveis quando se encontrarem pessoalmente.

Se vocês trabalharem ou estudarem juntos

Tenha uma postura mais profissional. Se o relacionamento de vocês começou no escritório, provavelmente ambos já tinham separado a vida pessoal da profissional. Se isso não aconteceu quando deveria, o término vai servir como um pontapé para que aconteça.

Se encontrar sua ex ainda te deixa emotivo, tente trocar sua rotina para evitá-la. Saia para almoçar, por exemplo, em horários diferentes.

Na faculdade, tudo pode ser mais complicado se vocês estudarem na mesma sala. Nem sempre é possível alterar os horários das aulas e, na verdade, essa também não é a melhor alternativa. Então, tente usar isso a seu favor! A necessidade de se encontrar todos os dias provavelmente vai te obrigar a lidar melhor com a situação.

Esperamos que essas dicas te ajudem e que você lembre delas quando o encontro te pegar desprevenido!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »