Cientistas descobrem porque as mulheres preferem os homens mais calmos

Estudos revelaram que as mulheres acham os com homens mais calmos mais atraentes. Agora, os cientistas descobriram por que isso acontece. Primeiro, os cientistas recrutaram 39 jovens estudantes saudáveis ​​do sexo masculino da mesma universidade e mediram sua cortisol e os níveis de testosterona a partir de amostras de saliva. Os pesquisadores seguinte teve 42 […]

Pesquisa revela razão pela qual elas ficam mais atraídas pelos calmos

Estudos revelaram que as mulheres acham os com homens mais calmos mais atraentes. Agora, os cientistas descobriram por que isso acontece.

Primeiro, os cientistas recrutaram 39 jovens estudantes saudáveis ​​do sexo masculino da mesma universidade e mediram sua cortisol e os níveis de testosterona a partir de amostras de saliva. Os pesquisadores seguinte teve 42 alunas para classificar esses homens por atratividade, masculinidade e saúde.

Tinha-se a falsa impressão de que elas prefeririam os com maior porcentagem de testosterona. O hormônio está relacionada com traços faciais masculinos, como mandíbulas maiores e sobrancelhas mais pesadas, e é tipicamente associada com uma melhor saúde a longo prazo.

No entanto, estudos anteriores revelaram que os homens com altos níveis de testosterona não são atraentes automaticamente para as mulheres, que enxergam como desvantagens a longo prazo. Esses caras machões pode levar estilo de vida mais infiel, ou também podem ser maus pais.

Em vez disso, a cientista Fhionna Moore da Universidade de Abertay Dundee, na Escócia, e seus colegas focalizaram o hormônio cortisol ligada ao stress. Persistentemente elevados níveis de cortisol pode suprimir não apenas o sistema imunológico, mas também a função reprodutiva. Como tal, faria sentido se as mulheres preferiam homens com baixos níveis de cortisol – ou seja, aqueles que não fossem estressados​​.

mulheres preferem os homens mais calmos 2

Homens com baixos níveis de cortisol eram muitas vezes classificados como mais atraentes do que homens com altos níveis de cortisol. Os níveis de testosterona não foram significativamente associados com capacidade de atração, a masculinidade ou a saúde.

Os pesquisadores também tinham 43 universitárias para ver as imagens compostas, por vezes, dentro e fora das fases férteis de seus ciclos menstruais. Isso permitiu aos cientistas ver os efeitos que os hormônios femininos e a fertilidade podem ter sobre a percepção de desejabilidade masculina.

Quando as mulheres estavam na fase fértil do seu ciclo menstrual (propensas a engravidar) – aqueles homens com baixos níveis de cortisol foram vistos como mais atraentes do que os homens com altos níveis de cortisol. Pesquisas anteriores sugerem que, quando as mulheres estão mais férteis, tendem a julgar os homens sobre características que possam melhor se beneficiar com a prole a longo prazo, e os cientistas observaram que os níveis de uma pessoa de cortisol gerais são hereditárias.

“Nós especulamos, então, que os homens com baixo cortisol possuem algo desejável que as mulheres procuram assegurar para seus filhos”, disse Moore. “Isso pode ser, por exemplo, boa saúde ou uma resposta saudável ao estresse”.

Os resultados foram consideravelmente mais complexo quando as mulheres não estavam na fase fértil do seu ciclo menstrual. Nesses casos, as faces do sexo masculino com ligações ou com níveis elevados de cortisol e testosterona, ou baixos níveis de ambas as hormonas foram classificados como mais atraentes do que as faces associadas com níveis elevados de um e os baixos níveis de outro.

Estudos anteriores sugerem que, quando as mulheres não estão em sua fase fértil tendem a interpretar as preferências com características que fazem do homem um bom parceiro a longo prazo”, Moore disse LiveScience.

Fonte: LiveScience

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso