Chega de Fiu Fiu: a campanha que alerta para o assédio das cantadas na rua

Campanha Chega de Fiu Fiu
Se tem algo que as mulheres sempre reclamam em relação aos homens, são as típicas cantadas nas ruas. Isso rendeu a página Olga a ideia de montar uma campanha Chega de Fiu Fiuque defende o direito da mulher de se sentir segura nos espaços públicos, questionando os comentários, assobios e buzinadas masculinas.

A página deixa bem clara que o objetivo não é acabar com a cantada, mas promover o debate sobre como tais ‘elogios’ poder ser ofensivos. “Quando transformamos em coisa rotineira o fato da mulher não ter espaços privados – nem mesmo ser dona do seu próprio corpo -, incentivamos a violência”, diz o Olga.
Campanha Chega de Fiu Fiu 2

Além de conferir uma pesquisa feita com as próprias mulheres sobre a gravidade do problema e como as cantadas podem intimidar o sexo masculino, a página recebe histórias e relatos, em seu e-mail [email protected], para publicar as opiniões e experiências dos leitores.

O MHM defende a campanha e pede mais gentileza masculina. Antes de passar alguma cantada ofensiva na rua, pense como sua mãe, irmã ou mesmo mulher, poderia se sentir se estivesse no lugar do seu ‘alvo’. Gentileza gera gentileza, pratique!

Campanha Chega de Fiu Fiu 3
Pesquisa realizada pelo site Olga

Autor Leonardo Filomeno

Jornalista, fã de esportes, apreciador de cerveja (e destilados), e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia - no G+